quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Platini e Juncker contra fundos de investimento no futebol.


O presidente da UEFA, Michele Platini e o presidente da Comissão Europeia,  Jean-Claude Juncker estiveram presentes na Semana Europeia do Desporto, na Comissão Europeia, em Bruxelas e declararam-se contra os famosos fundos de investimento.
Como podem ver , esta não é só uma guerra do nosso Clube mas sim, da maior parte dos Clubes. Claro que Clubes como o FC Porto, o At. Madrid, o Twente e também o Benfica e muitos outros são contra os fundos de investimento pois já são controlados pelos mesmos como por exemplo a - Doyen.
Os dois consideram que a proibição destes fundos são "essenciais para a boa saúde do futebol".
Na tal Semana Europeia do Desporto , os dois presidentes mostraram-se contra a propriedade de jogadores por parte de terceiros e consideram ser uma "preocupação sobre a integridade das competições, a lavagem de dinheiro e outras actividades ilícitas , que vão contra a ética e os direitos humanos". 
Platini destacou a implementação do Fair-Play financeiro que reduziu a perda dos Clubes em carca de 1.700 Milhões de euros em 2001 e 400 Milhões em 2014, assim como a diminuição dos salários em atraso que atingiram os 57 Milhões de euros , em 2011 mas em 2015, registaram-se apenas....6 Milhões de euros.
Por sua vez, Juncker afirmou que  estas medidas são: "... uma ferramenta chave para atingir a estabilidade financeira, transparência e para promover uma melhor gestão no futebol".
Ora bem, depois de ouvirmos estas declarações destes dois presidentes penso que está tudo dito sobre este tema.
O futebol está entregue em mãos erradas e não se espera nada de bom.
Porquê o afastamento de homens como Luís Figo?
Porquê o interesse em não se colocar as novas tecnologias em prol do desporto Rei?
Porquê o constante afastamento, ao longo dos anos , de contestatários como Maradona?
Como explicar o caso de corrupção de homens de Blatter e a escolha de um Mundial para um país onde  as temperaturas são elevadíssimas?
Enfim, o futebol é muito poderoso e talvez seja um dos maiores a nível planetário e ao mesmo nível que a droga e a prostituição.
Não será fácil erradicar estes problemas do mundo do futebol. Será muito difícil alguém colocar o video-árbitro ao serviço do futebol pois isso não interessa aos mais poderosos. Então se não interessa aos mais poderosos é porque existe corrupção!!
Isto é uma conversa que daria "pano para mangas" mas no imediato ficamos pelo que representa um fundo de investimento em que ninguém conhece os verdadeiros investidores. A Doyen é a maior vergonha ao cimo da terra em termos de fundos de investimento e Platini e Juncker...concordam!

Sem comentários :