sexta-feira, 8 de maio de 2015

7 de Maio de 2015: Dia do LEÃO!


Ontem , 7 de Maio de 2015, foi DIA do LEÃO e numa cerimónia na Praça Centenário , o nosso Presidente assinalou a data da queda do varandim de Alvalade. Há 20 anos atrás (1995) , o Sporting recebia o FC Porto para o Campeonato e um varandim do antigo Estádio José Alvalade caiu e Zé e Paulo .....faleceram da queda. Mais 18 sportinguistas ficaram feridos naquela tragédia que até hoje é sempre lembrada neste dia.
Bruno de Carvalho deixou a sua homenagem:
"Todos nós temos honra na nossa história. O Sporting é um Clube com memória. Assim, não podemos deixar de lembrar não é aqueles que já partiram mas também todos os que estão connosco, desde atletas, jogadores, Sócios e adeptos. O Sporting mais do que uma condição física, é uma condição de alma."
Para além da homenagem , Bruno , não quis deixar passar a ocasião para falar aos sócios: 
"Hoje é também um dia de passarmos uma mensagem aos três milhões de adeptos. O Sporting precisa cada vez mais do apoio de todos os que o acompanham. E eles também merecem uma homenagem. Queremos que os nossos adeptos tenham confiança no Clube e, acima de tudo, saibam que o nosso objectivo é vencer. O Sporting não pode ser um Clube que se contenta com pouco, temos de estar habituados às vitórias. Queremos dar mais alegrias do que tristezas a quem nos apoia. Temos a missão de cada dia, cada jogo e com cada vitória homenagear todos os Sportinguistas. Continuaremos a trabalhar por um Clube ganhador. Nunca nos podemos esquecer que, para nós, o segundo lugar é o primeiro dos últimos."
Entre os muitos presentes , estavam familiares e adeptos que sobreviveram á queda do varandim, atletas e treinadores de algumas modalidades pois ninguém quis deixar passar esta data.
No entanto , Bruno de Carvalho ainda frisou: 
"É uma data muito importante para o Sporting, onde relembramos e homenageamos aqueles que já partiram e os que sofreram de alguma forma com o que se passou, a quem o Sporting presta apoio incondicional. Este dia representa todos aqueles que já nos abandonaram e os que ainda nos acompanham. Todos os anos é bom que o Sporting nunca se esqueça desta data".
No final do discurso do nosso presidente, foi colocada uma coroa de flores junto à placa que homenageia os que perderam a vida pelo Clube, acompanhado por um sentido minuto de silêncio.
Mas afinal o que se passou nesse fatídico dia?
O SCP recebia o FC Porto em Alvalade para o Campeonato. Estávamos em Maio de 1995 e muitos adeptos do Sporting acudiram até ao varandim do velhinho Alvalade , á passagem do autocarro do FC Porto. A estrutura não aguentou tanta pressão e deu-se a tragédia. Dois falecidos e mais quase duas dezenas de feridos. 
De realçar que Domingos Gomes , médico na altura do Clube azul e branco juntou-se aos socorros que eram prestados ás vitimas.
O plantel da equipa sentiu o momento e á chegada e dentro do Estádio a tristeza era visível na equipa.
Pouco passava das 19 horas..........
Zé e Paulo são lembrados todos os anos assim como Rui Mendes ......que faleceu , assassinado, na final da Taça de Portugal em 18/05/2006.
Amorsporting não podia deixar de dar uma palavra de coragem e de alento aos familiares e queridos destes adeptos, que lá em cima olham-nos com saudade. 
Nós...... aqui......... continuamos a apoiar o que eles também apoiavam e no que acreditavam(no Sporting) esperando que nunca mais , estas tristezas tenham que acontecer. 
Saudações leoninas.

Sem comentários :