terça-feira, 25 de agosto de 2015

Na Rússia, Sporting passa........ até se perder!


O Sporting já está na capital russa para jogar a partida decisiva da 2ª mão do Play-Off da Champions frente ao CSKA de Moscovo.
Na bagagem vai muita ambição , a vantagem de 2-1 trazida de Alvalade e o desejo de atingir mais um marco histórico na nossa história. 
Nos convocados destaque para a chamada de todos os elementos que constituem o plantel leonino á excepção dos lesionados , William Carvalho, Ewerton e Jefferson. Aliás o lateral brasileiro estava apto a jogar mas JJ não quis arriscar ficar e ficar sem Jefferson durante mais tempo. 
Em relação á ultima convocatória há a registar 4 alterações. Agora foram chamados Bruno Paulista, Jug, André Martins e o lateral Ricardo Esgaio. 
O Sporting neste jogo pode trazer um recorde mas só no caso de vencer a partida. É que nunca vencemos na Rússia mas para este jogo até nem é preciso ....vencer. Bastará um empate , seja porque números forem , para passarmos esta prova de gelo ou então perdermos .......a partir de 3-2; 4-3; 5-4; etc. É que como em caso de empate , os golos fora valem mais, o Sporting caso perdesse por 3-2, ficaria com 4 golos marcados(assim como o CSKA) mas teria 2 golos marcados...... fora , o que nos daria a vantagem para entrar-mos na fase de grupos da Champions League.  
Jorge Jesus mais uma vez sabe moralizar as suas tropas e foi afirmando que esta temporada só o Sporting é que foi capaz de derrotar esta equipa russa que comanda o seu campeonato. Quanto ao jogo em si: "O Sporting não se vai remeter á defesa e olha primeiro para o ataque" e "Dificilmente o Sporting não marca no Rússia".
Há quem adiante que Aquilani poderá entrar na equipa para fazer companhia a Adrien e João Mário mas Amorsporting não acredita muito nesta situação. Primeiro porque os índices físicos do italiano ainda não estão no exigido e assim não durará o jogo todo e depois porque seria mudar de modelo de jogo e não acredito que JJ faça isso. O que poderá acontecer é o avançado que joga atrás(perto) de Slimani recuar um pouco para fechar mais no nosso meio campo mas isso também daria mais espaço de construção ao adversário o que poderia ser muito perigoso. Mas se formos a analisar, tudo , parece muito perigoso. 
A batalha vai ser como em Lisboa. São duas equipas que gostam de ter a bola só que o CSKA não pressiona muito alto e prefere ganhar a bola mais na zona do meio campo. Para isso usa dois médios defensivos que em principio não deverá , já, alterar. Alterará se o resultado for inconveniente e aí Musa e Doumbia deverão ser duas lanças apontadas á baliza de Rui Patrício.
O efeito surpresa do deslocamento de Musa para extremo esquerdo já não será ........surpresa mas não deixará de ser um perigo para João Pereira e para Carrillo que terá que ajudar mais a defender. Penso que é muito importante continuar-mos a pressionar como o fizemos em Alvalade mas tenho dúvidas se não o faremos mais atrás. Seria mesmo fulcral marcarmos um golo!
Jorge Jesus disse uma coisa que deixou Amorsporting em alerta: "Na Rússia temos que pensar no resultado." O que é que isso poderá significar?  Pois......penso que é sobre estas palavras que se levantou a hipótese de Aquilani jogar ao lado de Adrien formando um sistema igual ao do CSKA (com dois médios defensivos). Volto a dizer que não creio muito nesta hipótese mas acredito em jogarmos mais recuados e consequentemente mais fechados. 
Aliás , surpreenderia-me se Jorge Jesus jogasse igual ao termos feito em Lisboa e acredito que seria um espanto , também , para a equipa russa. Também não acredito que assim seja pois não podemos ir á maluca para a frente pois quem tem que arriscar é o nosso adversário. Enfim , o sistema de jogo, principalmente para nós (adeptos) torna-se difícil de aplicar pois uns preferem ir á Rússia jogar sem medo e pressionar bem lá na frente e outros.........jogar com dois médios defensivos.
Então só de uma forma JJ não será "preso" por ter cão e por não o ter-é vencer o jogo ou simplesmente passar á fase de grupos.
Não nos podemos esquecer é que muita coisa que o nosso mister afirma é mind games e se ele também afirma que "dificilmente não marcamos na Rússia" é porque não jogaremos ,só á defesa.

Sem comentários :