quarta-feira, 10 de junho de 2015

"A BICADA do Século....sustentada."


Hoje, vem no Jornal "A Bola" uma crónica de Hugo Forte que eu considero , muito interessante sobre a questão da contratação de JJ , como ela se processa em termos financeiros e como ficará a SAD do Sporting constituída depois desta confusão toda de VMOC´S , acções, aumentos de capital, etc.
Hugo Forte , vem então, dizer-nos que é normal todo este alarido em torno da contratação do técnico sexagenário e sobre o salário que irá receber mas que tudo é sustentado. 
Aliás, Carlos Vieira, vice-presidente para a área financeira do Sporting e administrador da SAD já tinha garantido que a actual direcção do Sporting iria ficar com a maioria do capital da SAD. 
Carlos Vieira afirmou. ainda, que as nossas contas estão equilibradas o que permite ao nosso Clube apostar mais. "Mesmo sem fundos temos capacidade para investir. O Sporting tem um bom plantel. Agora é preciso que mantenha os seus activos e não venda os Ronaldos por 12, 13 milhões de euros".
O vice-presidente para a área financeira do SCP afirmou por último , e sustenta esta crónica, que "qualquer investimento é feito numa óptica de que o retorno será ainda maior."
Para a contratação de JJ e respectiva equipa técnica ser possível contribuiu decisivamente o "plano de reestruturação financeira e a execução financeira" levada ao milímetro nestes dois últimos 2 anos. Proporcionou-se o "decréscimo do passivo, a diminuição das despesas e o aumento de receitas" que permitiram a libertação das tais verbas para que tudo se conjugasse. É um passo para colocar "o Sporting no caminho da glória sustentada".
É um facto que os custos operacionais estão controlados , graças a esta direcção do SCP pois foi realizado um esforço realizado desde que se assumiu a liderança do Clube.
E aliás , ao que parece e avançado pelo Jornal "A Bola", Jorge Jesus não pediu prémio de assinatura, nem cheques pré-datados(que parvoíce), nem garantias bancárias e este investimento está previsto nas contas. 
"O salário do treinador não exige um pagamento á cabeça e é diluído no tempo, razão pela qual o esforço financeiro não é premente".
Acredita-se , sim, em Alvalade, que com esta contratação, as receitas aumentarão e depois serão ajudadas com o patrocínio da camisola do nosso Clube. As negociações ainda decorrem mas está tudo no segredo dos Deuses.
Depois e conhecido os méritos que JJ tem em potenciar jogadores , também, por aqui teremos um aumento de receitas na venda de jogadores.
Veja-se as acções do Clube que mal se soube da possível contratação do técnico , dispararam. No entanto, "A Bola" sabe que não foi só o mercado que reagiu , mas também, os parceiros leoninos.
"A Holdimo , a empresa de Álvaro Sobrinho que detém cerca de 30% do capital social da SAD, tem estado em consonância de opiniões com a administração da SAD mas, não teve intervenção de investimentos neste processo e não está previsto que reforce a sua posição na SAD do Sporting. Aliás, quando entrar o investidor, por enquanto desconhecido, que injectará 18 Milhões de Euros , o que sucederá em 2016 devido ao vencimento das actuais VMOC´S de 55 Milhões de Euros na SAD , a empresa de A. Sobrinho verá a sua posição decrescer de cerca de 30% para 23%. No entanto , em 2026, quando vencerem outros 80 Milhões de Euros de outras VMOC´S , a posição da Holdimo decrescerá para 7.27%, enquanto o novo investidor ficará com 6,55%. Por outro lado , como as VMOC estão nas mãos dos credores financeiros da banca, estes ficarão com 33,09% do capital social da SAD  , com o Millenium a deter 22,36% e o Novo Banco 10,73%. 
Porém em todos estes cenários , o Sporting ficará sempre com a maioria do capital social da sociedade desportiva."
No fim de ler melhor estas explicações , Amorsporting ficou com uma dúvida: Então , e se este novo investidor for A. Sobrinho que já detém 30% ?
O Sporting já disse, em comunicado, que a compra de JJ não tinha nada a ver com a Guiné-Equatorial nem com a Holdimo mas ainda não disse de onde vêem este 18 Milhões de Euros, que é precisamente o montante exacto da contratação de Jorge Jesus, por 3 épocas. O que é certo é que só saberemos em 2016 e até lá ......fazem-se prognósticos.

Sem comentários :