quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Jornada Europa(3ª): Skërenbeu goleado(5-1)!


O Sporting recebeu e venceu por, 5-1 os albaneses do Skërenbeu para a 3ª jornada do Grupo H da Liga Europa. Era um jogo rodeado de alguma expectativa pois o SCP não estava bem posicionado na classificação do seu grupo.
Era portanto obrigatório vencer uma equipa que trazia esperança num resultado positivo. 
Cedo se viu que era mesmo só uma esperança ténue pois aos 22´j+a tinham um jogador expulso sem necessidade! 
Jorge Jesus avisou que a equipa ía ser diferente e cumpriu. Vejamos o onze : Rui Patrício, Esgaio, Tobias, Ewerton, Jonathan, Bruno Paulista, Aquilani, Matheus Pereira, A. Martins, Mané e Montero. Alguns jogadores Amorsporting tinha adivinhado que iriam jogar mas no caso de Esgaio , A. Martins e de Rui Patrício não estávamos á espera que jogassem. 
A equipa mostrou-se dominadora com muito posse de bola e com Aquilani a assumir a construção de jogo avançado mas o nosso futebol mostrou-se algo lento de processos mas também a equipa foi quase remodelada. No entanto só dava Sporting!
O italiano marcava os lances de bola parada todos e finalmente o SCP criava perigo nestes lances. A. Martins também iniciou bem o jogo mas depois decresceu de produtividade. 
Aos 15´duplo falhanço do Sporting! Primeiro Montero ultrapassou o guarda-redes e rematou para corte em cima da linha e na sequência A. Martins permitiu outro corte in extremis.
Volvidos uns minutos e expulsão de um jogador albanês! O avançado colocou a mão na bola para fazer golo e viu o 2º cartão amarelo. Também sem necessidade mas a inexperiência paga-se caro!!
Mesmo reduzidos a 10 jogadores Patrício mostrou-se atento num livre directo e depois foi o descalabro. Dois golos de uma assentada e em duas grandes penalidades!! Bem assinaladas mas ficando dúvidas se na 1ª foi dentro ou fora! Lances sem necessidade do adversário!
Bom para o Sporting que converteu as duas. 
Primeiro Aquilani(36´) e depois Montero(40´)! O resultado estaria definido? Não! Era só uma questão de saber quantos iríamos marcar!
Ao intervalo , 2-0.
Na 2ª parte mais do mesmo. Posse de bola, domínio absoluto e mais golos! No entanto a equipa não entrou muito bem e daí aos 60´entrou Slimani para o lugar de A. Martins. O poderio ofensivo aumentava consideravelmente pois com Montero e o argelino na frente é outra fruta.
O outro aspecto é que os golos até podem dar jeito na classificação!
Com esta substituição JJ colocava as peças no lugar correcto: Montero mais atrás de Slimani. 
Passados 3 minutos Aquilani disparou um míssil mas o guarda-redes do Skërenbeu fez a defesa da noite. Que defesa a um remate de fora da área e cruzado do italiano!! 
O Sporting iria marcar o seu 3º golo numa bonita jogada á linha final com um bom cruzamento de Jonathan Silva para o 2º poste onde apareceu Matheus Pereira a colocar a bola no fundo das redes albanesas.
Entretanto saiu Mané e entrou Gelson Martins que veio dar outra capacidade de pressão e mais ritmo ao jogo do Sporting! Pode-se dizer que foi ele o percursos do que ainda estava para vir! 
De seguida Montero cobrou um livre para o 2º poste e Tobias Figueiredo fez o 4º golo da noite. 
William Carvalho entrou para render Aquilani e para ter mais uns minutos nas pernas mas foi Matheus Pereira que se evidenciou ao marcar mais um golo e que golo! 
O 5º golo da noite saiu de um excelente cruzamento de Esgaio na direita do nosso ataque que encontrou mais uma vez, Matheus ao 2º poste e este de 1ª rematou cruzado e sem hipóteses para o guarda-redes adversário.
Ao cair do pano golo de consolação do Skërenbeu num canto onde Ewerton não fica isento de culpas!!
No fim , ficam os 3 pontos e um ganho de 2 pontos aos adversários directos que empataram a um golo na Rússia. 
Como melhor jogador elejo Matheus Pereira que não engana ninguém. Sabemos que vai crescendo e ele tem aproveitado todas as chances que JJ lhe dá. Hoje mostrou que já está pronto para mais curvas! Não tem medo de ter a bola, tem personalidade com ela no pé, cruza bem, tem criatividade e capacidade de remate. Quatro golos em dois jogos não é para todos!

Sem comentários :