sábado, 25 de julho de 2015

Análise ao 1º onze oficial.


Jorge Jesus apostou neste onze para o 1º jogo do torneio da cidade do cabo. Surpresas? Talvez, mas também é o momento certo para as efectuar! Falamos de André Martins que surgiu no apoio a Slimani e podemos dizer que cumpriu a sua missão de ter bola e de pressionar os defesas contrários.
Depois : Rui Patrício , João Pereira, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo e Jefferson constituíram a nossa defesa. Aqui não houve surpresas se contarmos que Naldo e Ciani chegaram mais tarde aos trabalhos da equipa. 
Não posso negar que até gostei de ver Naldo jogar pois aquele lance não é penalidade em parte alguma do Mundo e esteve bem com Paulo Oliveira. E até terá estado melhor que Tobias Figueiredo que com bolas nas costas .........
Depois Ciani , que não poderia ter cometido aquele erro de palmatória. Ficou a sensação de que pode ser um fiasco mas não vamos já desmoralizar! Foram os seus 1ºs minutos á Leão e ainda falta muito trabalho pela frente. Uma certeza é que tão cedo não será o titular da equipa!!
Com poucos dias para o arranque na época(Supertaça) os que nos dão mais garantias são , mesmo, Paulo Oliveira e Naldo. E ainda tenho outra certeza: 2 defesas centrais contratados e o melhor vai continuar a ser o Paulo Oliveira.
Nas laterais dois jogadores que conhecem bem a posição- João Pereira e Jefferson. João Pereira que é mais culto tacticamente que Miguel Lopes e também muito ofensivo. Quase que apostaria que João vem mais comedido e mais experiente que antigamente.
Jefferson dispensa apresentações.
Aliás , se repararmos , Jorge Jesus , tenta não mudar muito a equipa na defesa. Paulo Oliveira , Tobias e Jefferson foram titulares na época passada e assim o único que entra de novo é João Pereira. Talvez Ewerton desse outras garantias em vez de Tobias mas uma lesão atrasou tudo!
A médio defensivo , enquanto não vem William e não se vai ao mercado(não se sabe se iremos ou não) a aposta vai recaindo em Adrien que curiosamente até ficou com a braçadeira de capitão também merecidamente. Não será por isso que Rui terá menos influência na equipa. Ainda , ontem, o vi aos gritos com a sua defesa e claro a decidir mais um jogo!!
Não há jogadores intransferíveis mas há jogadores intocáveis. Eheheheheh
Adrien nunca foi um médio defensivo apesar de ter sido muitos anos conotado com esse lugar. Quando jogou emprestado na Académica se viu que ele era um médio centro puro portanto, agora, joga mais atrasado da sua área de conforto mas é o melhor substituto de William. Jorge Jesus tinha razão em querer Danilo. Agora não estávamos preocupados. Eu até diria que o melhor era contratar um médio defensivo até para acautelar uma possível venda de William. Então estamos á espera de quê?????
Para a zona 8 , que era onde deveria jogar Adrien, joga João Mário e tanto pode jogar André Martins, Wallyson ou até Bryan Ruiz. Este meio campo é novo e tem menos uma unidade(em relação ao 4-3-3) e colocando André Martins a jogar de inicio, só demonstra a inteligência de Jorge Jesus. É que assim , nos jogadores do onze inicial , só : João Pereira e Gelson Martins não estavam habituados a jogar juntos.
Foi inteligente da parte do mister e foi o melhor período, do Sporting, no jogo. 
Do meio campo para a frente e colados ás linhas: Mané ,que parece-me muito mais maduro na maneira como trata a bola e Gelson Martins, que ameaça ser um caso sério não só no Sporting como na Liga portuguesa. É só continuara o bom trabalho que está a fazer. 
Para eles será importante os movimentos interiores como o que deu o 1º golo ao Sporting permitindo aos nossos laterais ir á linha cruzar, mas também para eles próprios, fazerem o mesmo. Carrillo poderá ser muito importante nestas manobras ......se ficar. De qualquer forma para esta posição penso que alguém com mais qualidade, acima da média, é preciso. Não chega juventude e irreverência! 
Depois o sector mais forte da equipa: o ataque. Este ano temos frente de ataque para dar e sobrar e falta-nos jogadores em outros sectores. É que Slimani, Montero , Teófilo Gutiérrez e também Bryan Ruiz são garantia de muita qualidade. Principalmente , o colombiano que acaba de chegar ao nosso Clube nota-se que é de Classe Mundial! 
Cuidado com ele.
Ainda a procissão vai no adro e como diz Jorge Jesus: "Chegares há três semanas a um clube é uma coisa, estares há seis anos num clube é outra".

Sem comentários :