quinta-feira, 4 de junho de 2015

O desmoronar de um "castelo" de cartas.


Não é que Amorsporting agora tenha que defender JJ mas esse dia está mesmo aí a chegar. Entretanto vamos olhando para algumas evidências.
JJ é um treinador que estava há 6 anos no seu Clube e que venceu 3 vezes o Campeonato Nacional e mais uns troféus. O contracto que mantinha com esse Clube era que , digamos, milionário mas era sinal de que tinham um grande treinador e......vencedor.
Não bastava ? O seu Clube andou a viver á grande e á francesa com grandes contratações, associação e fundação de fundos de jogadores o que ajudou imenso nas contratações e deu para vencer os tais títulos. 
Agora chegou o momento em que já não podem viver da mesma forma e aí têm que baixar o orçamento , salários e começar a fazer o que o rival sempre foi bom - na formação. Até parece que não interessa vencer mas sim roubar ao Sporting o titulo de Clube melhor formador. 
Acontece que ao tal treinador caro.......... mas vencedor ,foi-lhe proposto baixar o seu salário , sabia que a sua equipa seria delapidada com a saída de jogadores importantes , que provavelmente perderia o poder de contratações (Éderson, Diego Lopes e Hassan são exemplos) e que o orçamento para comprar novos jogadores era mais baixo. 
Como se isto tudo não bastasse , ainda ficou a saber que o seu Clube enquanto negociava com ele já tinha um pré-acordo com .......outro vitorioso.
Bem....penso , que no fundo sentiu-se traído e desiludido porque depois de 6 anos , em que lutou palmo a palmo pelos títulos todos a que se propôs, ficaram esquecidos e agora para ficar ainda teria que baixar o seu salário. Talvez não o tenha considerado justo e depois de algumas conversas viu que a vontade do seu Clube não era verdadeiramente ......renovar com ele.
Só isto explica a sua decisão de partir para outro........desafio.
Sim , treinar o Sporting é mesmo o seu maior desafio .........de sempre. 
Ora bem....para aceitar vir para o Sporting algumas garantias lhe foram confirmadas. E não será pelo vencimento porque até vai ter um salário menor mas........prémios maiores. 
Depois juntou-se o útil ao agradável! Era o seu sonho, o sonho do seu pai, era ir treinar o Clube do seu coração e com 60 anos não teria maior oportunidade que.......agora!!
Penso que JJ nem pensou muitas vezes ......e aceitou a proposta do SCP. Ao mesmo tempo os Leões aceitaram mudar muito para lhe proporcionar o que JJ queria: Não saírem os melhores jogadores para formar uma grande equipa e forte, mais meia dúzia de reforços e escolhidos por ele(talvez Labyad e B. Ruiz e Jug já sejam do seu conhecimento), mão na formação do Clube , estar rodeado de pessoas da sua confiança com equipa técnica inclusive, talvez não ter o nosso presidente no banco de suplentes, etc, etc.
Depois foi hora de falar com os seus adjuntos e informar-lhes do que aí vinha, de saber se o iriam seguir para o Sporting ou até comunicar-lhes que brevemente responderão a Bruno de Carvalho. Sinceramente tenho dúvidas de que os seus adjuntos não soubessem das negociações......
Depois de tudo isto e sem saber dos contornos todos , tenho quase a certeza de que, JJ não ficou no Benfica porque não o quiseram ...lá!! 
Com a proposta que lhe fizeram só poderia dar neste resultado que Amorsporting apoia a 100%. E só quem não perceber nada de futebol é que poderá afirmar que JJ não é um excelente treinador e talhado para o sucesso.
Hoje falou um benfiquista que apesar de humorista(Ricardo Aráujo Pereira) até disse umas palavrinhas ...certas: 
"Espero estar enganado, mas receio que não renovar com Jorge Jesus seja um erro histórico. Por muito que agora se tente dizer outra coisa, acho que o Benfica não renovou com Jesus porque não estava interessado. Acho que nunca esteve verdadeiramente interessado nisso. Daqui a uns anos vamos olhar para isto como olhamos para o João Pinto. Sabemos que foi empurrado para fora do Benfica e passa-se exactamente o mesmo com Jesus. O presidente do Benfica está interessado em demonstrar que uma entidade chamada "estrutura" ganha campeonatos sozinha e que não precisa do treinador. Receio que isso não seja verdade. Receio que o Benfica volte aos tempos em que a estrutura estava lá, por exemplo com Quique Flores, mas ficávamos em terceiro. Não quero endeusar Jorge Jesus, até porque tenho dúvidas de que ganhe no Sporting, mas o que preocupa é que o Benfica deixe de ganhar como ganhava com ele. A principal tarefa da estrutura era escolher um treinador, e nós tínhamos o bicampeão nacional. Se o Benfica tivesse manifestado interesse em renovar, Jorge Jesus estaria no Benfica. Desejo toda a sorte ao próximo treinador".
Ora , isto parece-me um castelo de cartas a desmoronar-se. JJ foi construindo o seu castelo no Benfica e os adeptos seguem , cegamente , o seu presidente. Pois....os avisos já foram muitos e agora começa a cair e o 1º a perceber esse desmoronar foi......JJ. 
Por isso sai do Clube que agora, o acusa de ingrato e de não ter carácter!! Sinceramente não me parece pois se o quisessem .........ele tinha ficado!
Agora vai ser abraçado por todos os sportinguistas que apesar de gostarem do trabalho de Marco Silva não podem ficar parados no tempo.
O Sporting acabada de ficar com o treinador bicampeão do rival, é um excelente treinador, é experiente, ambicioso, super exigente , potencia jovens e jogadores acabados de chegar, é profissional a 100% e não mistura trabalho com vida pessoal nem brincadeiras. 
Sportinguistas: Não tenham dúvidas ! JJ vai fazer do Sporting .....um Clube vencedor!!

Sem comentários :