terça-feira, 7 de julho de 2015

O novo Organograma do futebol do Sporting.


O Jornal "Record" apresentou , ontem, o que será o novo organograma do futebol do Sporting.
Se por um lado parece estar bem definido , mesmo que hajam diferenças não serão muitas. Desde logo podemos ver Jorge Jesus trabalha directamente com o nosso presidente , com Octávio Machado e como não poderia deixar de ser...com a sua equipa técnica.
Para reforçar a estrutura do nosso Clube precisou(como todos nós precisaríamos) de homens sabedores , experientes e sportinguistas e sobretudo da sua confiança para o apoiarem nesta etapa nova na sua vida e também do Sporting. Escolheu-os sabiamente e penso que com o tempo veremos que são muito úteis. 
Manuel Fernandes não será tão visível mas , como dizia JJ na sua entrevista, "O SCP precisa de desenvolver as suas capacidades de prospecção". Eis o homem que vai chefiar este departamento e penso que com toda a sua experiência e sabedor do futebol saberá interpretá-la magnificamente. O Departamento de Scouting deverá alargar os seus horizontes e se virmos pela imagem terá ligações com toda as equipas do Clube: principal, equipa B  e formação. Este Departamento é muito importante.
Quanto a Octávio Machado já será uma presença....mais notada.
Ele será um dos seus apoios e talvez apareça mais vezes que o nosso presidente , desde que não seja preciso mesmo a sua intervenção. Digamos que Octávio dará o peito ás balas!!
Como JJ será o centro de todo o futebol , colaborará com João de Deus e a equipa B, com o departamento médico que será muito importante.
Sem sabermos nada, Amorsporting , suspeita que JJ quererá ter algo parecido com o que tinha .....no rival! E aqui temos que admitir que se o Sporting não tinha toda uma tecnologia ao seu dispor estava muito atrasado em relação aos seus rivais. Lembro-me , por exemplo, de Rui Costa que quando veio do Milan que trouxe um programa utilizado no Clube italiano que custava uma fortuna( penso que cerca de 500.000€) que depois foi aplicado no Clube encarnado e que fará parte , hoje, do Benfica LAB. É esta tecnologia que o Sporting também tem que ter, se é que já não a tem! 
Já agora se tinham dúvidas de que Márcio Sampaio trabalha nesta equipa técnica aqui fica a prova.
Outro pormenor é a formação estar ligada directamente ao nosso presidente e não a Jorge Jesus. Estará sim, ligada indirectamente , porque existirá sempre uma ligação . No entanto o Coordenador desta área fundamental do nosso clube, Vírgilo Lopes, tem que ser intocável e a nossa formação ter menos mudanças possíveis.
Também se fala que poderá entrar alguém, tipo para secretário técnico, mas JJ já disse que a estrutura estaria fechada por isso ....veremos.
Muito importante nisto tudo mas não aparece nesta imagem é a área de comunicação do Sporting. O presidente contratou uma empresa há uns meses para esse efeito e digamos que já se nota a sua menor intervenção na comunicação social. É que mais vale falar pouco mas bem , do que muito e ....não adiantar nada!!
Pela calada , conquistou D. Afonso Henriques ......Portugal!!

Sem comentários :