segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Sporting mostra garra!!


O Sporting venceu em Vila do Conde!
Venceu , bem, mal, eficazmente, com uma exibição sofrível, cheio de garra e crença , enfim...muito se pode dizer da exibição dos Leões! O que as pessoas não se podem esquecer é de que é impossível jogar bem em todos os jogos, a toda a hora, em todos os períodos de um jogo, duas vezes por semana , na Liga e na Europa, na Taça e na Taça da Liga. O que realmente interessa é vencer!! 
Claro que se puder ser com uma boa exibição nós agradecemos pois gostamos de ver bom futebol . No entanto também sabemos que hoje os jogos têm muito para se jogar. Fora e dentro!
O Sporting fez uma exibição medíocre mas venceu! Alternou momentos de bom futebol com muita categoria com outros menos bons mas venceu! Deu espaços mas também os criou mas venceu! Sofreu um golo mas marcou dois e...venceu! O objectivo principal foi conseguido e se no fim formos campeões a jogar desta forma que assim o seja!!
A nossa equipa está melhor tacticamente e já não parte "sem cabeça nem pés" para o ataque e nesta parte só falta mesmo aquelas diagonais saírem e também de marcarmos mais golos até porque ocasiões para isso não faltam. Bem ou mal, quando estamos a vencer, sabemos guardar o jogo e chamar o adversário. Também sabemos sofrer quando o adversário nos cai em cima mas o futebol é assim. Tanto se ataca como se defende!!
Esta capacidade de sofrimento também é boa para a equipa-aprende-se e ficamos mais unidos/fortes. É que depois da tormenta vem o bom tempo e chegará a nossa vez de cair em cima do adversário.
Com cansaço ou mais frescos é necessário vencer!! E não é preciso marcar 5 ou 6 golos! Basta ser um golo a fazer a diferença. Nuns jogos marcam-se mais golos e noutros marca-se só um ! Claro que existem outras combinações mas não estamos interessados!
No fim de contas o necessário ....é mais uma vitória! 
A nossa equipa revela-se uma equipa na ascensão da palavra. Mostrámos garra mas pareceu-me uma equipa algo cansada. No entanto a arte está lá e JJ tenta rodá-la. Ora joga Aquilani , ora joga João Mário, ora joga Mané , ora joga Bryan Ruiz. Porventura faltarão outras opções melhores para outras posições mas os que cá estão , a seu tempo , saberão fazer a diferença. Já não estamos muito pressionantes e Teo ainda procura o seu espaço. Como disse JJ: "Teo é mais um 1º avançado e não um 2º". Daqui ressente-se o nosso jogo mas é até se encontrar com os espaços.
Aquilani e Adrien não mostram um meio campo mais estanque do que demonstra Adrien e João Mário. No entanto na posse de bola e na construção de bola são muito parecidos e ambos eficazes!
Na defesa e sobretudo na defesa falta acertar "agulhas". A direita procura melhores dias e afinação defensiva, no eixo falta acertar no posicionamento dos lances aéreos nos cruzamentos para a nossa área e na esquerda Jefferson tem estado bem.
Acontece que uma equipa para ser uma boa equipa tem que fazer mais e no Sporting pede-se sempre mais e mais. Uma defesa sofre quando o seu meio campo não fecha os espaços e isso acontece tanto com Bryan e com Carrillo. Depois quem sofre é Esgaio(J. Pereira) e Jefferson. Em Vila do Conde isso aconteceu mas conseguimos vencer!! A prova do que digo foi a entrada de mané que tapou a ala esquerda , dando ajuda a Jefferson e ainda dando profundidade ao flanco. JJ demorou a ver!
Claro que falta mais. Faltará sempre mais e mais e mais!! A exigência é máxima e hoje fomos exigentes, pelo menos na garra aplicada. E ela foi Q.B. mas extremamente necessária. Mas isto é de equipa!! Ser equipa também é ser solidário, é ser aguerrido, é ser unido, é saber sofrer, é ter capacidade de ter posse de bola, de controlar o jogo, é ser eficaz, etc, e o Sporting vai tendo estas características. Aos poucos....... mas vai!
Com William ou sem William, com Ewerton ou sem Ewerton, com Esgaio ou João Pereira, com Aquilani ou João Mário ou com Mané ou Bryan o Sporting já mostra ser uma equipa. As vitórias fazem uma equipa! Os jogos fazem uma equipa! A união faz a força!
Não é de um dia para o outro que se consegue aprender tudo e saber aplicar isso nas partidas de futebol. Para começo não está mau e de pé em pé estamos na frente do Campeonato. Com golos sofridos mas com mais golos marcados. As vitórias alimentam o sonho. 
Portanto , para uma equipa ser campeã também tem que saber sofrer! Não é só saber trocar a bola pois os adversários também têm qualidades e essas são colocadas sempre contra nós. Por isso, o futebol é atacar e defender e há que saber fazer ambos. Tanto se vence defendendo bem como atacando eficazmente. Lembram-se de como o Inter de Milão venceu a Liga dos Campeões com Mourinho? Foi um jogo sempre á defesa mas venceu!! No fim sabe bem!
Sobre este aspecto, Jesus , respondeu bem. Quando lhe perguntaram porque a equipa sofre sempre um golo, ele respondeu: "Tem marcado mais e vencido os jogos e isso é que me deixa tranquilo". Claro que não queremos sofrer golos e de forma displicente mas eles têm acontecido. No entanto esses erros vão-se corrigir! Nós queremos melhorar e não sofrer golos mas estes pormenores trabalham-se e demoram a serem assimilados.
A equipa está a trabalhar e afincadamente vai mostrando a sua qualidade. O 4-4-2 não é fácil de assimilar quando se vem de um 4-3-3 e o meio campo é o mais atingido pois só tem , teoricamente, 2 jogadores. Claro que Teo tem que fechar no meio e Bryan e Carrillo nas alas e isso não é de um dia para o outro mas mesmo assim não está nada mau. O sistema táctico é exigente e só com a bola no pé saberemos descansar para podermos recuperar no terreno para ...defender. 
Sim , nota-se algum cansaço nos jogadores pois ainda não pararam. Também suspeito que a preparação física da equipa está virada para um pico de forma no fim do campeonato e não no principio. E aqui entra a rotação que JJ tem feito de forma discreta. Ora entra Aquilani, ou João Mário, ou Mané ou até Gelson Martins e também hão-de rodar outros jogadores. Montero jogou mas JJ já admitiu que o culpado foi ele ao o colocar a jogar. Não estará a atravessar um bom momento mas Tanaka nem vê-lo.
Numa equipa há sempre jogadores com quem se conta mais que outros e para a frente de ataque faltará pelo menos mais 1 avançado. Agora sabemos porque queriam mais um avançado que seria para substituir o japonês. No entanto vai-se trabalhando com o que se tem até porque nunca se tem bem o que se pretendia. O dinheiro não abunda e temos que utilizar outras armas!
Com mais ou menos armas, com armas com outras características ou até com poucas ou nenhumas armas, a vitória é sempre o nosso objectivo.
O Sporting vai crescer pois ainda agora "nasceu". Calma senhores, pois mesmo assim já nos mostraram o que valem!! Estamos no bom caminho!

Sem comentários :