domingo, 26 de julho de 2015

Sporting conquista I Cape Town Cup(2-0).


O Sporting jogou esta tarde a final do I Cape Town Cup e apresentou uma equipa mais próxima daquela que será a equipa principal para a nova época. Desta forma foi possível venceu o 1º torneio da cidade do Cabo mostrando a estrelinha do nosso técnico que é especialista em conquistar títulos. O homem do jogo foi o aniversariante Freddy Montero que entrou aos 60´para marcar os dois golos do Sporting.
Jorge Jesus apresentou o seu sistema de jogo em 4-4-2 com a defesa a ser formada pelos jogadores que Amorsporting, ontem preconizou: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo e Jefferson. Á frente da defesa jogou Rúben Semedo e Adrien , ligeiramente , á sua frente. Nas alas Gelson e Carrillo. Na frente de ataque  jogaram: Teo Gutiérrez mais recuado e Slimani em cunha. 
Digamos que nesta equipa ainda entre William para médio defensivo e um extremo mais experiente que o "miúdo" Gelson. 
Na 1ª parte , a nossa equipa apresentou-se a pressionar alto e forte para conquistar a bola rapidamente e para não deixar construir o Crystal Palace. Do meio campo para a frente os jogadores têm que pressionar bem. 
Adrien , mais uma vez, ía-se destacando pela sua experiência e sua clarividência em campo e raramente falhando um passe. Já o mesmo não se pode dizer do novato Rúben Semedo que ainda está muito fresco. No entanto os eu potencial precisa de ter jogos em cima das pernas. Acabou substituído por João Mário a contas de uma lesão no seu ombro.
A equipa tentava jogar subida no terreno, exercendo muita pressão no adversário e quando tínhamos a bola tentávamos sair a jogar com a bola nos pés. No entanto com Rúben Semedo era mais difícil sairmos a jogar bem. 
Continuámos a cometer os mesmos erros no miolo do campo. Com tanto passe curto e com algum medo de ter a bola no pé errávamos alguns passes que davam lances perigosos aos ingleses. Foi assim que Rui Patrício se evidenciou logo aos poucos minutos de jogo. 
No entanto o Sporting poderia ter marcado até ao intervalo mas a boa exibição do guarda-redes do Crystal Palace evitou o golo leonino. 
Destaque para Jefferson que marca os cantos do seu lado e ainda todos os livres , directos e indirectos do Sporting........e bem melhor que os do Nani.
Na 2ª parte JJ trocou Gelson por Mané , Adrien continuava a jogar a médio defensivo e João Mário jogava perto deste. A equipa pareceu mais segura e tinha a bola mais tempo. O jogo , no entanto, tinha muitas faltas , próprio da pré-época.
A fase mais dominadora do SCP também foi coincidente com alguns contra-golpes perigosos do Crystal Palace.
O desgaste começava a notar-se e o jogo baixava de ritmo e a clarividência era menor. Assim , aos 60´ entrava Rosell por Carrillo e Montero por Teo e Esgaio por João Pereira. Com isto, o colombiano juntou-se a Slimani e João Mário descaiu na direita do nosso ataque e o Sporting ganhou mais umas forças. Esgaio ficou na lateral direita.
Depois aos 70´, vi Montero marcar o nosso 1º golo de livre directo. Tanto que eu falei neste pormenor a época passada mas Nani marcava tudo.....e mal. No entanto JJ sabe o que tem nas mãos e Montero e Jefferson mostraram o que eu dizia e JJ deu-me toda a razão.
O golo agitou os ingleses que poderiam ter marcado por duas vezes mas Rui Patrício fez 2 grandes defesas. A 2ª é porventura fenomenal. 
Faltavam forças e alguns jogadores estavam de rastos. JJ viu esse pormenor e voltou a mexer na equipa. Entraram Tobias por Paulo Oliveira e ainda Wallyson por Adrien.
E foi já com outras forças que chegámos ao 2º golo e novamente por Montero. Contra-golpe do SCP com Slimani a levar a bola isolado , parou á entrada da área e deixou para o colombiano bisar na partida.
Foi de facto o jogador do jogo: entrou aos 60´, celebrou 28 anos, marcou os dois golos do Sporting e deu o troféu ao Sporting. Parabéns Freddy Montero !!
No final ainda entrou Capel por Slimani , porventura para a despedida.
Parabéns Sporting!!
E vai o 1º troféu.............................

Sem comentários :