quinta-feira, 14 de maio de 2015

O que falhou na candidatura do Sporting ao titulo!!


Existem pormenores que são próprios dos campeões ou dos Clubes que lutam pelos títulos e que se distinguem dos restantes Clubes. Para ser candidato não basta afirmá-lo, tem que existir comportamento para tal. E neste comportamento estão pormenores onde não se podem falhar! 
Pois......foi onde os Leões falharam!!
Vejamos:
Já falámos muitas vezes de como se constrói uma equipa vencedora! De trás para a frente !! E isto significa que normalmente os campeões das principais Ligas europeias são os que sofrem menos golos (e marcam mais ): Chelsea(28); Juventus(20); Barcelona(19)e B. Munique(16).
Há excepções , claro que há , mas basicamente quem quer andar pelo 1º e 2º lugar tem que sofrer poucos golos e ser um dos que marcam mais! 
O Sporting apesar de ser o 3º que marca mais golos é no entanto uma equipa que para candidato .....sofre muitos golos.
A defesa de um candidato tem que ser forte, coesa, ter rotinas, qualidade, experiência e ter jogo aéreo! Se olharmos para a tabela classificativa, neste momento, em Portugal podemos ver que os nºs não mentem:

  • Benfica tem 15 golos sofridos e o FC Porto, 12. O 3º Clube com menos golos sofridos é a do Sp. Braga com 24 golos e só depois aparece a nossa com 28 golos sofridos!!?? São muitos golos e por este número comprovo a minha "tese". É certo que poderíamos ser uma equipa que marcasse muitos golos mas assim teríamos que vencer sempre por , 3-2 ; 4-3 ; 5-4 ; 2-1 e isso é muito raro acontecer.
  • Em casa, por exemplo, o FC Porto sofreu 3 golos, o Benfica sofreu 4 golos e o Sp. Braga, 9. Até o V. Guimarães(7) sofreu menos golos do que o Sporting(13). 
  • Fora de portas as coisas já estão mais equilibradas o que prova que foi em Alvalade que claudicámos....mais. O Benfica tem 11 golos sofridos, o FC Porto 9 e depois aparece o Sporting e o Sp. Braga com 15 golos sofridos.
Assim , no total temos mais 16 golos sofridos do que o FC Porto e mais 13 que o Benfica. Para um candidato ao titulo é muito e  ISTO NÃO PODE ACONTECER !
Agora percebem porque Amorsporting está sempre a "bater nas mesmas teclas" - Defesa Central e Defesa? E aqui podemos evocar dois pormenores : a qualidade da equipa técnica e/ou a qualidade dos defesas. Neste caso , penso que as constantes mudanças neste sector , desde o principio da temporada fizeram toda a diferença.
Maurício era o único central que transitava da época anterior. Sarr foi a aposta do treinador quando saiu Rojo. Quando Paulo Oliveira já estava entrosado com o brasileiro , foi transferido para o Nápoles e então apareceu Tobias.....da equipa B. Ou seja, fizemos tudo o que não poderíamos ter feito!! Em vez de um central com experiência apostámos sempre em jovens e acabados de chegar. Depois quando chegou o homem mais experiente .....estava lesionado e............  
                       ISTO NÃO PODE ACONTECER !
Seguidamente passamos para o meio campo da equipa. 
Neste sector considero que o SCP tem jogadores com estatuto de candidato ao titulo. Refiro-me a William Carvalho, Adrien e João Mário. André Martins é o substituto mais capacitado e depois temos /tínhamos Rosell e Slavchev acabados de chegar a Portugal e ao Sporting e assim ainda não estavam ambientados. Isto prova que o plantel é curto e que dificilmente Marco Silva faria uma rotação aceitável. Teria que a ter feito pois , e se ainda lutássemos por outros objectivos? É que fazer a rotação mesmo no final do campeonato não podia ser mais errado.
Outra prova de que jogaram praticamente sempre os mesmos jogadores é a condição física dos nossos jogadores. E perdoem-me as comparações com os rivais mas eu não vejo o FC Porto sem forças no final do Campeonato!!
                       ISTO NÃO PODE ACONTECER !
O mesmo posso dizer dos extremos que basicamente foram sempre os mesmos 3 a jogar: Carrillo, Nani e Mané. Mas , mais uma vez , a rotação deveria ter sido feita e Capel e Héldon nunca foram verdadeiras opções. Então , e agora , depois de vermos Nani e Carrillo de rastos temos mais uma prova de que o plantel era curto.
                       ISTO NÃO PODE ACONTECER !
No ataque errámos nas características do "suplente" de Slimani. Nem Montero , nem Tanaka estão talhados para jogar em 4-3-3, ou seja, sozinhos no ataque. Ambos têm características para jogarem acompanhados lá na frente. Portanto faltou outro Slimani que nos fez tanta falta quando o argelino foi para a CAN2015. Em alguns jogos , Marco Silva , conseguiu disfarçar colocando o Sporting em 4-4-2 o que até deu resultados mas já se sabe......não dá para ser utilizado em todos os jogos.
Em termos de golos marcados , o Sporting, tem menos 20 golos que o Benfica e menos 9 que o FC Porto. Mas este pormenor , penso, que terá a ver com o sistema táctico utilizado. É que o Benfica joga com 2 avançados!! No 4-3-3 ou se tem um Falcão ou um Jardel ou então é um sistema que não é de muitos golos. Em golos marcados por exemplo não estamos muito atrasados em relação aos Dragões o que comprova o que eu digo. E atenção que Slimani não fez muitos jogos!
                       ISTO NÃO PODE ACONTECER !
Agora, chegamos á disciplina ou terá sido............. indisciplina!!!!!
Meus amigos: é inadmissível uma equipa que se diz candidato ao titulo ser uma equipa tão indisciplinada. O Sporting tem 79 cartões amarelos( 8 duplos amarelos e 2 vermelhos)!!!??
Para comparar: O FC Porto tem 61 cartões amarelos(1 duplo amarelo e 2 vermelhos) e o Benfica tem 74 cartões amarelos(1 duplo amarelo e 1 vermelho directo). E por muito que tenham protegido os dois rivais de alguns lances , esta diferença de cartões não pode servir de desculpa.
Mais uma vez um candidato ao titulo tem que ter mais atenção a este aspecto.
                       ISTO NÃO PODE ACONTECER !
No fim, falta discutir alguns pormenores que Amorsporting já se fartou de referir mas eles continuam a ser constantemente .........cometidos.
Como é que é possível uma equipa passar uma época inteira a marcar mal e porcamente os livres directos e os cantos. Nani não foi capaz de marcar um golo de livre directo durante a temporada toda e no entanto com outras boas opções no plantel(TANAKA, MONTERO ou JEFFERSON) nunca se mudou nada. UMA ÉPOCA INTEIRA !! Incrível!!
Nos cantos foi a mesma dor , a época inteira! Todos mal marcados! haveria algum plano neles ou só mesmo o Jefferson é os sabia marcar? Nani também marcava os cantos! E para quê?? Foi só mais um pormenor deixado , teimosamente, igual a época toda. Onde estão aqueles cantos estudados para o 2º poste , para os jogadores mais altos? Até poderíamos ter feito uns bloqueios como fazem os defesas goleadores do rival e que nenhum árbitro apitou. Foi confrangedor ver tanto desperdício !!
                       ISTO NÃO PODE ACONTECER !
Conclusão: Um candidato ao titulo de campeão nacional não pode falhar em tantos pormenores como falhou o Sporting. No entanto, para Amorsporting, o calcanhar de Aquiles da equipa foi o centro da defesa!
Espero que para 2015/2016 , estes erros sejam corrigidos e a dupla de defesas centrais que começarem o campeonato também seja a mesma que o termine. 
Uvini parece-me um excelente defesa central e não é qualquer jogador que é capitão da selecção sub-20 do Brasil( campeões do Mundial de sub-20, na Colômbia) ,  medalha de prata nos jogos Olímpicos de Londres , em 2012 e entretanto já foi 3 vezes internacional pela principal selecção deste país.
Qualquer que seja a dupla de defesas centrais que seja forte, coesa, solidária, guerreira e impiedosa para com os adversários.
P.S.- Por isso, Amorsporting, continua a dizer que para um plantel jovem o melhor é um treinador........... experiente. No entanto, Marco Silva, parece-me que se vai tornar num bom técnico pois se com alguns problemas, o SCP realizou uma época destas, imagino quando for mais experiente. Foi contratado para um ciclo de 4 anos e pelo menos merece fazer dois.

Sem comentários :