domingo, 28 de junho de 2015

SCP 15/16: Meio Campo/extremos (5)


Com JJ como treinador ficaremos com a certeza que o nosso meio campo será bem diferente do que era na época transacta. Em vez do 4-3-3 apresentaremos em campo um 4-4-2 com "nuanses" em que teremos 1 trinco , 2 extremos e 1 nº8 ou um médio mais ofensivo. Será mais ou menos um losango !!
Como forma e dinâmica de jogo deixaremos o enrolar da bola e passaremos a ser mais ofensivos, verticais e com um claro objectivo de criar oportunidades de golo. 
Será um futebol apoiado (entre os jogadores formam-se triângulos) e a equipa mover-se-á em sintonia e sempre com os jogadores perto um dos outros. No fundo jogaremos mais compactos!
William Carvalho , provavelmente, será o nosso nº6 e jogando á frente dos defesas centrais tentará sair a jogar mas perder a bola nesta zona é proibida. É o homem certo!
O nº8 deverá ser um "box-to-box" e dificilmente o lugar será para Adrien. Este nº8 terá que ser um jogador que também saiba defender mas ser , impreterivelmente, o homem do ultimo passe. JJ gosta de adaptar os jogadores ás suas posições ou posicionamentos e até poderá ser que Adrien se saia bem mas uma contratação para esta posição é fundamental. Os mais novos como Chaby ou Ryan Gauld não serão os nossos ...nº8 pois são mais nº10.
Rosell e Wallyson são as alternativas a William e possivelmente A. Martins não deverá continuar no Sporting pois termina o seu contracto dentro de um ano e será a nossa ultima chance de realizar um negócio.
Outra hipótese é Adrien também se adaptar melhor a esta posição e deixar a nº 8 para João Mário. No entanto penso que para João Mário estarão guardadas funções mais ofensivas como 2º avançado. O bom da questão é que Adrien e João Mário são jogadores versáteis e jogam em várias posições. Quando o SCP jogava em 4-4-2 com Marco Silva, o meio campo, normalmente, era formado por William e João Mário. 
De qualquer forma, JJ, deverá querer vem em acção jogadores como Palhinha, Ryan Gauld e Chaby!!
Para extremos temos as incertezas.......Carrillo e Capel! 
Para mim, o peruano,é sem dúvida dos melhores jogadores do plantel e que merecia um bom salário mas temos que colocar a hipótese de ele não querer renovar e termos que fazer negócio. Deus queira que renove!!
Capel também entra no seu último ano de contracto e seria bem transferido para contratar-mos um jogador com outra qualidade.
Depois.....para esta posição o que não faltam são opções: Capel, Mané, Gelson Martins, Matheus Pereira, Labyad, Dramé, Sacko, Iuri Medeiros.....
Alguns terão lugar assegurado no plantel e outros na pré-época e possivelmente contaremos com 5 extremos no plantel. 
Um jogador deverá entrar para colmatar a saída de Nani e as outras posições deverão ser preenchidas com Mané, Labyad, Carrillo, Iuri Medeiros e a tal contratação. Amorsporting gostou muito de ver Gelson Martins mas talvez precise de mais experiência para poder integrar o plantel principal.
Também se fala muito em Bryan Ruiz mas este jogador não é extremo!! Este portentoso jogador é um 2º avançado ou um nº 10.
As contratações deverão ser jogadores com rodagem e alguma experiência e de preferência , o extremo deverá ser canhoto pois só temos Capel e possivelmente...Iuri Medeiros.
Na maioria dos jogos da Liga são jogados no meio campo do adversário. Aí teremos que ser pressionantes para roubar a bola ao adversário e não os deixar organizar-se.
Quando formos nós a sair a jogar procurarão , para além do médio defensivo , os laterais, o nº8 e os extremos  todos tentarão vir buscar o jogo para podermos sair apoiado.
É difícil falar da nossa equipa sem fazer comparações com o Benfica de JJ .
Será um dinâmica muito grande e com alta intensidade que veremos em campo e isso é garantia de espectáculo, golos e.....Alvalade cheio.
Ficam a faltar os reforços!!

Sem comentários :