terça-feira, 23 de junho de 2015

Como jogará o Sporting com JJ !!


Se bem viram a aula de JJ que Amorsporting disponibilizou aqui no blogue ficaram a saber que a equipa joga em 4-1-3-2 , isto é, em 4-4-2 mas com..... nuances. 
Estas nuances será a movimentação de alguns jogadores para outros espaços , mais descaídos , mais para o interior, etc, etc. O melhor exemplo será o avançado que estará um pouco retraído da linha do ponta-de-lança jogando entre as linhas dos adversários.
Outro dos pormenores é que não jogaremos em 4-3-3 porque para JJ é o sistema mais fácil de anular. Atenção: Isto tudo, na opinião dele e ele frisou isto muito bem. 
O que ele faz quando pega numa equipa é ver as características que cada jogador tem e tentar que eles se adaptem ao seu sistema de jogo. JJ tem um sistema de jogo e os jogadores têm que se adaptar a ele e quando não tem jogadores .....vai ao mercado e traz os que pensa que têm as tais características. Digamos que no Benfica, neste aspecto, ele não falhou quase nada!! 
Amorsporting desenhou no quadro umas linhas a amarelo que formam triângulos entre os jogadores. Isto significa que eles jogam sempre apoiados para onde quer que a bola vá.
O treinador do Sporting dá muita importância aos posicionamentos pois uma equipa boa tacticamente corre menos que o adversário e assim desgasta-se menos. Para isso exige grande disciplina e inteligência dos seus jogadores nos próprios movimentos e nos globais(da equipa).
O seu sistema de jogo tem que ser dinâmico , apela ao carácter dos jogadores e sobretudo tem que ser solidários. É o tal jogo apoiado!!  
A recuperação de bola é colectivamente um objectivo da equipa ...mas tem que ser por todos. Ninguém pode ficar parado e isso é exigente, como já dissemos, mas sobretudo desgastante. E daqui a ideia de se ser bom tacticamente , ocupar bem os espaços mas não nos desgastarmos muito.
Esta cultura de exigência é o que o Sporting precisa e a tal que Bruno de Carvalho quer tanto implementar. JJ personifica essa exigência e no banco de suplentes veremos bem ...........
É um trabalho árduo e muito difícil de implementar pois é uma filosofia nova e carece de muito treino para se ganharem rotinas.
Na aula de JJ , houve um aspecto/ideia, que particularmente, me agradou muito: JJ não muda o sistema de jogo conforme o adversário! Eles é que têm que mudar! Eles é que têm que ter medo de nós! O nosso sistema é muito melhor do que o deles! 
Penso que os jogadores gostarão muito de trabalhar com o nosso novo treinador!!!!!
Vão é andar sempre em alta rotação, com muita dinâmica, muita pressão, muito profissionalismo , muita concentração, sem bonitinhos ....mas com os treinos vamos lá! 
O nosso treinador estagiou em Barcelona e em Itália e todo o seu percurso como treinador o deixou mais experiente. Existem muitos testemunhos que afirmam que foi com JJ que aprenderam a ocupar os espaços no terreno de jogo e que com ele aprenderam tanto em meio ano do que em anos com outros treinadores.
JJ é um trabalhador nato mas também tem que ter uma boa equipa técnica a trabalhar para ele. Parece que vai ter pois os adjuntos principais vieram com ele. Estes prepararão quase tudo até chegar a ele e JJ , depois, excluirá o que não concorda.
O que interessa é que o mais ínfimo pormenor é preparado e as equipas de JJ são exímias em dois aspectos: organização defensiva e na transição ofensiva. 

Na defesa , os defesas centrais têm que ter bom jogo aéreo, capacidade de marcação, liderança , velocidade e de sobretudo não inventarem. Neste sector é proibido perder a bola. 
A marcação será á zona e é difícil de conseguir pois obriga a grandes rotinas. Os sectores da equipa não darão muito espaço entre linhas e a agressividade em defender terá que estar presente.
Os laterais assumem um papel muito importante ao darem largura ao jogo mas também a profundidade necessária.
Á frente dos defesas centrais joga sempre um trinco: alto, bom fisicamente, boa visão de jogo e com grande capacidade de ter a posse de bola. Este jogador tem que ser bastante competente. William é o homem certo!!
A equipa(lá está) joga sempre em apoio ao portador da bola e em harmonia. Se a bola for para a esquerda a equipa vira-se para aquele lado; se for para a direita , idem aspas , aspas. É como se os jogadores tivessem amarrados com cordas e mantivessem sempre aquela distancia entre eles. São os tais triângulos!! Se conseguimos fazer isto teremos uma excelente posse de bola que será fruto destes apoios dados ao portador da bola que nos garantirão várias opções de passe.
As equipas de JJ também têm como pontos fortes,, as temporizações, os apoios frontais dos avançados e boa capacidade de colocar muitos homens em zona de finalização.
Depois a oito jogará um criativo. A criatividade é muito importante para um jogador pois todos precisam dela para se desenvencilharem de várias situações de jogo. E quem jogar nesta posição ainda terá de o ser mais! Terá que abrir linhas de passe mas também ajudar a defender!!  
Os extremos , que parecem médios interiores , fecham defensivamente mas abrem ofensivamente. Eles são o apoio e cobrirão as subidas dos laterais mas também têm que ter capacidade de ir á linha cruzar ou até de descaírem para o miolo. 
O Sporting possivelmente não colocará toda a gente dentro da área em cantos contra nós pois aproveitaremos para sair em transições rápidas que é outra das características do sistema de jogo de JJ. 
Par o nosso treinador, o processo ofensivo é o mais difícil de ensinar/treinar/ganhar rotinas.--O Sporting jogará mais verticalmente e mais rápido do que jogava anteriormente originando mais ocasiões de golo. O Tiki-Taka de M. Silva acabou e originava poucas ocasiões de golo. Nós vamos ser mais rápidos e objectivos. Saberemos dosear a profundidade, a capacidade de penetração e com o soltar da bola nos momentos exactos para fazermos da transição rápida um dos nossos trunfos.
Estas transições serão em muita quantidade pois faremos pressão(estando perto da bola e conquistando-a). Se o Sporting estiver longe da bola aí é que não a vai conquistar e assim não há transição rápida.
Na frente de ataque a equipa terá 2 homens. Um será mais adiantado - o ponta-de-lança. O outro jogará um pouco mais recuado , entre as linhas do adversário , e que conferirá á equipa mais largura de campo no momento da transição defesa -ataque.
O ponta-de-lança ocupará mais os espaços de finalização.
Por fim , há que destacar um pormenor de que Amorsporting está farto de referir: as equipas de JJ são sempre muito boas a defender. Por isso sofrem muito poucos golos. Isso é a prova de que toda a gente defende começando nos jogadores mais avançados. A isto chamamos boa organização defensiva!!
N aula , JJ. ás tantas diz isto: "Quando não vires uma equipa a defender bem podes pôr em questão o treinador".
Ele sabe do que é capaz e aposto que o Sporting jogará o TRIPLO do que jogava com M. Silva!!

Sem comentários :