sábado, 1 de agosto de 2015

Troféu 5 Violinos fica em casa: SCP-2 vs Roma-0


O Sporting recebeu o 2º classificado do Cálcio- a Roma de Itália , e venceu por, 2-0 com golos de Slimani e Carlos Mané.
Este foi o jogo de apresentação do plantel leonino aos seus adeptos e também o jogo do Troféu 5 Violinos. Pois bem....o Troféu continua em casa(4º ano consecutivo)! 
Quanto á apresentação da equipa destaque para Adrien que se confirma ser o 1º capitão de equipa e para a não apresentação de Rosell, Capel , Labyad, Miguel Lopes e Iuri Medeiros.
Perante 38.401 espectadores o Sporting deu muito boa conta de si mas é como diz Jorge Jesus: "Ainda estamos longe do que para mim é o normal." Amorsporting percebe o alcance das palavras de JJ pois a busca da exigência é eterna e faltará sempre algo para chegarmos mais além. De qualquer forma, estamos no principio , e é lógico que falte mesmo ....muito para o preconizado pelo nosso mister.
JJ iniciou o jogo com aquela que provavelmente será a equipa base para a Liga portuguesa 2015/2016: 
Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, Adrien<cap>, João Mário, Carrillo, Bryan Ruiz, Teo Gutiérrez e Slimani.
O sistema já se sabe que é o tão badalado, 4-4-2 com as tais "nuances". 
O Sporting pressionou alto tentando não deixar a Roma construir jogo e Teo e Slimani eram o expoente máximo desta pressão. Depois , Ruiz na esquerda e Carrillo na direita culminavam esta pressão. 
João Mário apareceu na posição 8 e Adrien, o capitão, a médio defensivo.
O nosso futebol era apoiado em todas fases do jogo. Em ataque jogávamos de pé para pé com preocupação em termos personalidade , não perdermos a bola, flanquear e atacar com os laterais envolvidos no ataque, muita posse de bola e cruzamentos para a área. É certo que tivemos muita posse de bola mas raras ocasiões de golo. 
Muito característico neste sistema de jogo são que os extremos procuram os espaços interiores para os laterais subirem e cruzarem para a área e colocar vários jogadores na linha da frente para haver várias linhas de passe. O que faz a diferença é a dinâmica criada pelos jogadores!!
JJ quis dar mais minutos a este onze jogando uma hora de jogo e aí sim começou a fazer substituições. 
A defender o Sporting fecha , diminui os espaços para o adversário e joga em bloco obrigando o adversário a lateralizar muito o jogo o que dá tempo para defender. 
O nosso momento para sair com a bola jogada na relva já foi bem melhor e Paulo Oliveira e Naldo estiveram imperiais.
Quando houver hipóteses haverá transição rápida. O que não pode acontecer é o adversário ...fazê-las!!
Assim, a ultima meia hora da 1ª parte foi a melhor do jogo.
Ao intervalo o 0-0 era o que assinalava o placar electrónico. 
Na 2ª parte a história foi diferente embora a Roma tenha tido a sua única oportunidade de golo por Totti que á beira do golo não acertou bem na bola e ela saiu pela linha final.
Mas foi diferente porque Mané entrou por B. Ruiz. E que rapidez, que técnica, que jogadas fez Mané!! Atenção que Mané parece bem mais adulto e a saber o que fazer da bola.
Quase na sua 1ª jogada, isolou Slimani , que falhou o golo na cara do guarda-redes romano. A pressão continuou e conquistámos algumas bolas com esta pressão. 
Depois vieram os golos! O 1º golo(63m) , apareceu num canto apontado por Jefferson(Marco Silva : lê estas linhas) e golo de cabeça perfeito de Slimani.
Passados 6 minutos(69m) golo de Mané. Cruzamento de Carrillo , defesa incompleta do guarda-redes romano e Mané emendou para golo. Merecido!
Depois de uma hora de jogo começaram a entrar jogadores: Rúben Semedo, Montero e Tobias Figueiredo e ainda ........passados mais uns minutos: Marcelo, Esgaio, Jonathan Silva, A. Martins, Gelson Martins que parece já ser um caso sério e uma boa solução para o plantel e também Wallyson.
Até ao final do jogo Montero e A. Martins em cabeçadas poderiam ter marcado para o Sporting. Ambas proporcionaram grandes defesas a Szczesny.
No fim entregou-se o Troféu á equipa do Sporting e aplaudiu-se a equipa Italiana. 
Um menino chamado Gabriel ajudou a levantar o Troféu em mais uma magnifica iniciativa do Sporting. 
Tanaka e Jug não jogaram mas fazem parte da numeração do plantel do SCP para 2015/2016.
Parabéns Sporting pelo 2º Troféu da temporada.

Sem comentários :