sábado, 22 de agosto de 2015

Presidente assinala os 25 anos de Sócio.


Caros Sócios: 

Hoje assinalamos uma data da maior importância para cada um de vocês e para este nosso e vosso Clube: passam 25 anos desde que transformaram o vosso Sportinguismo num compromisso mais forte. O de Sócio do Sporting Clube de Portugal!
Estávamos em 1990. Parece que foi ontem mas passou um quarto de século ou, se preferirem, quase um quarto da vida do grande Sporting Clube de Portugal.
Em 1990 quem usasse a expressão “ banda larga” não era entendido, havia menos de dez mil utilizadores de telemóvel em Portugal, o nosso já falecido consócio Nelson Mandela era libertado a 11 de Fevereiro, o Windows lançava a sua versão 3.0 e quem falasse em “Via Verde” só seria entendido como estando a falar de uma caminhada do Sporting para a Glória.

Desse anos chegam-nos estas e outras memórias , muitas memórias, algumas já ténues, outras que seguramente nunca esqueceremos e ainda aquelas que, por serem tão determinantes, celebramos. Como esta que nos trouxe aqui hoje.
Há 25 anos empreenderam uma caminhada que já chegou ao dia de hoje e que vos irá acompanhar ao longo de vidas que desejo sejam longas e coroadas de sucessos e de alegrias. Pela nossa parte tudo faremos para aumentarmos as vossas alegrias.

O vosso Sportinguismo não precisa de provas porque soube sobreviver à prova do tempo. 

Quantos dos compromissos de há 25 anos se manterão hoje em dia? Não os sabendo quantificar sabemos, seguramente, qualificá-los. Para uma relação durar 25 anos ela precisa de um amor inquestionável. De uma dedicação enorme.De uma paixão que saibamos alimentar nos melhores mas também nos menos bons momentos. De uma lealdade que a tudo saiba resistir. Olho para cada um dos hoje homenageados e sei que são homens e mulheres que têm essas qualidades. São qualidades humanas cada vez mais raras de encontrar mas que encontram guarida e inspiração sob este enorme emblema que coroa as nossas vidas. Aqui cultivamos valores! Esses valores mas também outros. Sabem-no bem, mas em dia de homenagem, quero em cada um de vós relembrá-los.

Amamos o desporto e temos como inspiração o desportivismo. Honramos a História mas fazêmo-lo com o olhar sobre o futuro. Respiramos a ambição porque é ela que, em cada dia, em cada acto de gestão no caso da vossa Direcção, em cada decisão táctica de cada um dos nossos treinadores, em cada treino e gesto técnico de qualquer um dos nossos atletas nas dezenas de modalidades em que competimos, em cada sonho, em cada grito e comemoração de qualquer adepto nos distingue! Não actualizamos o lema que nos foi deixado pelos fundadores porque eles tiveram a sapiência de sintetizar em quatro palavras aquilo que para eles foi sonho e que para cada um de nós é responsabilidade. Esforço, Dedicação, Devoção e Glória! Há 109 anos que somos assim. Há 25 anos que os hoje distinguidos o sentem de forma especial. E todos sabemos que sempre será assim. 

Estar aqui, convosco, hoje, não é uma formalidade. Para este vosso Presidente o privilégio de estar perto dos Sócios nunca será uma formalidade! Uma justa homenagem nunca será uma efeméride! Um agradecimento sincero nunca será uma mera cortesia! Um dia elegeram-me e eu soube que contava convosco. Desde esse dia que sabem que contam e contarão sempre comigo. Um Clube não são só os troféus que conquista e que são relevantes, um Clube são os seus Sócios e, naturalmente, o Melhor Clube do Mundo teria de ter os melhores Sócios do Mundo. O Clube são vocês! A data de hoje é vossa! 

Parabéns e viva o grande Sporting Clube de Portugal!

Sem comentários :