terça-feira, 13 de outubro de 2015

Caiu outra BOMBA!!


Ao contrário do que os benfiquistas e portistas pensam e para não estarem com as manias de perseguição , não foi o site Verdade Leonina que largou ....outra Bomba! 
Então o historiador Ricardo Serrado vai lançar um livro que se intitula: "Mitos do futebol português" . Acontece que o próprio afirma que as datas das fundações de Benfica e FC Porto estão envoltas em "falsas verdades" ao contrário da história do Sporting, "cuja génese é documentada de forma intelectualmente mais isenta." 
O quê? Não é o presidente do Sporting que faz estas afirmações? O mundo está doido!!
A noticia que está por toda a parte conta que no seu livro , que será apresentado neste mês ou no próximo , é dito que Cosme Damião , que dá o nome ao museu do Benfica não terá sido um dos fundadores do Clube. 
Não me digam que agora têm um museu mas que não foi um dos tristes que teve a ideia de fundar o Benfica? Só faltava mesmo esta agora!! 
Parece que caiu mesmo uma BOMBA para aqueles lados!!!!!
O autor deste livro defende que "não há qualquer indício de que Cosme Damião tenha sido fundador do Sport Lisboa", o clube que está na origem do Benfica que resulta da fusão com o Grupo Sport Benfica.
"Não há qualquer referência à presença de Cosme Damião no Sport Lisboa durante 1904, ano em que o clube é criado, em nenhum dos documentos existentes".
Mais uma explicação que o Clube de "Carnide" terá que dar.....ou não....... pois já nos habituaram a estarem calados.
Mas este historiador, que é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e que pelos vistos não precisa de ir para um colégio da Suiça ( como afirmou Leonor Pinhão sobre o nosso presidente) também visou o FC Porto.
Então parece que também existem dúvidas na data de fundação deste Clube!! Bem.......também mais uma dúvida não deverá de criar problema.
"Em 1953 ou 1954 descobriu-se que tinha sido fundada uma colectividade chamada Futebol Clube do Porto em 1893. Não há rigorosamente nada - nenhuma prova, nenhum documento - que comprove que esse é mesmo o Futebol Clube do Porto nascido em 1906". Muito......"pelo contrário, o que existem é uma série de fundadores de 1906, que mais tarde vêm a público dizer que o FC Porto de 1906 não tem nada a ver com o FC Porto de 1893".
Afinal em que ficamos?? Não me digam que os azuis e os encarnados andaram este tempo todo a enganarem a própria história? 
No final da história e para admiração geral o Sporting acaba por ser o Clube que tem tudo bem documentado e e provado. 
"A história da fundação do Sporting, em 1906, está bem documentada, sem celeumas e escrita de forma intelectualmente mais isenta". A história do Sporting não tem qualquer mito por desmontar. Tem, por outro lado, a dúvida sobre o traço aristocrático, que é uma realidade. O que não quer dizer que não tenha vindo a ser diluído ao longo do tempo".
Só espero que agora não venham acusar o Sporting de nada!!

Sem comentários :