terça-feira, 26 de maio de 2015

Liga 14/15- Balanço Final


Terminou mais uma época futebolística em portugal e agora é tempo de realizar um balanço final.
Amorsporting já tinha publicado um post sobre, "O que falhou na candidatura do Sporting ao titulo" (LINK) , e vale a pena relê-lo porque os números finais não enganam.
Estes números finais são reveladores da prestação das 18 equipas ao longo do Campeonato Nacional. Concordo com a possibilidade deles até poderem ser ligeiramente diferentes, devido ao "colinho" durante a 1ª metade da Liga , mas no final fica a sensação de foi a equipa mais regular. E os campeões são sempre as equipas mais regulares. Quanto a isto não hajam dúvidas!!
Começando, então, pelo topo da classificação constatamos que depois de 3 décadas , um Clube que não o FC Porto, conseguiu sagrar-se Bi-campeão Nacional. Isto é revelador da hegemonia que tem existido no futebol português durante este período de tempo. Mas conhecendo o caso apito dourado muito está á partida explicado!
A Liga Milionária é directa para Benfica e FC Porto(1º e 2º classificados) que lutou pelo titulo até á ultima força e ainda logrou chegar aos 4ºs-de-final da Champions. Curiosamente o seu técnico também é muito contestado!!!!
Em 3º lugar ficou o nosso Sporting que assim irá ao Playoff de acesso á Liga dos Campeões , o que é muito importante pois a entrada na fase de Grupos significa mais 15 Milhões de euros. São 12 Milhões da entrada e mais 3 Milhões de ganhar o jogo do Playoff. 
O que também é muito importante é a conquista da Taça de Portugal! É que o SCP não vence uma competição interna desde 2007(ultima Taça de Portugal) e seria importante para galvanizar os sportinguistas e coroar o esforço do Clube em voltar aos grandes momentos.
Em 4º lugar ficou um decepcionante Sp. Braga que , ao principio prometeu muito mas que no final deixou 18 pontos de diferença para o Sporting e quase era apanhado pelo Vitória de Guimarães(3 pontos de diferença).
Para eles a conquista da Taça de Portugal já seria um salvar de época. De qualquer forma os bracarenses garantiram o acesso directo á fase de Grupos da Liga Europa!
Quem fez um trabalho fenomenal foi , mais uma vez, Rui Vitória , que eleva ao máximo que um grande treinador é muito importante numa equipa. É que o V. Guimarães com jovens jogadores desconhecidos , portugueses e estrangeiros, consegue formar uma equipa bastante competitiva e classificar-se para a 3ª eliminatória da Liga Europa. Atenção a este treinador , que já não é a 1ª vez que faz este feito e que é talhado para trabalhar com jovens.
Depois igual trabalho realizou, Lito Vidigal e Jorge Simão , no Belenenses. O 6º lugar é merecido e também com um orçamento reduzido e com recurso a muitos jovens da "cantera" do Restelo. Será um ressuscitar do Belenenses a nível nacional? 
Os azuis também terão que participar na 3ª eliminatória da Liga Europa!
Decepcionante , considero a época de Nacional, Estoril e Rio Ave que com orçamentos maiores não conseguiram o objectivo, as provas europeias.
Do Moreirense pedia-se a manutenção , que foi conseguida , mas do Boavista chegou a grande surpresa do campeonato. Ninguém dava nada daquela manta de retalhos de jogadores vindos de todo o lado mas Petit conseguiu fazer uma equipa e ficam na I Liga. Bravo Panteras!! 
Negativo foram as prestações de Penafiel e de Gil Vicente que desceram de Divisão. Em troca a I Liga recebe o estreante Tondela e o União da Madeira que regressa , passados mais de 20 anos.
Para a época 2015/2016 teremos na mesma os 18 Clubes mas uma Taça de Portugal com outro formato que Amorsporting também já anunciou(LINK).
Em termos individuais , Amorsporting , destaca uma série de técnicos e jogadores:
  • Melhor técnico: Jorge Jesus
  • Técnico revelação: Rui Vitória
  • Bota de Ouro: Jackson Martinez
  • Melhor jogador da Liga: Jonas 
  • Jogador revelação: Carrillo 
  • Equipa revelação: Boavista
Também gostaria de deixar um especial apreço por outros atletas/técnicos que da sua forma abrilhantaram a Liga portuguesa de futebol: Marco Silva, Lito Vidigal , Paulo Fonseca , Gaitan, Salvio, Lima, Nani, William Carvalho, Paulo Oliveira, Adrien, Rúben Neves, Herrera, Tello, A. Pinto, André André, Sturgeon, Goicoetchea e mais alguns , mas gostaria de destacar ,sobretudo , um jogador que marcou 17 golos ficando a 4 golos de Jackson Martinez- Marco Matias.
A nossa Liga continua com bons técnicos , com bons jogadores portugueses que precisam de jogar mais , de jogadores estrangeiros que aumentam o prestigio do nosso campeonato mas enquanto algumas regras não mudarem vamos continuara com as mesmas palhaçadas de sempre.
Tenham coragem e mudem a lei dos emprestados, façam cumprir quem não paga os ordenados, dêem de uma vez por todas os meios tecnológicos aos árbitros , terminem com a carreira de alguns, mudem a lei dos direitos televisivos, etc, etc.
Portugal tem que andar para a frente se queremos atrair mais investidores e ter uma Liga cada vez mais poderosa e competitiva.
Mas atenção ainda faltam duas finais para serem jogadas,Taça de Portugal e Taça da Liga , mas estes números não os mudarão!
P.S.- Que tal uma mudança de modelo de campeonato?(LINK)

Sem comentários :