sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bryan Ruiz: Á atenção de Jorge Jesus.


Quem viu o jogo de ontem em Istambul frente ao Besiktas provavelmente não contava com 7 mudanças no onze inicial do Sporting.
Amorsporting confessa que estava. A prioridade é o campeonato e JJ tinha afirmado um/dois dias antes isso mesmo o que me deixou algo apreensivo com tantas possíveis mudanças. É que Tobias Figueiredo, Jonathan Silva, Aquilani, Matheus Pereira e William Carvalho são jogadores que não têm jogado muito e muito menos juntos. 
O que para mim foi surpresa foi a titularidade de Matheus Pereira que ameaça ser uma revelação. É que um "menino" que se estreia ser tão certinho tacticamente e ainda mostrar que tem pés .....é muito prometedor. Ainda para mais a precisarmos de extremos. 
Mas realmente o que mais sobressaiu nestas alterações todas foi a colocação de Bryan Ruiz na sua posição favorita e a mais correcta. Provavelmente até JJ sabe disto mas não pode abdicar de o ter na ala porque se não , só lá jogam "meninos". Deixar as alas só entregues a Mané , Gelson e porventura Matheus Pereira seria imprudente?
A peça que falta na equipa é mesmo o peruano Carrillo que daria outra profundidade e posse de bola á equipa mas não podemos fazer contas com ele.......
Mas o costa-riquenho mostrou todas as suas qualidades em jogar atrás/ao lado do ponta-de-lança. Parecia um peixe dentro de água! 
De facto aquele meio campo com Aquilani, William Carvalho e Bryan Ruiz deu show de bola na 1ª parte. E sobretudo a bola , ontem , não enrolou como das outras vezes. Mostrámos posse de bola mas também conseguimos sair em transições rápidas e conseguimos fazer o que normalmente não conseguimos é profundidade e ocasiões de golo. 
O Sporting não venceu porque os seus jogadores não concretizaram um terço das oportunidades criadas. 
O que acontece é que com Bryan Ruiz no meio em apoio a Teo(que foi outro jogador a jogar na sua posição) o futebol da equipa já foi outro e as oportunidades criadas revelam isso mesmo. 
Amorsporting lembra-se de JJ dizer que Teo Gutiérrez não é um 2º avançado e sim um ponta-de-lança mas é um desperdício sentar Slimani ou Teo no banco mas se tiver que ser .........tem muita força. Talvez até seja tempo de JJ fazer isto mesmo. ou seja, colocar Bryan Ruiz atrás/ao lado de Slimani e entregar uma ala a outro jogador. Talvez ganhemos algo com isso! 
No meio campo colocaria William Carvalho a médio defensivo, Adrien ao seu lado e Bryan Ruiz em apoio a Slimani. Adrien em vez do italiano porque é um jogador muito mais pressionante e de tanto dá para apoiar William como ser o construtor de jogo avançado. E João Mário e Aquilani? Pois, é um dilema mas com jogadores destes a rotação faz-se a brincar. 
Por exemplo , João Mário não está nos seus melhores dias por isso senta no banco ou então coloca-o numa das alas e dá mais consistência ao jogo interior como tanto gosta o mister. 
A equipa fica desequilibrada? Talvez! Mas se as oportunidades surgirem atrás uma das outras...........prefiro tê-la desequilibrada do que andar os jogos a enrolar a bola e não termos oportunidades de golo.
O que me pareceu ontem no jogo frente ao Besiktas é que temos jogadores para o que der e vier. A tal rotação de que tanto se fala é um dado adquirido no Sporting e com garantias de sucesso. Não temos jogadores de nível Mundial mas também quem os tem? Alguns Clubes ricos como o FC Porto podem-se dar ao luxo de ter jogadores caros sentados no banco, nós.....nem por isso! 
No entanto, ontem, quando o nosso treinador fez a 1ª substituição o Sporting veio por aí a baixo em termos de posse de bola e de tranquilidade. E porquê ? Porque ao tirar o Matheus Pereira(que devia estar cansado) e colocando Adrien no miolo, mudou o costa-riquenho para a ala direita. Esta foi uma substituição de que JJ se arrependeu quando mais tarde substituiu Aquilani por Gelson Martins tendo este ocupado a ala direita e Bryan voltado para onde não devia ter saído! 
E o que aconteceu com esta mudança? O Sporting arrebitou mas já não foi a tempo de fazer mais do que  criar uma oportunidade( perdida), por Gelson , á beira da baliza. 
Aqui fica portanto uma chamada de atenção ao mister JJ que penso que sabe mais do que ninguém o que poderá mudar na equipa já para Domingo. Não custa nada experimentar e depois falamos! 
Amorsporting até lhe dá a constituição da equipa para Domingo(esta é á Mourinho). 
Também gostaria de colocar aqui umas questões para pensarmos:
-Será que tanto Bryan Ruiz, Teo Gutiérrez e porque não Naldo não merecem um desconto por serem novos neste país e neste futebol? Já pensaram nisto? 
-Porque é que os jogadores do Sporting chegam e têm que pegar de estaca e mostrar que são grandes jogadores e os adas outras equipas não? 
-Não seremos nós próprios quando nos mostramos impacientes que ajudamos a esse clima? 
Se reparem , tanto o costa-riquenho como Teo não estão a jogar nas suas posições de origem. Teo adapta-se a 2º avançado e Bryan adapta-se a extremo. Não será que somos duros demais para com eles? 
Sim! O Teo tem falhado golos incríveis, pois tem! Daí talvez a adaptação a Portugal, novo futebol, ao Sporting não esteja tão rápida quanto desejávamos. Com Acosta foi precisamente o mesmo. Chegou rotulado de craque e era só falhar golos atrás de golos. O que aconteceu na época seguinte. Campeões e melhor marcador da equipa(não me recordo se foi também melhor marcador da Liga). 
Depois outro pormenor é que no nosso meio campo temos jogado com Adrien a médio defensivo. Só agora com o regresso de William é que vamos ter o nosso miolo a funcionar como deve ser. Adrien subirá no terreno e será o construtor de jogo avançado da equipa. Quanto a William tem que pegar já na equipa e ontem já se notou que está em campo. 
Por isso meus amigos: perfeito , perfeito seria Carrillo deixar-se de tretas e dar o toque final a esta equipa que merece mais do que muita gente lhe tem dado. 
Por Amorsporting terão apoio, mais apoio, e mais apoio até não conseguir dar mais. Deveríamos ser todos assim e não estarmos a criticar a equipa e o mister a torto e a direito. 
Concentrem-se porra! O SPORTING VAI NA FRENTE DO CAMPEONATO!! 
E que tal este Domingo darmos uma casa cheia á nossa equipa? Eu vou lá estar!

Sem comentários :