segunda-feira, 13 de julho de 2015

Sporting toma forma.


O Sporting da era Jorge jesus começou a tomar forma. No seu 1º jogo particular da época , venceu a equipa B por 3-0 com golos de Wallyson, Montero e Slimani.
O resultado, como não poderia deixar de ser, nesta altura, é o que menos importa mas é sempre bom....vencer.
O mais importante é experimentar soluções, saber melhor onde cada jogador pode ser mais útil, criar rotinas no 4-4-2 e dar minutos a jogadores mais jovens e assim observando-os.
Jorge Jesus ainda trabalha com muitas ausências e assim é natural que os jogadores utilizados sejam os....disponíveis. De qualquer forma alguns jogadores aproveitaram bem este momento para se evidenciarem!
Na baliza , destaque para a estreia de Azbe Jug. Também jogaram , Rui Patrício e Marcelo Boeck. 
Na defesa , jogaram: Geraldes, Rúben Semedo , Naby Sarr , Jefferson e Jonathan Silva.
No meio campo: Rosell, Wallyson e Slavchev.
Nos extremos: Capel, Gelson Martins, Viola e Wilson Eduardo.
Na frente: Labyad, Montero, Tanaka e Slimani.
O jogo realizou-se á porta fechada mas ambos os técnicos foram muito interventivos na forma como os jogadores se moviam. 
Jorge Jesus preferiu observar alguns jogadores e fazer descansar , Miguel Lopes, A. Martins e Adrien pois já os conhece.
Como podemos ver na imagem, o novo sistema táctico do Sporting já é ensaiado mas ainda falta uma equipa inteira.
Hoje juntam-se mais 7 jogadores ao plantel. Falamos dos jogadores que estiveram presentes no Europeu de sub-21 e que encurtaram as suas férias : Tobias Figueiredo, Paulo Oliveira, William Carvalho, João Mário , Carlos Mané e Iuri Medeiros. Depois , Carrillo , ainda está de férias e nãos e sabe se renova , ou não , e ainda faltam as tais contratações que estão a demorar a chegar.
Como podemos ver , o SCP começou com uma equipa e acabou a partida com outra. Pelo que se sabe já é possível tirar algumas ilações: 
  1. Faltam quase 11 jogadores que serão os titulares o que atrasa a assimilação do pretendido pelo nosso técnico.
  2. Os golos só surgiram na 2ª parte já com Slimani e Montero na frente de ataque fazendo-nos lembrar alguns jogos da época transacta.
  3. Aposta e constatação de que Wallyson é um nº 8 e não médio defensivo.
  4. Gelson Martins , em principio, fará parte do plantel principal tal é a qualidade demonstrada. Em breve pode ser um caso sério deste Sporting.
  5. Mais maturidade de Naby Sarr, Rosell e Jonathan Silva neste que é o 2º ano de futebol português e de Sporting.
Jorge Jesus aproveitou a escassez de jogadores para experimentar o marroquino Labyad a jogar ao lado do Ponta-de-lança. No entanto penso que este será mais um extremo. Mas , isto tudo , sem excluir, uma possível ideia de JJ em colocá-lo a jogar nesta posição.
Pelas indicações dos periódicos houve 4 jogadores em evidência: N. Sarr, Rosell, Wallyson e Gelson Martins. 
A partir de hoje , já o trabalho vai ser diferente pois chegam muitos jogadores que vão dar outras soluções á equipa técnica.
Se reparar-mos , na equipa que começou e na equipa que acabou , provavelmente , só jogaram 3/4 titulares do que vai ser o novo Sporting. Refiro-me a Rui Patrício, Jefferson, Montero e Slimani. 
Quanto ao argelino tenho dúvidas de que permanecerá no nosso Clube pois as indicações são para que para além de B. Ruiz ainda chegarão : Teo Gutierréz e talvez Mitroglu. Se assim for alguém vai ter que sair e tendo 2 PL´S , quem poderá dar dinheiro de uma transferência é ......Slimani.
O argelino ficará , se não entrar mais nenhum PL. 
Assim vejamos: 
  • Se a equipa titular for: Rui Patrício, Miguel Lopes, Paulo Oliveira, Dfc. a contratar, Jefferson, William, João Mário, Carrillo, ext. a contratar, Bryan Ruiz e Teo Gutierréz , todos os outros serão .......as sombras.
  • Então as sombras serão: Marcelo Boeck e Jug; Esgaio ou outro defesa direito, Jonathan Silva, Tobias F. e Ewerton; Rosell , Palhinha ou Mdf a contratar,  Adrien, A. Martins, Capel, Mané, Gelson Martins, Montero, Slimani ou Mitroglu.
Se contar-mos os atletas teremos um plantel mais ou menos com 26 jogadores. Isto dá cerca de 2 jogadores por posição mas algumas posições o plantel será constituído por mais de 2 elementos.
Vamos assim tomando forma para que possamos trabalhar em paz e bem para começarmos a época com vitórias e ......1 titulo.
Bom trabalho que nós já temos saudade de ver um jogo .....em Alvalade!


Sem comentários :