sexta-feira, 8 de maio de 2015

O novo TABU do futebol português.


Benfica, FC Porto, Sporting e Sp. Braga são os 4 primeiros classificados da nossa Liga mas esta época há um factor que é igual a todos eles........o treinador! 
Acontece que apesar de uns apresentarem melhores resultados do que outros , nenhum deles tem a vida acertada para a nova temporada. Para que a confusão seja maior , todos eles deixam pistas , respostas enigmáticas, puzzles, etc, etc.
Os dirigentes máximos de cada Clube , também, parecem estar todos a desaprender o que é tranquilidade duma equipa de futebol pois nenhum é capaz de confirmar se saem ou.....ficam.
E aqui parece-me que começa um novo TABU no futebol português! 
Jorge Jesus, o treinador sportinguista do Benfica está há vários anos nos encarnados e sempre com boas prestações e mesmo assim os adeptos do seu "Clube" preferem que ele saia ......só porque não aproveita as camadas jovens!? Espero ardentemente que isso aconteça pois se não chega vencer o campeonato e quase as outras competições para conquistar os seus adeptos também é porque não o merecem.
Mas o que eu queria focar é que J.J. tem o seu contracto a terminar e quando alguém pergunta se renova ou não........"Após seis de anos de trabalho no Benfica, todos nós nos valorizámos pelo aquilo que conquistámos e pelas vitórias. O facto de não ter saltado de clube para clube também traz prestígio. De resto, está tudo como antes e vai continuar assim até ao campeonato acabar."
Ok !
Julen Lopetegui, o treinador Basco que é aposta do seu presidente porque tem vasta experiência com jogadores jovens , é disciplinador , habituado ao 4-3-3 , etc, etc, também está na "corda bamba". 
O FC Porto fez o seu maior investimento em transferências da história e arrisca-se a não ganhar nada. Mas um treinador que é contratado para um projecto, que ainda decide a Liga até ao seu final e que chega aos quartos de final da Champions é para despedir? Sinceramente espero que não pois penso que é dos piores treinadores que este Clube teve nos últimos anos e apesar de tudo o futebol apresentado não alegra ninguém daquelas hostes.
Mas quando alguém lhe pergunta se fica ou se sai: "Mourinho deu a sua opinião e pouco tenho a dizer. Ele tem muita experiência e normalmente acerta muito no que diz." Mas e o que diz Pinto da Costa? Normalmente aparece a serenar as águas e colocar os pontos nos ís. Pode-se afirmar que de todos os lideres dos 4 grandes será o mais experiente e .........mas nada confirma. Porquê?
Depois no Sporting a mesma coisa. 
Marco Silva é o que, de todos os treinadores aqui visados, tem o contracto mais longo(mais 3 anos) . No entanto e devido a crispações a meio da época parece que existe uma aposta a nível mundial para saber quem acerta na sua continuação .....ou não! É mais outro dos TABUS que o nosso futebol está a alimentar para este Verão ou pelos próximos dias.
Ninguém confirma nada e nem mesmo o nosso presidente. É um facto que Bruno de Carvalho deu uma grande entrevista mas deixou no ar a continuação do treinador Leonino. O que eu percebi é que só fica se conquistar certos objectivos(3º lugar/Champions e Taça de Portugal).
Quando alguém pergunta: "No mínimo, o acesso à Liga dos Campeões e a Taça de Portugal. Estamos a um ponto do primeiro objectivo e a um jogo do outro" afirmou Bruno de Carvalho.
Não chega já ter o 3º lugar assegurado ficando a poucos pontos dos 1ºs classificados, ter jogado bem na Champions e de ter quase passado da fase de grupos e ter chegado á final da Taça de Portugal para confirmar a permanência do nosso treinador? Por mim já o disse: Há coisas que não concordo com Marco Silva e penso que estão no 1º ano de Sporting e que já terão aprendido umas coisitas mais mas quer o SCP vença ou não a Taça de Portugal ....Marco Silva é para manter.
Mas.........parece que vamos ter TABU até ao final...............de Maio!
Por fim chegamos ao Sp. Braga:
O que é que o srº. Salvador queria? O 3º lugar? Pois.........
O que me parece , e apesar de não gostar muito dele, é que Sérgio Conceição está a realizar um bom trabalho no Sp. Braga. Atenção estão na final da Taça de Portugal e acabaram de garantir um lugar Europeu. 
No entanto, hoje, perguntaram-lhe se ficava no Sp. Braga: "Se vou continuar? Eu tenho mais um ano de contrato, não sei de nada (convites), é uma conversa para termos depois de dia 31 de Maio."
Quanto a........Salvador......... talvez seja só de nome!
E assim nasce mais um TABU no nosso futebol. 
E se no final , o único que ficasse fosse .....Marco Silva??

Sem comentários :