segunda-feira, 22 de junho de 2015

SCP 15/16: Defesa (4)


A nossa defesa foi o nosso ponto fraco na temporada que terminou e JJ já terá identificado quais as posições a reforçar. A defensiva leonina sofreu muitos golos para um candidato ao titulo e tudo se conjuga para 2/3 alterações.
Já constatámos a transferência de Cédric mas ainda poderemos ver outras, mais precisamente, de Jefferson. 
O primeiro terminava contrato com o SCP dentro de um ano e daqui em Janeiro já podia assinar, livre, por outro Clube. Como não se chegou a um acordo para essa renovação fez-se negócio e com o Southampton. Era a última oportunidade de se ser ressarcido de uma verba pela sua transferência. Os valores(6.500.000€) , dadas as circunstancias ,....... foi bom.
Assim , Miguel Lopes não deverá ter problemas com o seu salário pois a saída de Cédric e a possível entrada de Esgaio traria equilíbrio financeiro. Não se sabe é se trará equilíbrio desportivo  pois , também , se poderá colocar em cima da mesa a contratação de outro lateral direito.
A saída de Miguel Lopes , já sabemos que terá que ser por empréstimo pois por qualquer que seja a verba de uma possível transferência , o Sporting tem que dar , sempre, ao FC Porto.....5 Milhões de Euros(Que grande negócio de Godinho Lopes).
Atenção a Riquicho que cresce a olhos vistos!!
Do outro lado da defesa , Jefferson parece ter pretendentes e visto que teve um processo disciplinar e ainda por cima envolvendo o nosso presidente não me admiraria que também fosse transferido. Diga-se que este jogador apresenta dificuldades a defender mas a atacar......é muito bom. O caso estará nas mãos de JJ e de Bruno de Carvalho mas quem parece ir ser aposta é , Jonathan Silva. 
O argentino é o nosso futuro e faltará saber, se Jefferson sair, quem entrará para o substituir no plantel. Será um jovem ou um jogador mais experiente? Eu apostaria num mais experiente pois para jovem já temos Jonathan Silva que no seu 2º ano de Sporting e futebol português já deverá mostrar mais evolução.
Ao falarmos em experiência chegamos á conclusão de que a equipa precisa de um defesa central bem experiente , bom no jogo aéreo, com capacidade de liderança e claro, ...com muita qualidade. Para esta posição o Sporting deveria investir mais dinheiro!
Quanto aos outros defesas centrais serão com toda a certeza : Paulo Oliveira, Ewerton e Tobias Figueiredo. O Sporting já exerceu o direito de opção sobre o brasileiro experiente e que tem muita qualidade; Paulo Oliveira é indiscutível um grande defesa central e será o futuro do Sporting e da selecção nacional e Tobias é um jovem que há-de ter o seu momento.
Estes reforços darão mais consistência e segurança á nossa equipa.
Os laterais terão que saber atacar mas sobretudo defender e sabemos que JJ dá muita importância a este sector. Quantos golos marcou Maxi Pereira nas suas subidas á área adversária?
A máxima de se construir uma equipa de trás para a frente, aplica-se mais a este sector. É que uma equipa que chegue ao final do campeonato só com 12, 13, 14 ou 15 golos golos sofridos deverá estar muito perto de ser........ Campeão Nacional.
A organização defensiva das equipas de JJ é muito importante. É utilizada uma marcação á zona mas esta é complexa e requer muito trabalho e que os jogadores as consigam interpretar. 
A ocupação dos espaços é essencial e o mais que tudo , sempre com o objectivo - bola- presente, tanto em largura como em profundidade. 
A defesa tem que estar interligada com o resto da equipa e essa boa ocupação dos espaços , a agressividade, e o pouco espaço do adversário poder jogar entre as nossas linhas são fundamentais. 
Praticamente todos terão que saber defender pois uma equipa está junta, coesa, e é por isso que se chama.......equipa(colectivo).
As defesas de JJ sofrem poucos golos e é isso que agora nós esperamos ....se ele tiver ovos para cozinhar!!
Por aqui se constrói um Campeão!!

Sem comentários :