quarta-feira, 29 de abril de 2015

Marco Silva:"....rotatividade. É o momento para a fazermos."


Amorsporting já afirmou que deseja que marco Silva continue no Sporting para a próxima época mas entretanto já apresentei vários erros de gestão do plantel cometidos pelo mesmo.(Não se esqueçam: esta é a minha opinião!)
Esta página do jornal "Record" penso que corrobora a minha "tese" sobre este tema: a rotatividade.
Marco Silva, depois do jogo frente ao Moreirense, afirmou que a rotatividade é para ser feita neste momento!
Pois bem....então Amorsporting vai começar , a sua "tese", com 2 perguntas. Se até agora, raramente , fez uma rotatividade do plantel(por isso os jogadores estão cansado), e este é o momento para a fazer, eu gostaria de saber o seguinte: 
-Se o Sporting estivesse a lutar pelo titulo de Campeão ou outros títulos, não estariam os jogadores de rastos como estão , hoje? 
-E estando na luta por títulos era a 4,5,6 jornadas do final da temporada que faríamos a rotação do plantel ou teria sido melhor tê-la começado a realizar muito antes?
Ora bem.....por isso não concordo com o timing desta rotatividade! 
O que marco Silva está a dizer é o mesmo que aconteceu ao Benfica quando perdeu tudo no fim da época quando os jogadores andavam de rastos porque J.J. não tinha feito essa rotatividade. Reparem que , J.J. , aprendeu com os seus erros e passou a ter uma competição principal como objectivo-o Campeonato. Então a rotatividade faz-se nas outras competições!!!!!!!!
Então para o Sporting convém marcar essas prioridades:
  1. A competição como objectivo principal é o Campeonato.
  2. As outras competições também serão para vencer mas será nestas em que o Sporting terá que fazer a tal rotatividade. De preferência, nunca no Campeonato, excepto , lesões e castigos!
Ora....se o Campeonato é a nossa grande prioridade tem que se fazer a rotatividade , por exemplo, na Taça da Liga e na Taça de Portugal.
Neste momento e sem mais nenhum objectivo para lutar, a não ser a Taça de Portugal, é lógico e óbvio que o nosso treinador se veja na "obrigação" de utilizar/rodar outros jogadores para ter os jogadores na máxima força no...Jamor.
Mas se ainda tivéssemos outros objectivos para conquistar iria rodar a equipa neste momento crucial da temporada? 
Amorsporting continua a dizer que era preferível que ter feito esta rotação em outra altura do que chegar ao final da temporada e andar a rodar jogadores PORQUE ELES ESTÃO CANSADOS!!
Se na defesa a rotatividade fez-se naturalmente devido ás expulsões e mudança de defesas centrais , do meio campo para a frente isso já não se passou!!
Reparem: Marco Silva afirmou que "William é o jogador com mais minutos do plantel" e as estatísticas mostram que Carrillo foi o 1º jogo, da Liga, em que não participou e que Jefferson só não jogou quando esteve de castigo. Depois e no meio campo : Adrien e João Mário jogaram quase sempre e no ataque: Nani e Slimani também jogaram bastante. O argelino ainda foi á CAN2015 !
Isto significa que os jogadores estão exaustos o que nos dá várias interpretações: 
  • O plantel é curto pois com jogos de alto nível é raro irem-se buscar jogadores á equipa B
  • A rotação deverá ser feita mais cedo e ao ritmo de 1/2 jogadores por jogo , em altura própria, para não desequilibrar a equipa ou mudar toda a equipa em jogos, por exemplo, na Taça da Liga!
  • Má condição física do plantel! 
  • Estratégia física da equipa errada para a época!
Para esta última hipótese, pois não passam de simples hipóteses, Amorsporting tem uma ideia diferente da que está a acontecer no SCP. 
Eu penso que a equipa do Sporting tem que começar bem fisicamente para se começar a vencer e ganhar uma dinâmica de vitórias e de aumentar a moral. Sensivelmente a meio da temporada e isto no intervalo da Champions fazer a tal rotação de jogadores poupando-os um bocado e depois acabar a época fisicamente cheios de força para a recta final das provas. 
É o que está a acontecer no SCP? NÃO, NÃO ESTÁ !! Os jogadores estão a terminar a época mal fisicamente e como o pode fazer (porque não tem mais objectivos) estão a rodar ....só agora.
Sinceramente , também, tenho as minhas dúvidas quanto ao trabalho físico da equipa pois Adrien está de rastos e só fez meia época boa. Nani também não está com a força que tinha na altura dos jogos da Champions; João Mário idem aspas aspas; Carrillo também não me parece muito bem e já para não falar de Jefferson que parece um passador ....na defesa.
Pois é ........eu desejaria que nada disso fosse verdade mas sinceramente é isso que me parece e as exibições da equipa a isso me levam a pensar. O outro factor é desta equipa técnica ser nova nestas andanças e ser preciso passar por elas para se corrigir erros e melhorar. 
Nisto acredito pois vê-se que têm capacidades e também acredito que os erros serão corrigidos. 
Lembram-se que equipa técnica esteve no SCP na época em que voltámos a ser campeões com A. Inácio? Marco Materazzi acabou despedido mas deixou os jogadores afinadíssimos e acabámos a época cheios de força a vencer o FC Porto e a dar 0-4 ao Salgueiros!
Amorsporting não é nenhum "expert" mas penso que os factos falam por si!!
Mas o que acabou com a equipa foi o tal jogo com o Wolfsburgo, em Alvalade. Se o Sporting tivesse tido a tal escolha de prioridades , e essa seria a Liga, não tínhamos jogado com os titulares nesse jogo! Eram poupados para o jogo do Dragão! 
E o que foi que aconteceu? Equipa sem forças nem capacidade física nem anímica para responder dentro de campo! 
E o que interessava mais não era o 2º lugar? Pois....foi precisamente esse 2º lugar que saiu a voar !
Houve uma altura na época em que o SCP precisou de jogar vários jogos em poucos dias mas foi precisamente nessa altura que quebrámos:
-08/02/15-Sporting         1 - 1   Benfica
-14/02/15-Belenenses 1 - 1   Sporting
-19/02/15-Wolfsburg 2 - 0   Sporting
-22/02/15-Sporting         2 - 0   Gil Vicente
-26/02/15-Sporting         0 - 0   Wolfsburg
-01/03/15-Porto        3 - 0   Sporting
-05/03/15-Nacional         2 - 2   Sporting
Neste período só vencemos 1 jogo, para a liga , mas os outros reflectem o que eu tenho estado a dizer.
Foi aqui que o Sporting quebrou!!
Ou estarei muito errado??

Sem comentários :