quarta-feira, 9 de setembro de 2015

SPORTING SAD obtem melhores resultados operacionais da sua história.


Em comunicado á CMVM(Link) a Sporting SAD divulgou os melhores resultados operacionais da sua história, no valor de mais de 23 Milhões de euros(23.463 milhares de euros).
As contas relativas ao Encerramento de contas/Exercício de Económico relativas á época desportiva de 2014/2015 contam-nos que o nosso Clube apresentou um resultado líquido positivo de 19,333 milhões de euros, o que representa um aumento de quase 19 milhões face ao exercício anterior (368 mil euros). 
Para obter estes excelentes resultados ,o Sporting, melhorou em alguns aspectos tais como:
-Gestão mais eficiente das transacções dos atletas(rendimento líquido superior a 17,1 milhões de euros);
-Aumento de receitas("proveitos e outros")em quase 13 Milhões de euros;
  • Efeito combinado de aumento das receitas provenientes das receitas da participação na Champions e Europa league;
  • Aumento nas receitas com bilheteira; 
  • Aumento das receitas com publicidade e patrocínios.
No comunicado de 3 páginas e muito bem explicado(talvez para os Lampiões deixarem de falar barato) é referido que não existe inversão da politica de contenção de gastos apesar de se ter investido mais na equipa "para posicionar a Sporting SAD, de forma permanente, entre as melhores equipas portuguesas...."
Isto significa que se gastou mais mas as contenções continuaram e em matéria de encargos com o pessoal, que em 2013/2014 representava 59% dos gastos operacionais mas que passamos para uns 48% , em 2014/2015. Já em relação a 2012/2013 regista-se uma diminuição de 40%. 
De realçar ainda que os capitais próprios aumentaram mais de 125 Milhões de euros devido aos efeitos da reestruturação financeira e da performance económica. Este resultado de 7.043 milhares de euros (negativos em 118.030 milhares de euros, em 2014) acontece pela primeira vez em muitos anos. 
De facto é um comunicado bastante esclarecedor mas ainda não se fica por aqui:
Em termos do Fairplay financeiro registe-se o cumprido pelo nosso Clube junto da UEFA. Depois de dois anos a registar números negativos ,vergonhosos , pelo srº Godinho Lopes eis que nos livrámos desse "fantasma".
É comentado mais alguns aspectos da reestruturação financeira como as VMOC´S, a Fusão da Sporting Património e Marketing, SA na Sporting SAD, na aquisição dos passes dos atletas ao Fundo do Sporting, o aumento de capital social realizado pela Holdimo(em espécie) e também da oferta pública de subscrição de 6.000.000 de obrigações.
Para terminar é ainda referido as contas do passivo da Sporting SAD. Para esse efeito transcrevo integralmente o seguinte: 


"Em 30 de Junho de 2015 o passivo total da SPORTING SAD ascendia a 228.499 milhares de euros, inferior em 36.283 milhões de euros face ao verificado no mesmo dia de 2014, o que representa uma diminuição de 14%.".

Bravo Sporting!
Estes resultados dedico a alguns blogues sportinguistas(serão?) que continuam o seu mal dizer para com esta direcção quando nem uma razão têm para esse efeito. Bons são aqueles que em dois anos quase nos levaram á ruína em termos financeiros e desportivos!!
Abram os olhos!

2 comentários :

Anónimo disse...

nem uma provisão para o contencioso com a doyen ?!

bravo !

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Resposta ao cobarde anónimo:

O pior é se ganharmos o processo á Doyen! Talvez depois apareça por aqui a falar da transferência de Ola John e de outros jogadores do At. Madrid que por aí andam a voar de um lado para o outro.
Mais uma vez vê-se que estão muito preocupados com as contas do Sporting. Olhem para as vossas e depois falamos.
--Ou o maior défice a nível nacional não deveria preocupar os adeptos?
--Ou pagar pelos cartões de sócio não deveria preocupar?
Claro que não . O que interessa é saber da vida do Sporting!!