segunda-feira, 6 de abril de 2015

Que Sporting ??


Com o aproximar do fim de época, que cada vez menos acreditamos que passemos do 3º lugar, vem-nos á memória vários jogos do Sporting. Ou por faltas na concretização , ou por falhas na defesa , ou por substituições que nós faríamos de outra forma , ou até contratações falhadas ou não realizadas mas sobretudo o que poderíamos ter feito melhor. 
E é sempre assim. No final fazem-se as contas e as nossas penso que já não andarão muito longe disto a não ser que os tripeiros também escorreguem amanhã(o que não acredito).
Depois deste jogo em Paços de Ferreira , já li de tudo um pouco , e obviamente não concordo com algumas coisas que se disseram. 
Eu cheguei a escrever que o Sporting , porventura , fez um dos seus melhores jogos da temporada , isto em futebol jogado. O nosso futebol chegou a ser sufocante e brilhante. A bola era facilmente conquistada e tanto Nani como Carrillo conseguiam criar inúmeras jogadas de perigo. A nossa posse de bola foi muito boa e não foi a jogar lentamente! Foi com dinâmica e com fluidez que conseguíamos rodar a bola de um flanco para o outro sem que um pacense tocasse na bola. Os nossos defesas cortavam tudo e raramente Rui Patrício correu perigo! 
Então o que falhou? O que falhou foi a concretização! E não foi a 1ª vez que isso aconteceu pois no inicio da temporada também chegou a ser desesperante ver tanto golo ....falhado! 
Não se podem falhar tantos golos como se falharam e sobretudo ter aquela displicência no acto do remate. Aquela cabeçada de João Mário na 2ª parte foi como se ele nem acreditasse em si próprio.
Podíamos estar a tentar encontrar uma solução para este problema mas além do trabalho dos treinos existe uma coisa que se chama de experiência , qualidade e treino. 
Com o abuso na juventude e em jogadores que ainda se estão a formar é normal e esperado que estas situações e outras aconteçam. Em principio de carreira nem sempre os jogos correm da melhor forma! 
As falhas na defesa , as falhas na concretização, o abuso de cartões amarelos vistos, os cantos mal marcados(neste jogo vi cantos bem marcados como nunca marcaram no resto da época), livres mal marcados, e lançamentos laterais que não aprecio que se marquem desta forma.
Há muita coisa que eu mudaria na nossa equipa mas não sou eu o treinador. Acontece que todas somadas já são muitas coisas......bem , mas eu até aprecio Marco Silva. 
Mas o que eu penso é que muita coisa , o nosso técnico, terá aprendido esta época. Também penso e desejo que cá esteja para as rectificar mas neste jogo continuou a fazer asneira!! Então , com o jogo empatado , tira Slimani e coloca Montero? Não percebi!! No miníno exigiam-se os dois em campo, não? 
No entanto gosto da forma como o Sporting joga e circula a bola. Este sistema de jogo já nos deu provas de que é um bom sistema de jogo e a jogar com equipas grandes. Agora há pormenores que têm que ser mudados: 
  • Cantos: Para quando a mudança de planos para os nosso pontapés de canto? É Nani que os marca mas considero que nunca os marca bem. Parece que estamos a colocar a bola lá para o meio e não para um lance estudado. Só ontem vi algum trabalho nesse aspecto com aquele cabeceamento de Tobias Figueiredo . Ás vezes marcam cantos curtos mas para quê? Para não perder a bola mas o objectivo é o golo e não a posse de bola. Façam bloqueios , marquem para o 2º poste, combinem sair todos na grande área e depois entrarem todos pela área a dentro como se fosse uma evasão,etc, etc, Epá mas combinem alguma coisa de jeito e coloquem outro a marcarem os cantos!!! 
  • Livres: É mais um desperdício da nossa equipa que nem sei se marcou algum livre directo esta época! Eu por exemplo já vi o Montero marcar grandes golos de livre directo. Quem também os marca? Nani! Em toda a época marcou algum golo de livre directo? Não! O Adrien chuta bem, Montero quando joga podia marcar , Jefferson deveria marcar mais vezes e até porque não experimentar Carrillo que cruza muito bem? Enfim tem sido uma lacuna na equipa mas estes livres podem decidir jogos.  
  • Lançamentos laterais: Mas que raio de lançamentos laterais são estes? Lembram-me as equipas de jovens que começam a jogar futebol e passam a bola ao 1º que aparece á frente. Atentem ao plano de marcação dos lançamentos laterais do tempo do SIR Bobby Robson e depois comparem com os do Sporting. Marcar ali mesmo para a frente para não perder a bola. Ok! Até posso perceber isso mas onde nos leva o Tiki-Taka?  
  • Sistema de jogo: Ter como habitual o 4-3-3 concordo plenamente! Temos é que ter pontas-de-lança para este tipo de jogo pois com Montero e Tanaka não dá. Quando Slimani não jogou , o colombiano e o japonês não deram garantias para o 4-3-3. Aqui faltou o planeamento pois em vez de Tanaka tinha que ter vindo um jogador com características iguais ás do argelino. Depois vem o sistema alternativo: se temos o Montero que joga melhor atrás ou ao lado do ponta-de-lança temos que o utilizar. Então que tal em vez do 4-4-2 não implementar o 4-1-3-2? É que Montero a ponta-de-lança já vimos que não dá porque ele não lá está para os cruzamentos! Ele é um belíssimo jogador com a bola nos pés e então temos que ter um sistema de jogo onde contemos com ele.  Ontem não era preferível ter dois homens na frente do que tirar Slimani e colocar o colombiano? Até parecia que , Marco, estava contente com o resultado. 
  • Defesa: Para mim os defesas centrais são peças muito importantes numa defesa. Também já o afirmei que as grandes equipas são construídas a partir das defesas. Vejam as melhores Ligas e olhem para os primeiros classificados! Têm poucos golos sofridos não é? Pois ...com certeza que não utilizam 8 duplas de defesas centrais durante uma época. Aqui foi mais uma falha na planificação do plantel pois não podemos andar sempre a mudar de centrais. Agora o que querem fazer para o ano? Jogará Paulo Oliveira e Ewerton e Tobias será o 3º central? Ou contrataremos um "grande" defesa central e sentaremos o Ewerton e o Tobias? Parece-me que será a 1ª opção. E com estes defesas centrais podemos ser campeões ? E com Miguel Lopes/Cédric e Jefferson/Jonathan Silva também seremos candidatos? Pois.... pensem bem ...mas se desfalcarem a equipa depois não peçam é o titulo!
Acima de tudo teremos que ter muito sangue na guelra, ou seja, muita bravura nos jogadores contratados. Ontem vimos que não tínhamos grandes soluções para tentar virar um jogo pois Montero dificilmente acrescenta algo sozinho na frente e fazer substituições a 5 minutos do final para quê? Colocou Capel que parece que já cá nem está e queimou o Mané sem tempo para fazer nada. 
Mais valia ter estado quieto! 
O que acho é que para a época seguinte teremos que ter boas e outras soluções para entrarem a qualquer altura do jogo e poderem fazer a diferença. Neste momento não o temos.
E atenção: nem pensem em mexer muito nesta equipa pois se fizerem isso será um começar de um processo completamente novo. Obviamente que há jogadores quase/fora do Clube como Capel e Nani e que são dois extremos. 
Serão Labyad e Iuri Medeiros os seus substitutos? 
Isto partindo do principio que renovarão com Carrillo , que considero imprescindível.
Claro que há hipóteses de negócios e de jogadores da formação que terão já um pé no próximo plantel como Esgaio , Iuri e Labyad mas neste caso ainda teria que sair um lateral direito. O que é certo é que se Cédric ficar a ganhar o que pede será sempre menos do que aufere, Miguel Lopes. Um deles, muito possivelmente, não deverá ficar.........
Mas tudo isto é um processo que começou com a entrada de Bruno de Carvalho no Clube. Agora não se poderá mudar tudo de novo. 
A próxima época deverá ser uma das que menos trabalho dará a Bruno de Carvalho pois adivinho que as mudanças serão muito poucas , e isto apesar de toda esta publicidade.
Este processo de ter dois bons jogadores por posição já os nosso rivais fazem há muito tempo e o SCP não. Desde que chegou Inácio e Bruno de Carvalho que isso foi visível mas não podemos estragar todo esse processo com muitas mudanças na equipa e sobretudo mudar de treinador. 
O futebol do Clube precisa de paz e tranquilidade e isso tem-se com a manutenção de Marco Silva mesmo que não vença a Taça de Portugal. É que nãos e esqueçam que Marco Silva tem 37 anos e é a sua 1ª época de....Sporting!!

Sem comentários :