segunda-feira, 7 de setembro de 2015

J. J. em entrevista: "Presidente tem pedalada para mim."


Jorge Jesus concedeu uma grande entrevista ao Jornal " Record"e quando digo "grande" é mesmo na ascensão da palavra. Grande , na qualidade do conteúdo e grande também no seu tamanho.
Se alguém tivesse dúvidas da sua sabedoria futebolística deve tê-las dissipado. Bem, alguns benfiquistas , provavelmente, não! 
Com esta entrevista espero, sinceramente, que tenha encerrado o falatório sobre o Clube rival pois tudo o que é demais , cansa!
Sabemos que foram 6 anos , 10 títulos, uma saída ingrata, blá blá blá....mas penso que já vai ser tempo de esquecer esta história e voltar-se 100% para uma nova realidade - o Sporting!
Ninguém (pelo menos ,nós , sportinguistas) tem dúvidas do seu alto profissionalismo e total empenho nos projectos onde está envolvido mas sempre que pode surge a falar do mesmo. Já enjoa!
Mas , JJ, ainda não viu que o melhor é treinadores como Quique Flores e que em vez de 10 títulos deveriam ter sido 30? Era como a Óscar Cardozo que foi quase sempre o melhor marcador da equipa e da Liga mas , bom, bom, foi o Nuno Gomes que nem 10 golos marcava......por época! 
Esquece, Jorge. Estás a pregar para o deserto!
Com isto não quero dizer que a entrevista tenha partes cansativas. Para Amorsporting até foi pequena!
Com JJ aprende-se muito e é ler o que pensa dos nossos jogadores , da estrutura do Clube, das nossas aspirações , do trabalho que ainda falta realizar, do nosso presidente, etc, etc. O nosso treinador não se centrou no seu ego mas sim na simplicidade e na sabedoria.
O que o seu ex-Clube tenta passar para o exterior é de que é um homem arrogante, centrado na sua pessoa, com muitos problemas de incertezas e inseguranças, melhor que todos os outros homens que o rodeiam e sobretudo que não procedeu da melhor forma e que foi ingrato. Pois claro! Se fosse diferente , nesse Clube , é que era de admirar.
Agora , acima de tudo, é tempo de esconder dos próprios adeptos a verdadeira história mas ela já foi contada diversas vezes e só não vê quem não quiser.
Mas, não falemos mais disso!
O homem, sobretudo o treinador, chegou ao nosso Clube para sermos melhores e pode-se afirmar que desde que entrou no Sporting essa melhoria , nota-se. O nosso Clube precisava de um homem/treinador/sportinguista/profissional como ele. Vamos lucrar muito, a todos os níveis, com a sua presença e esperamos que sejamos um Clube bem maior e melhor quando chegar o dia da sua saída. Este é um patamar que precisávamos de subir e a partir de agora há que saber mantê-lo.
Até que enfim que alguém foi de encontro há minha ideia de se contratar um treinador mais velho e mais experiente. O que eu defendia e continuo a defendê-lo é de que, como o Sporting é um Clube de propensão formadora de jogadores jovens o seu treinador principal deveria ser o mais experiente de todos. Que melhor para os nosso jovens jogadores aprenderem de que com um treinador já sabedor dos meandros todos do futebol? eis que finalmente chegou esse ...treinador que eu pedia.
Da sua entrevista destaco alguns pormenores simplesmente deliciosos: a parte em que afirma que o treinador do rival fez exactamente aquilo que ele queria(eu bem disse que eram mind games mas alguns chamaram-lhe parvo) , que o Clube rival faz contra-informação e que o Sporting tem que se preparar para isso , que de todos os "miúdos"com quem já trabalhou , Gelson Martins é de longe o melhor, que tem uma qualidade extraordinária e que vai ser jogador de top, que William e Ewerton vão ser grandes reforços e que podem ser, também, capitães de equipa, que Teo é mais um 1º avançado mas com Slimani tem que o recuar, que não gostou de perder Danilo e Douglas mas que Mitroglou nem por isso e que finalmente tem um jogador que o pode colocar em qualquer posição - o João Mário. Aliás, JJ, falou quase de todos os jogadores passando-lhes muita confiança e de que para ele uma equipa são os 25 jogadores do plantel e não, só ,os 11 titulares. 
O mister falou muito e de muita coisa! 
Gostou das infraestruturas e em termos da estrutura do Clube que a qualidade já estava no Sporting . No entanto teve que a reforçar pois uma equipa não é só a que joga no campo . É preciso uma boa equipa a jogar fora dele. Daí a entrada de Octávio Machado que o desejou , também , na Luz. 
Acabou por concordar com a ideia do video-árbitro e também concordou com a "cabala" dos Clubes russos e que pelo patrocinador da Champions ser a Gazprom que a "coisa" está feita. Por cá , não acredita nisso!
Jorge Jesus não podia ter falado melhor de Bruno de Carvalho dizendo que é , realmente, muito parecido com ele. Quando pede reuniões , Bruno, adia as dele e dá-lhe preferência e que não descansa um minuto afirmando mesmo que "o presidente tem pedalada para ele".
Acredita que em Maio de 2016 podemos estar a comemorar o titulo de campeão nacional mas que para isso temos que chegar ao Natal e estar colados aos rivais.
Enfim, penso que não ficou muito para contar(pelo menos do que pode) e aproveitou as datas de jogos da selecção nacional para abrir o livro. 
O que pretendemos é que esse livro seja escrito com o nome do Sporting e que as tais vitórias e conquistas constem nessas páginas. 
Jorge jesus não precisa de provar nada mas era fenomenal conseguir "roubar" o titulo para Alvalade. Todos acreditamos que sim pois é considerado um dos melhores treinadores do mundo(e não era só quando treinava o rival).
Ele consegue mover mundos e a prova é de que jogadores e técnicos desejam trabalhar com ele e até alguns jogadores bastaram só ouvir que agora estava no Sporting. Com ele no nosso Clube as Gamebox´s nunca se venderam tanto, as nossas acções subiram e ultrapassaram as do rival, os adeptos leoninos voltaram em massa ao Estádio José Alvalade, os rivais tremeram e o rival tenta desestabilizar-nos e é a critica que na sua generalidade afirma que com ele no Sporting é um verdadeiro candidato e alguns até nos dão (desta vez , sim) a "pole position". 
Que não restem dúvidas: JJ mexeu com o futebol do Sporting, já mexeu com o do Benfica , mexeu com o futebol nacional e não fecha as portas a treinar o FC Porto.
Para já, é o nosso treinador e com muito gosto!
Força JJ. Estás em casa!

Sem comentários :