sexta-feira, 24 de julho de 2015

SCP 15/16: Análise final(7).


Amorsporting vem apresentando uma previsão do que provavelmente poderá ser o plantel do Sporting para 2015/2016. Agora fazemos uma análise global e final de todos os sectores da equipa sabendo que ainda haverá mudanças no plantel final.
Provavelmente, JJ, desejará ter um plantel algo extenso pois com ele a rotação é levada ...muito a sério.
Para o objectivo - Sporting Campeão, já havíamos apresentado: Introdução(1), Equipa técnica(2), Guarda-Redes(3), Defesa(4), Médios e extremos(5), avançados e pontas-de-lança(6) e hoje, apresentamos o ultimo capitulo , a análise final(7).
Espero que apreciem o trabalho.

Introdução(1): O objectivo do Sporting só pode ser lutar pelo titulo de campeão português. Este ano não há pole positions nem treinadores com dúvidas. Bruno de Carvalho investiu na equipa , começando no treinador e com base nos seus conhecimentos, juntou dirigentes sportinguistas e da sua confiança. Assim Manuel Fernandes e Octávio Machado regressaram ao Clube para reforçarem a estrutura do futebol leonino.
O sistema táctico é o mesmo utilizado nos rivais porque é o sistema de JJ. O nosso treinador não escolhe a táctica dependente dos jogadores que tem. Ele contrata ou adapta jogadores para o seu sistema. Quem não se enquadrar......sai e entra outro.
Já sabemos que jogaremos em 4-4-2 com "nuances" e as nossas contratações são o exemplo disso mesmo. Futebol apoiado, bom posicionamento táctico, muitas desmarcações e muito empenho por parte dos jogadores são apanágio deste mister. A aposta não poderia ser melhor!!

Equipa técnica(2): 
Começamos pela aquisição de praticamente toda uma equipa técnica nova e muito mais experiente. O nosso Clube preocupou-se e muito bem em garantir uma equipa técnica com mais experiência e com títulos conquistados. Não poderia ter sido melhor do que ir ao rival e trazer a equipa técnica responsável por várias conquistas nos últimos anos. Com Jorge Jesus vieram os seus fieis seguidores: Raul José(51 anos) , Miguel Quaresma(61 anos) e Mário Monteiro(51 anos) e também Evandro Mota(58 anos). A juntar a estes técnicos , Nelson Pereira(39 anos) que é um técnico residente do Sporting e um regresso, Márcio Sampaio(36 anos).
Raul José é o adjunto que se senta no banco de suplentes com JJ e o substitui em qualquer eventualidade. É também responsável pelo treino ofensivo da equipa. Miguel Quaresma é o outro adjunto de JJ. É o seu braço direito e o encarregue da defensiva. Mário Monteiro é o preparador físico e Nelson Pereira continua a ser o treinador dos guarda-redes. Por sua vez Evandro Mota que transita dos encarnados é um consultor motivacional e Márcio Sampaio , recuperador físico. Manuel Fernandes chefia o departamento de Scouting de onde faz parte , também, Laranjeira. este técnico está no SCP desde 2014/2015. São os elementos mais conhecidos da área técnica do nosso Clube.
No departamento médico talvez tenham havido algumas alterações mas no principal, Frederico Varandas, continua a chefiar o departamento médico. O doutor Virgílio Abreu , o enfermeiro Carlos Mota e o fisioterapeuta Gonçalo Álvaro constam do mesmo departamento.

Plantel(3,4,5 e 6):
-Na baliza entrou um elemento novo para somar a Rui Patrício e a Marcelo Boeck. Quem chega é o esloveno , Ažbe Jug, de 23 anos e a custo zero vindo do Bordéus. Em principio serão 3 guarda-redes a constituir o sector.
-Na defesa entraram 2 novos defesas centrais e um lateral direito. João Pereira regressa a custo zero assim como Ciani , e Naldo custou cerca de 1.500.000€. A chegada de 2 defesas centrais é também para colmatar os meses de inactividade de Ewerton. Os outros defesas resistentes são : Paulo Oliveira e Tobias Figueiredo, Jefferson e Jonathan Silva.
Quanto a vendas Cédric deixou nos cofres cerca de 7 Milhões de euros.
O lateral Miguel Lopes não deve ficar no Sporting!
-O meio campo torna-se com a lesão de William Carvalho o sector a precisar de mais atenção. Rosell não parece ser aposta de JJ e talvez seja transferido o que deixa espaço para a adaptação de Rúben Semedo ou para uma contratação. Amorsporting aposta numa contratação pois mesmo que Rúben comece a dar passos positivos é preciso uma alternativa para o imediato.
Para a posição 8 temos várias hipóteses: Adrien que parece ser a escolha e até talvez seja o novo capitão da equipa, André Martins que deverá saber se continua durante o estágio, Wallyson que sobe da equipa B e também João Mário. Bryan Ruiz também faz esta posição!
São jogadores a mais para a posição o que faz adivinhar uma saída.
O que pode baralhar estas contas poderá ser uma proposta do Mónaco por Adrien! Teria que ser uma proposta muito boa e depois ir ao mercado e trazer um bom jogador para a posição.
Esta mudança , nesta altura, não é muito aconselhável mas os Clubes também têm que realizar bons encaixes financeiros.
-Extremos: Capel, Gelson Martins, Mané, Iuri Medeiros e Carrillo são neste momento os 5 extremos que treinam na equipa principal. Gelson Martins é a novidade boa da equipa e já sabemos que ficará no plantel principal. Depois pelo excelente trabalho que vem efectuando caiu nas graças de JJ. Mané será outro com lugar na equipa e Carrillo pede-se que renove com o SCP pois o contrário será a sua venda. No entanto se o peruano sair outro extremo deverá entrar na equipa.
Quem está a lutar para convencer JJ é Capel e Iuri Medeiros.  O espanhol entra na sua ultima época de SCP e se não ficar deverá dar alguns euros ao Clube e Iuri Medeiros vem de um empréstimo e não sei se será o suficiente para ficar com os eleitos.
De qualquer forma penso que é preciso colmatar a saída de Nani e se assim for aposto nos jogadores: substituto de Nani, Gelson Martins, Mané, Carrillo e Iuri Medeiros.
-Avançados e pontas-de-lança: Com a chegada do ponta-de-lança Teófilo Gutiérrez ficamos com uma frente de ataque bem constituída: Slimani, Teo, Montero , Bryan Ruiz e Tanaka. O que pode acontecer é chegar uma proposta irrecusável por Slimani e com o encaixe termos dinheiro para outro ponta-de-lança como Mitroglou.
O ataque com JJ terá sempre dois homens apontados á baliza contrária mas ao mesmo tempo têm que ser jogadores móveis para se integrarem nas manobras da equipa. Neste momento temos Slimani e Teo para homens de área e Montero, Tanaka e Bryan Ruiz como 2º avançado.
Se contabilizarmos os jogadores convocados para estágio veremos que foram 26 jogadores. Se a estes lhes juntar-mos William Carvalho, Ewerton e Bryan Ruiz somamos 29 jogadores.
Jorge Jesus contará com 29 jogadores na sua equipa principal? Penso que não!!
Então quem sairá??

Como já todos sabemos e o mister já o disse publicamente o sistema táctico do SCP para 2015/2016 vai mudar. Em vez do 4-3-3 passaremos a jogar em 4-4-2 mas com as tais "nuances" ou posicionamentos. 
Assim á frente da defesa , estará 1 médio defensivo e um pouco mais á frente 1 nº 8. Essencial serão os 2 extremos que fecharão em caso de defesa e no ataque ,tanto abrirão bem nas linhas como jogarão interiormente para deixar subir os laterais.
Amorsporting atreve-se a dizer que Nani com JJ ou passava a bola ou então não jogaria. É que com Marco Silva podia fazer o que quisesse que nada estava mal. Com o mister JJ ninguém está acima do colectivo e tacticamente têm que fazer o que ele diz.
O nosso meio campo será mais ou menos 1 losango!! deixaremos de enrolar a bola mas também privilegiaremos a posse de bola. Basicamente seremos mais objectivos, verticais e ofensivos. O objectivo será marcar golo ..............e não enrolar a bola. O Sporting jogará um futebol apoiado e entre os jogadores formar-se-ão triângulos. A equipa mover-se-á em harmonia e será só uma na procura da bola. A bola será endereçada para as alas ou então para um dos extremos que aparecerá entre linhas para lançar o ultimo passe. O 2º avançado também poderá fazer o mesmo. 
A posição 6 é muito importante pois é um canalizador de jogo e também um estanque á frente da defensiva. Será quase como um 3º defesa central!
Depois o box-to-box que parece ser Adrien ou João Mário terá o jogo ofensivo nos seus pés e também uma missão muito importante. O nosso meio campo, em relação ao 4-3-3, perde um jogador mas terá que ter muita dinâmica e certeza naquilo que tem a fazer. Muita certeza no passe e não perder a bola são palavras chave!
No 4-4-2 de Marco Silva quem jogava no meio era William e .....João Mário. Agora quem será?
Ainda pensei que para João Mário estivessem guardados planos para 2º avançado mas não. O internacional português é um nº8. 
O pressing será uma constante e será alto obrigando o adversário a pontapear a bola para a frente. O objectivo será o adversário não construir jogo. Para isso pressionaremos com os 2 homens na frente mas isso já o SCP fazia com Marco Silva. É que a maioria dos jogos da Liga será jogada na metade do campo dos adversários e aí teremos que ser rápidos e ardilosos. 
Quando tentarmos construir jogo os nossos defesas centrais abrirão bem e o médio defensivo estará bem no meio a pedir bola , se puder. Os laterais também abrirão bem e o nº8 deverá vir buscar jogo. Basicamente serão duas linhas de 3 homens/cada. Os 2 extremos e os 2 avançados completam o sistema.
No fundo o que se pede é intensidade, futebol apoiado, muita personalidade, qualidade no passe e rapidez nas desmarcações. O resto a qualidade do jogador fará o resto.
Frente ao Ajax Cape Town jogaremos o nosso jogo mais a sério e aí já poderemos ver melhor o esboço da equipa principal e quais as rotinas mais "aprendidas" pelos jogadores.

Sem comentários :