quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Estatísticas: Sporting marca em todos os jogos!!


Há estatísticas importantes e outras ...nem por isso. Obviamente que não conseguirei focar todas mas tentei focar as que julgo serem as mais importantes.
De facto algumas delas até são de conhecimento geral como por exemplo: 7 jogos consecutivos a sofrer golos, isto é, desde o jogo da Supertaça em que vencemos o Benfica por 1-0 que registámos alguns golos sofridos com maior ênfase para as competições internacionais. De facto foi com as equipas russas que sofremos mais golos , no total e por jogo. Em Moscovo sofremos 3 golos na eliminação da Champions e em Alvalade voltámos a sofrer outros 3 tentos mas agora para a Liga Europa.
No entanto, com a vitória frente ao Nacional da Madeira, fizemos um "reset" nestas estatísticas e talvez tenhamos fechado um mau ciclo, em termos de golos sofridos! Ou seja. começámos a época oficial com a vitória sobre os rivais por, 1-0 e terminamos o ciclo(?) com outra vitória também por, 1-0. 
Estes são números que preocupam , até porque não é normal que as equipas de JJ sofram tantos golos. Para esta normalidade penso que será muito importante o regresso de Ewerton que sem dúvidas será o titular ao lado de Paulo Oliveira. Para esta minha certeza vi alguns maus pormenores técnicos em Naldo , no nosso ultimo jogo. No entanto , o brasileiro é um jogador competente!
Mas o que realmente mais interessa é vencer! E para vencer é preciso marcar golos, ou pelo menos 1.
De facto o Sporting marca golos......em todos os jogos. Vejamos: 
F-  Ajax Cape Town 2 - 2 Sporting
F-  Crystal Palace 0 - 2 Sporting
C-  Sporting 2 - 0 Roma
N-  Benfica 0 - 1 Sporting
F-  Tondela 1 - 2 Sporting
C-  Sporting 2 - 1 CSKA Moscou
C-  Sporting 1 - 1 Paços Ferreira
F-  CSKA Moscou 3 - 1 Sporting
F-  Académica 1 - 3 Sporting
F-  Rio Ave 1 - 2 Sporting
C-  Sporting 1 - 3 Lokomotiv Moscou
C-  Sporting 1 - 0 Nacional
Desde os jogos da pré-temporada que o Sporting "molha sempre a sopa". 
No total temos efectuados 6 jogos fora e 4 , em Alvalade. O jogo da Supertaça não contei pois considero que é em campo neutro mas mesmo assim também marcámos nessa partida que nos deu o nosso 1º troféu da época.
Curioso é o nosso registo fora de casa e não fosse a derrota em Moscovo com o CSKA e estaríamos desde Março de 2015 sem perder. Porém esse jogo estragou essa estatística e logo com 3 golos sofridos!
Em Alvalade as coisas até não são muito diferentes e não fosse a outra equipa de Moscovo (malditas!!) e não perdíamos desde 30 de Setembro do ano passado, quando recebemos e perdemos com o Chelsea por , 0-1.
Será assim tão mau as contas que para aí andaram a publicar? Claro que não, visto que na nossa equipa titular estão 4/5 novos jogadores: Esgaio, Naldo, Gelson Martins, Teo Gutiérrez e Bryan Ruiz. 
Também podemos afirmar que a nossa equipa venceu pela 1ª vez , em Alvalade e para o campeonato mas estaríamos a esquecer que é só o nosso 2º jogo no nosso campo e portanto nada de preocupante.
Aliás nada é preocupante quando se ocupa a liderança da I Liga!!
Mas temos mais!
Também importa realçar que jogámos mais vezes fora e ainda não temos nenhuma derrota! Para a I Liga, já fomos a Vila do Conde, Aveiro(Tondela) e a Coimbra e em todas estas deslocações vencemos. 
Depois podemos adiantar que temos 33% de golos marcados nos últimos 15 minutos de jogo enquanto 22% dos nossos golos marcados são, dos o´aos 15´; dos 15´aos 30´e dos 30´aos 45´. Ou seja, ainda não marcámos nenhum golo no período temporal entre os 45´até aos 75´. 
Os jogadores mais utilizados nestas 5 jornadas são: Rui Patrício, Naldo, Paulo Oliveira e Slimani.  
Os melhores marcadores e mais indisciplinados são Adrien e Slimani , ambos com 2 golos/cada e 2 cartões amarelos/cada.
O jogador que mais passou do banco de suplentes para o relvado foi Carlos Mané (por 3 vezes) e o mais vezes substituído foi Teo Gutiérrez(4 vezes).
Portanto , estas são algumas curiosidades da nossa equipa que são sempre importantes de analisar mas que a nossa equipa técnica dará mais valor do que nós. Fica o registo e a certeza de que o que mais importa no futebol não é muita posse de bola, mais cantos , mais remates, etc, etc. 
Unicamente o que interessa é a vitória , seja pela vantagem mínima ou até , infelizmente, conseguida de forma irregular!

Sem comentários :