quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Estratégias e comunicação.


Muito se tem falado em estratégias de Clubes , dos seus presidentes , de treinadores mas pouco se tem falado de estratégias de comunicação. Porém, hoje, a comunicação revela-se imprescindível para Clubes, empresas, partidos políticos, etc.
A prova são os comunicados. as entrevistas , os e-mails , as campanhas , os sms´s mas também a distribuição de funcionários dos Clubes pelos vários meios de comunicação social. Nos jornais e nos vários canais de TV , o Benfica, colocou estrategicamente: Rui Gomes da Silva, Leonor Pinhão, Pedro Guerra, António Simões, Diamantino Miranda e Sílvio Cervan para espalharem e defenderem o Clube mas também para desestabilizarem (neste caso o Sporting), quando for preciso.
Estes "funcionários" (uns são mesmo da SAD e do Clube encarnado) do Clube funcionam como sensores e são os 1ºs a defenderem a sua "Dama". Também poderíamos compará-los com os emissários religiosos que palmilham porta a porta passando a "palavra".
A comunicação de um Clube é obviamente o topo da hierarquia mas as redes sociais e a TV são muito importantes. Arrisco mesmo o a dizer que a utilização das redes sociais está na vanguarda da comunicação.
Claro que cada Clube escolhe a sua comunicação e estratégia e a nós cabe-nos avaliá-las, utilizá-las, compará-las e segui-las. Através das redes sociais estamos bem mais perto do nosso Clube, sabemos na hora as noticias, a agenda do Clube, os convocados, etc, e claro que o podemos defender pois a informação e contra-informação corre instantaneamente.
E foi o que aconteceu! 
Os "avançados" do Clube encarnado bombardearam-nos constantemente com contra-informação especialmente depois de JJ se ter "alistado" no nosso Sporting. Foi uma azia como se nunca tinha visto!!
No entanto pensavam que o nosso Clube não teria ainda a força necessária para suportar todos esses ataques , na TV e em quase todos os jornais. Até ex-dirigentes do Benfica atacaram o nosso Clube e sobretudo intrometeram-se na nossa vida para desestabilizarem a opinião pública e os nossos adeptos. Mas já o fazem há tantos anos que alguma dia teríamos que aprender! 
Enganaram-se! A desestabilização não surtiu efeito na nossa equipa e a prova disso é a nossa classificação.
Reparem que este ataques para desestabilizar nunca foram tão fortes. Acontece que o Benfica é o clube que inteligentemente se posicionou na comunicação social mas o Sporting mostrou que está atento , preparado e com capacidades para ripostar. O Sporting respondeu no tempo certo mas já não concordo que tenha respondido no local correcto. Preferia que BdC não tivesse ido ao programa mas ...........era tão aliciante desmascarar aquela Morsa!! 
Mas respondeu de tal forma e tão bem que nem o site football leaks sobreviveu. Com medo e sem conseguirem desestabilizar , cedo abandonaram o "projecto". Mas há dúvidas de que não tivesse sido criado para desestabilizar o nosso Clube?? 
Bem...mas reparem que sabendo a importância do veículo que são as redes sociais até inventaram este site para tentarem abater-nos!! Portanto , nunca antes visto!! 
Pode ser que o tiro lhes saia pela culatra!!
(Nota: Para verem que não há má fé no Sporting, retirámos os documentos da Doyen , da Verdade Leonina,  a pedido dos advogados daquele fundo de investimento.)
Mas.....o que realmente interessa é que o nosso Clube suportou toda esta contra-informação (que vai continuar) e ainda teve forças para contar-atacar.
Aqui se vê que ser presidente de um Clube não é só saber escolher um bom treinador de futebol! Há toda uma panóplia de de factores para saber gerir e assumir responsabilidades. E mais uma vez, o nosso presidente revela-se um grande presidente mas sobretudo um grande líder. É portanto um líder á margem do Leão!! Será truculento? Talvez, mas como o próprio diz: "Sou directo, corrosivo e às vezes falo mal. Mas sou eficaz". Portanto , para quem criticava tanto BdC fica aqui mais uma prova cabal de que já estamos comunicativamente bem melhores!
Os tempos são outros e o nosso Clube vai regressando ao mais alto patamar do desporto nacional. O investimento nas condições do Clube e nas várias equipas são relevantes e extremamente importantes para revitalizar o Sporting. 
E esta também é uma mensagem que o nosso Clube passa para a sua massa associativa e adeptos. Esta mensagem de saber o que o Sporting precisa e da atenção 24 horas por dia aumenta a nossa auto-estima e a nossa força. Poucos serão os sportinguistas que têm dúvidas da capacidade do nosso presidente e em qualquer área!!
O nosso Clube precisava de um presidente valente, presente, mas sobretudo de um líder: eis Bruno de Carvalho!! Ele tem as características necessárias para ressuscitar o Sporting e colocar-nos ao nível de Benfica e FC Porto mas para isso é preciso uma estratégia! Daí as constantes mensagens internas (para unir) e externas(para mostrarmos ao inimigo que não temos medo e que vamos lutar). Esta estratégia junta-se a um grande amor- o Sporting , o que não torna as coisas mais fáceis.
Portanto , tudo gira á volta de comunicação e de estratégia mas a estrutura do Sporting precisa de as reforçar ainda mais! Sabemos que não é de um dia para o outro mas tentamos ser eficientes e arrepiar caminho. 
A nossa estrutura também foi reforçada a pedido de JJ pois este sabia do poderio do Benfica e do que iríamos precisar. Esse reforço está a justificar-se pois homens como Octávio Machado, Manuel Fernandes e porque não, A. Inácio , sabem muito de futebol e do nosso futebol. Hoje acontece uma coisa que era impensável há tempos: todos eles trabalham no Sporting e em prol dele!!
Ficamos também a perceber o que realmente significa "vencer fora de campo" mas atenção: ainda há muito por fazer. Será muito importante colocar as pessoas correctas nos locais certos!
Veja-se o caso dos "avançados" do Benfica que são jornalistas/comentadores, funcionários/benfiquistas e que são os 1ºs a defenderem o Benfica sem que o presidente tenha que dizer algo. Esta é uma protecção do presidente! 
Veja-se também , o caso do presidente da APAF que mal BdC fez a denúncia veio defender os árbitros mas mais parecia que defendia o Benfica! Denunciou-se e agora está calado que nem um rato!!
Veja-se o caso do CD da FPF que por casos idênticos multa o Sporting e arquiva os casos do Benfica!! Alguém pode explicar??
Portanto o Sporting ainda tem muito que fazer e não digo que tenha que fazer igual aos outros. Nós temos que trilhar o nosso próprio caminho, defender as nossas ideias e conseguir passá-las. Não se pode olhar para trás e temos que saber ao certo para onde caminhamos.
É importante fortalecer os nossos alicerces unindo a família sportinguista, ter influência nas decisões do futebol nacional e sermos melhores que os nossos adversários.
Mas atenção: O Sporting tem que continuar a ser um Clube gerido de dentro para fora e não se sujeitar a forças externas. Agora que BdC conseguiu recuperar esse ponto de honra e essencial no Clube , não podemos regredir.
É que as pessoas criticavam-no por parecer mais um adepto do que um presidente mas no fundo não sabem o que dizem. É como aqueles burros que têm umas palas para só verem para a frente!!
O que Bruno faz , Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira já o fizeram mas a memória é curta! No entanto nós rimo-nos um pouco porque o sabemos e conseguimos prová-lo recorrendo á internet. 
Quem sabe sabe e o nosso presidente sabe!!
Portanto é normal que agora se diga que ele é truculento , briguento, chato, melga, cansativo, reivindicativo e que seja odiado pelos adeptos dos outros Clubes mas no fundo não passa de uma estratégia para juntar os seus e abalar os adversários. 
Se repararmos foi o que nos fizeram durante anos e anos. Éramos nós o alvo a abater pois assim o poder era mais fácil de conquistar. Por dois torna-se mais fácil e o SCP esteve sempre arredado de tudo! 
Então agora também o tentaram fazer porque estamos muito mais fortes e seremos mais um a lutar e esta pressão para nos desestabilizarem comprova que os nossos adversários o sabem muito bem. No fundo estão com medo de perderem o que já conquistaram, o que é normal!! 
A diferença do desestabilizar está na forma como se faz. Hoje estamos muito mais requintados e sofisticados. Há uns anos nem existia a internet!!
Mas enganaram-se!! Tanto o nosso presidente, a nossa comunicação e os sportinguistas contribuíram fortemente para a defesa do Sporting mas no contra-ataque o nosso Clube foi brilhante e pioneiro! Tirou um coelho da cartola com a história das prendas e agora têm que o justificar??
Provavelmente durará a época toda o que deixa ás costas do Benfica um problema e uma pressão adicional e só no fim saberemos se a conseguiram sacudir.
Muito não concordam com a forma que BdC "conseguiu" esta guerra mas tudo não passa de uma estratégia utilizada pelos que estão no futebol português há muito tempo, inclusive , pelo presidente do Benfica quando atacou o FC Porto no caso apito dourado. 
O que não podemos dizer é que o nosso presidente não deu o corpo ás balas. BdC faz tudo com um objectivo e mesmo que a sua imagem sai prejudicada ele não vai parar e não se preocupa. É um caminho que ainda agora começou e muita guerra ainda estará para vir. 
Bruno com a sua personalidade não vai parar até ter a certeza de que é odiado pelos rivais(como o é Pinto da Costa) pois é precisamente esse o seu objectivo. Ninguém o conseguirá desviar do caminho que segue sem olhar a meios!! Esta é a nossa estratégia!
Na Supertaça , a pressão ajudou a nossa equipa e ao nos aproximarmos da hora do Derby ela vai lá estar mais uma vez. Desta vez, somo nós que introduzimos a pressão no jogo e no Clube contrário pois sabemos lidar bem com ela. No entanto nem sempre resulta e teremos que saber lidar com isso! E por muito que o Sporting afirme que não está a incendiar o clima do jogo .......isso não corresponde á verdade. Mas o peixe morre pela boca e quem nos pode atacar por isso quando o fazem há anos seguidos????

1 comentário :

SdvrSCP disse...

Excelente post, parabéns