segunda-feira, 11 de maio de 2015

"Plágio Leonino": Maisfutebol faz as contas do LEÃO(provável cabeça de série)


Amorsporting, na sua rubrica "Plágio leonino" , apresenta um excelente trabalho do site Maisfutebol sobre a forte possibilidade do Sporting ser cabeça de série no sorteio do Playoff da Liga dos Campeões.
São conjugações de classificações de diversas ligas mas que estão quase todas no seu final e não deverá existir muitas mais novidades......
Eis o artigo:

"Os resultados deste fim de semana na Liga portuguesa confirmaram formalmente um cenário que se desenhava há muito: a presença do Sporting no play-off de acesso à Liga dos Campeões, que se jogará a 18/19 de agosto (primeira mão) e a 25/26 (segunda mão). 

Já Benfica e FC Porto, que garantiram a entrada direta na fase de grupos, terão de esperar: pelas novas regras da UEFA para a definição dos potes no sorteio, só os campeões dos sete primeiros paises do ranking (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia) mais o campeão europeu, terão direito a entrar no pote 1. 

Nesta altura, com muitas decisões por conhecer nas principais Ligas, os leões ainda não sabem os nomes dos potenciais adversários. Mas é possível definir horizontes quanto à forte possibilidade de o representante português ser cabeça de série e assim evitar os nomes mais fortes logo no início da época - mesmo que a alteração promovida pela UEFA, que passa a prever o apuramento para a Champions do vencedor da Liga Europa (a sair do quarteto formado por Sevilha, Nápoles, Fiorentina ou Dnipro) tenha tornado os cálculos mais complicados. 

Assim, o Sporting, cujo coeficiente na UEFA é de 56,276, sabe que vai ficar seguramente atrás do representante de Inglaterra – à exceção do Liverpool, que já só por um milagre pode chegar ao play-off, Man. United, Arsenal ou Man. City, as outras equipas que podem acabar no quarto posto da Premier League, têm todos coeficientes superiores. 

O mesmo se aplica em relação ao quarto classificado da Liga espanhola – os candidatos, Sevilha, Valencia ou At. Madrid, têm todos cotação acima da dos leões. 

Já no que diz respeito à Bundesliga, o Sporting só ficará atrás do representante alemão se o quarto classificado for o Leverkusen. Os outros candidatos (Moenchengladbach e Wolfsburgo) têm coeficiente inferior e não seriam obstáculo ao estatuto de cabeça de série dos leões. 

No que se refere à Série A, o Sporting só ficaria em maus lençóis se o terceiro classificado for o Nápoles, único dos candidatos a ter coeficiente superior. No caso de serem Roma ou Lazio a fechar o pódio, o representante português no play-off estaria à frente. 

Além destes quatro adversários, o Sporting terá pela frente os cinco vencedores da terceira pré-eliminatória. Dos dez participantes, para já, só um nome é certo: os holandeses do Ajax, que têm cotação superior à dos leões caso cheguem ao playoff. 

Dos nove países restantes, o leão sabe que terá sempre coeficiente superior aos representantes de seis países: França (Mónaco, Saint Etienne ou Marselha), Rep. Checa (Plzen, Sparta Praga ou Jablonec), Bélgica (Gent, Anderlecht, Brugge ou Standard), Grécia (Panathinaikos, PAOK, Asteras ou Atomitos), Áustria (Salzburgo, Rapid Viena, Sturm Graz ou Altach), Turquia (Besiktas, Galatasaray ou Fenerbahçe). 

Dos restantes, ficará atrás do representante ucraniano se for o Dínamo Kiev ou Shakhtar, mas à frente do Dnipro, se for este a acabar em segundo. Da Rússia, os leões só perdem para o Zenit – na alta improbabilidade de a equipa de Villas-Boas não ser campeã - e para o Rubin Kazan, tendo cotação superior a qualquer outro. O caso é semelhante se considerarmos a Suíça: só se o Basileia de Paulo Sousa deixasse fugir o título e acabasse em segundo lugar é que o representante helvécio teria coeficiente superior ao do Sporting, ao contrário do outro candidato, o Young Boys. 

Participantes no play-off, além do Sporting: 
4º classificado de Espanha ( At. Madrid, Valencia ou Sevilha
4º classificado de Inglaterra ( Man. United, Arsenal, Man. City ou Liverpool) 
4º classificado da Alemanha (Wolfsburgo, Moenchengladbach, Leverkusen
3º classificado de Itália (Roma, Lazio ou Nápoles

e ainda cinco apurados entre estes dez participantes da terceira pré-eliminatória: 

3º classificado de França (Mónaco, Marselha ou Saint Etienne)
2º classificado da Holanda ( Ajax )
2º classificado da Turquia (Fenerbahçe, Besiktas ou Galatasaray) 
2º classificado da Rússia ( Zenit, Rubin Kazan, CSKA, Krasnodar, Dínamo ou Spartak) 
2º classificado da Ucrânia ( Dínamo Kiev, Shakhtar ou Dnipro) 
2º classificado da Grécia* (Panathinaikos, PAOK, Asteras e Atromitos) 
2º classificado da Bélgica* (Gent, Anderlecht, Brugge ou Standard) 
2º classificado da Suíça ( Basileia ou Young Boys) 
2º classificado da Áustria (Rapid, Sturm Graz, Altach ou Wolfsberger) 
2º classificado da Rep. Checa (Plzen, Sparta Praga ou Jablonec).  

A negro, as equipas com coeficiente da UEFA superior ao Sporting. 

* Definidos em play-off

Sem comentários :