quarta-feira, 22 de julho de 2015

Muito por treinar e ....decidir!!


Quando pensamos que quase tudo ou tudo está decidido estamos redondamente ...enganados. Há muito ainda por decidir no reino do Leão!!
Até é difícil saber por onde começar. 
Em termos de plantel principal há alguns pormenores por saber: 

Renovações: 
André Martins e Carrillo renovam ou não? E Capel ? Provavelmente o Estágio na África do Sul decidirá alguns pormenores sobre este tema. Quanto a Diego Capel , penso, que não ficará no Sporting pois há jogadores mais talentosos na formação do SCP. André Martins deverá renovar contracto com os Leões pois JJ aprecia a lealdade e a polivalência do atleta formado no Leão. André ganha outro fôlego com JJ e não é um jogador caro. Depois o caso mais bicudo: André Carrillo. O peruano fez juras de amor ao Sporting e agora queremos ver correspondidas com a sua renovação. Amorsporting já o disse muitas vezes e o desejo de JJ em o ter como elemento primordial no Sporting corrobora a minha ideia. Carrillo merece auferir bem mais do que aufere e é um jogador essencial.

Plantel: 
Algumas decisões serão tomadas na Cidade do Cabo pois Iuri Medeiros, Esgaio, Rosell, Rúben Semedo, Tanaka, Capel ou até André Martins não saberão se ficam no plantel principal do Sporting. Amorsporting não sabe se JJ apostará em outro lateral direito mais experiente em vez de Ricardo Esgaio: não se sabe se Rosell dá garantias ao nosso treinador para assumir a posição 6 enquanto William está lesionado; não sabemos se Rúben Semedo vai ter oportunidade no plantel ; não sabemos se Tanaka ficará como 5º avançado ou será cedido; não sabemos se Capel fará mais uma época em Lisboa, etc, etc, Podemos constatar que o plantel foi para estágio mas que ainda haverá algumas decisões para tomar. 

Reforços: 
Provavelmente ainda chegarão mais alguns jogadores a Alvalade pois , pelo menos, ainda falta um jogador para colmatar a saída de Nani. Hoje o nome apontado é de Afellay, internacional holandês de 29 anos e livre ....do Barcelona. Se Carrillo renovar com o Sporting só precisaremos desse substituto de Nani, se não......teremos que ir ao marcado á procura de outro extremo. Isso implicaria a saída do peruano para realizar encaixe financeiro.Também está na mesa, e isto pelas informações correntes na imprensa, uma proposta por Slimani de Inglaterra, o que nos levaria a contratar mais um ponta-de-lança. Daí o interesse em Mitroglou mas será difícil chegar ao grego. Outra posição é a ocupada habitualmente por William. Provavelmente será mais fácil comprar um médio defensivo do que adaptar Adrien ou colocar um novato a titular. Colocar Adrien a médio defensivo seria mudar os planos de JJ para a equipa. A chegada de 1 jogador para a posição 6 talvez levasse á saída de Rosell. O lugar de lateral direito estará bem entregue só a João Pereira e a R. Esgaio? Talvez! O que todos pensavam era que a contratação de J, Pereira era para ser a alternativa a M. Lopes. E agora? Já pensamos, para ser titular? Pois....... 

Capitão de equipa:
Já é público que Jorge Jesus prefere ter um capitão de equipa mais avançado no terreno. Assim Rui Patrício deverá dar a braçadeira de capitão do Sporting , por exemplo, a Adrien. E ela ficaria muito bem entregue. Isto não é nenhum escândalo e os mais sensíveis não pensem assim. Há treinadores que preferem ter um jogador mais perto do centro do jogo como capitão de equipa pois facilita muita coisa. O guarda-redes , para o quer que seja, é o jogador que se desloca mais longe de todos e a sua voz , da baliza, não será tão influente como é do meio campo. Como grande homem , Rui, não ficará afectado até pelo contrário, deverá ficar contente pelo colega que será o novo capitão do Sporting. Este dado é quase certo mas esperemos por exemplo por esta Sexta-feira.

Patrocinador principal: 
Algumas propostas deverão estar em estudo. No entanto , o Sporting , investiu mais na equipa , num treinador mais experiente, também em dirigentes mais experientes para reforçar a estrutura e assim passou uma imagem de que patrocinar o nosso Clube é merecedor de um bom patrocinador. Haverá a hipótese de só se conseguir um bom patrocínio se passarmos o Play-Off da Champions. Penso que , se já houvesse patrocinador , já teria sido apresentado. A Super Bock já pudemos constatar que continuará a patrocinar a parte de trás das nossas camisolas continuando as boas graças visto que foi considerado o patrocinador do ano na Gala Honoris Sporting.

Sistema táctico:
O sistema táctico do novo Sporting será o que menos dúvidas nos trás. O que faltará é o entrosamento dos jogadores com o sistema táctico e isso terá o seu tempo e não será de um dia para o outro. Aqui também se pede , outra sensibilidade, aos adeptos mais sensíveis para que não critiquem á 1ª falha e se as coisas não saírem bem , logo de inicio. Também será preciso ter em atenção de que quantos mais jogadores novos chegarem , mais tempo eles precisarão para se ambientarem uns aos outros.

Integração de jogadores novos:
Neste caso e para já , só falta a integração de Bryan Ruiz que chegará para a semana em que a equipa regressa da África do Sul. Amorsporting fala em "para já" porque ainda faltarão mais jogadores para chegar e quanto mais tarde....pior. Seja Jordan , Mitroglou, Afellay , Benitez , etc, etc, quando os reforços chegarem vão ter o seu tempo de conhecerem o futebol português, o novo Clube e os seus companheiros.

Presidente - Banco ou bancada?
Não que Amorsporting ache importante este tema mas ainda está para saber de onde o nosso presidente verá os jogos. Depois de o ouvir dizer que a bancada é um frete , sinceramente, não estou á espera que Bruno de Carvalho vá para a tribuna assistir aos jogos. Por mim está muito bem .....no banco de suplentes.

Como se pode ver ainda há muito para definir no reino do Leão mas há tempo para os resolver e esperanças em que estes reforços levem o Leão para outro nível.

Sem comentários :