terça-feira, 14 de abril de 2015

Liga portuguesa mergulhada em indefinição até ao fim!


O campeonato nacional está quase a terminar mas ainda existe muito para definir. 
Para quem defendia uma Liga só com 16 equipas aqui está a melhor prova: a escassas 6 jornadas do terminus da Liga portuguesa , está tudo ainda em aberto. Bravo!!
Se não fossem as trafulhices de uns Clubes e também das mais altas instâncias insistirem em denegrir e envergonhar o futebol nacional, até que poderíamos ter uma grande Liga de futebol e as pessoas irem mais ao futebol com as suas famílias.  Mas não!!

A luta pelo titulo está ao rubro e , ainda , é possível, o Sporting ser Campeão Nacional. Matematicamente falando, claro!! Depois o 2º classificado também promete dar que falar pois o Sporting não dará de mão beijada, ao FC Porto, o acesso directo á Liga Milionária. O Sporting Braga também não dá como perdido o 3º lugar e continua a lutar. Mas não é só: 1 lugar Europeu ainda pode mudar pois o 5º classificado está muito perto dos que o perseguem. Quanto aos números da descida de Divisão, está tudo em aberto e não há descidas ....anunciadas. Portanto, a luta vai ser até ao fim e quase para todos os objectivos. Convém alertar que caso os bracarenses viajem até ao Jamor e vençam a final haverá lugar Europeu para o 6º classificado da Liga.                                   Que mais podia um amante do futebol , desejar, de um Campeonato ? Pois bem........fica comprovado que com 18 equipas o campeonato fica muito mais equilibrado! 
Mas vejamos mais ao pormenor:
  • Para Campeão: O Benfica lidera com 3 pontos de avanço sobre o FC Porto. No entanto , estes 3 pontos , podem ser 4 pois em caso de empate o SLB tem vantagem na diferença de pontos nos jogos efectuados entre ambos. Assim, o FC Porto , para além de estar obrigado a vencer, pelo menos por , 0-2 para igualar esse factor de desempate. Se os portistas vencessem por 0-2 , passaria a desempatar a maior diferença entre o nº de golos marcados e o nº de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição. Bem......se assim fosse até será , também , muito difícil de termos Campeão. Amorsporting falou ainda na possibilidade de o SCP poder ser campeão mas só muito dificilmente isso acontecerá pois tem 11 pontos de atraso para o Benfica e 8 para o FC Porto. O calendário também diz muito das dificuldades que as equipas terão até á 34ª jornada. Como podemos ver na imagem seguinte , o FC Porto até terá, teoricamente, o calendário melhor. Porém os jogos da Liga dos Campeões poderão fazer a diferença, fisicamente. Vejamos: Ambas as equipas têm 3 jogos em casa e outros 3 , fora. No entanto o Benfica recebe: FC Porto, Penafiel e Marítimo e viaja até Belém, Barcelos e Guimarães. O FC Porto recebe: Académica, Gil Vicente e o Penafiel e viaja até á Luz, Setúbal e até Belém. Amorsporting pensa mesmo que a chave do Campeonato estará mesmo no jogo de Lisboa. Se os encarnados vencerem ficam quase , quase ....com o caneco. 

  • Para 2º classificado: O FC Porto tem , neste momento, 8 pontos de avanço sobre o Sporting que em caso de igualdade pontual tornam-se em 9 pontos. Isto significa que o FC Porto precisa de perder 3 jogos e o SCP......vencer todos! No entanto o nosso calendário não facilita as coisas pois recebemos em Alvalade: Boavista, Nacional e Sp. Braga enquanto teremos que viajar até : Moreira de Cónegos, Estoril e Vila do Conde. O calendário do FC Porto já o vimos , no ponto anterior, e o que poderá ser a nosso favor é um possível cansaço dos tripeiros. Se os azuis perderem na Luz , ainda precisaremos que percam mais dois jogos o que nos mostra que é mesmo difícil alcançá-los.
  • Para 3º classificado: Para esta posição só mesmo a luta entre Sporting e Sp. Braga com um jogo entre ambos ainda por realizar. O Sporting tem 7 pontos de avanço e parece não querer perder mais pontos para Benfica e FC Porto. Entretanto o calendário dos bracarenses é verdadeiramente impressionante para fim de temporada. Assim, recebem na Pedreira: Belenenses, Marítimo e V. Setúbal e os jogos fora de casa são em: Guimarães, Paços Ferreira e Alvalade. Nada fácil!! 
  • Para lugares Europeus: Só o 5º lugar dá , em principio, lugar para a Liga Europa. O nº de Clubes apurados para a Liga Europa aumentará se, o Sp. Braga vencer a Taça de Portugal(já agora se for....... á final). Mas mesmo que só o lugar que o V. Guimarães ocupa neste momento dê acesso a lugar europeu a luta vai ser intensa. É que assim, podemos constatar que o Vitória tem 43 pontos e que o 11º classificado tem menos 8 pontos. Em 6º temos o Belenenses com 42 pontos, em 7º o Paços Ferreira com 38 pontos, em 8º o Rio Ave com 37 pontos, em 9º o Nacional com pontos 36 pontos , em 10º e 11º  estão, o Marítimo e o Moreirense com  35 pontos. Em 18 pontos muita coisa pode mudar e o V. Guimarães não se sabe se será capaz de aguentar esta posição.
  • Para não descer de Divisão: O Penafiel é o ultimo classificado com 18 pontos, depois aparece o Gil Vicente com 19 pontos e só depois o 16º, Arouca , com 23 pontos. São 5 pontos de diferença para o último mas na próxima jornada temos já um Penafiel-Arouca e se os penafidelenses vencerem aproximam-se dos lugares da permanência. Para descer ainda não estão descartados Clubes como : V. Setúbal e Académica. O Estoril e o Boavista já têm 12 e 10 pontos de avanço sobre o Gil Vicente e estarão na Liga principal 2015/2016.
Por isso, meus amigos: se queríamos competitividade, emoção, indefinição até ao último minuto, mais jogos de futebol, aqui está um modelo de Liga atractiva. 
Mas....se me perguntarem que está tudo bem, Amorsporting, responde , claramente, que não! Há ainda muito por fazer para melhorarmos enquanto Liga. 
Por exemplo: a questão dos direitos televisivos deveria ser como em Inglaterra e a distribuição de dinheiro ser mais justa e também mais para os Clubes mais pequenos; os jogadores portugueses deveriam ser mais valorizados; os horários dos jogos na TV deveriam ser diferentes ; os horários nos Estádios também deveriam ser mais cedo para terem mais espectadores; o futebol deveria ser mais visto como um espectáculo e não uma guerra ; o preço de bilhetes serem mais baixos(no Sporting não temos razão de queixa); as regras das competições serem claras e transparentes ; os altos dirigentes do nosso futebol darem lugar a outros, novos e imparciais ; introdução de tecnologia para os árbitros para maior justiça no futebol, etc, etc.
Agora que já vimos que com 18 equipas e mais futebol os jogadores desenvolverão-se bem mais do que se só jogassem meia dúzia de jogos, que a rotação de jogadores será maior o que fará com que haja mais jogadores a jogar e que sobretudo haja mais golos e o futebol não tenha dirigentes interesseiros que depois só o prejudicam. 
O problema é que o sistema que está instalado não quer soluções boas para o nosso futebol. Este sistema quer que seja possível "tudo, menos tirar olhos". 
Entretanto ...está tudo por definir!!

Sem comentários :