quarta-feira, 8 de abril de 2015

Juniores: SLB-1 vs SCP-1. Lucro virá mais tarde!


Sporting e Benfica empataram a um golo, ontem, na Caixa Futebol Campus , no Seixal , para a 7.ª jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores. 
Este resultado torna tudo mais difícil, até para ambos os Clubes, nesta fase final da competição.
O resultado é injusto pois a nossa equipa foi quase sempre a melhor em campo, tirando os últimos 10 minutos que o nosso rival aproveitou para empatar mas já com os Leões reduzidos a dez jogadores. Podemos já afirmar que Caicedo foi mal expulso e que a arbitragem acaba por prejudicar o nosso Clube.
Ao intervalo o nulo registava-se mas o ascendente tinha sido do Leão. As oportunidades é que não eram materializadas em golo. Na 2ª parte o jogo foi mais equilibrado mas o Sporting continuava a criar as oportunidades de golo. Como são os golos que contam e não as oportunidades que se criam o nulo persistiu até aos 68´em Luís Elói fez o golo do Sporting. Foi numa excelente jogada entre Rafael Barbosa e Matheus Pereira que depois permitiu que Luís Elói aparecesse solto na área e finalizasse para o 0-1.
Então foi altura do srº. árbitro expulsar Caicedo e o Benfica conseguiu chegar á igualdade. 
Este resultado acaba por penalizar ambas as equipas. 
Com este empate, o Sporting mantém o 4.º lugar, com 10 pontos, a cinco de distância de FC Porto e Gil Vicente, que se defrontam ...hoje.
Mas vamos por partes: 
Luís Boa Morte que afirmou, á BTV: "Parabéns aos meus jogadores, que vieram aqui ao Seixal meter o Benfica na caixa", apresentou uma equipa que realmente fez um bom jogo mas que , á semelhança do jogo contra o FC Porto, em Alvalade, não aproveita as oportunidades criadas para marcar golo e depois..... tem facilidade em sofrer golos. Eu diria que é pródigo  dos jovens pois na equipa principal passasse o mesmo.
Amorsporting desconfiou um pouco da chegada deste técnico aos Juniores do Sporting mas tenho que dar a mão á palmatória: até que a equipa tem estado bem melhor! No entanto falta-lhe mais um pouco de qualidade.
Também tem as suas estrelas como o recém chegado , Matheus Pereira, Rafael Barbosa ou até Lisandro Semedo mas não será, provavelmente , suficiente para conquistarmos o titulo nesta categoria. 
Mas não será este o trabalho mais importante de uma Academia de formação de jogadores de futebol!
Seria bom se houvessem títulos mas o que realmente interessa é o produto final: formar homens que sejam bons jogadores de futebol e que sirvam a equipa principal do Sporting Clube de Portugal.
Reparem: O Sporting tirou jogadores dos Juniores para os colocar na respectiva equipa "B" o que enfraqueceu , neste caso, os Juniores. São os casos de :Gelson Martins, Podence, Francisco Geraldes, Ryan Gauld, Pedro Silva e João Palhinha, todos ainda com 19 anos de idade. 
É por isso que eu digo e sou corroborado pelo ex-jogador do Sporting , João Teixeira, que actualmente joga no Liverpool,  que a conquista de títulos é importante mas não "o mais importante": "Academia do Sporting valoriza mais o desenvolvimento que resultados". 
Este ex-jogador leonino defende que a Academia de formação do nosso Clube dá prioridade ao desenvolvimento dos jogadores jovens em detrimento de títulos.
"Não temos pressão nem nada do género. Somos jovens e só temos de os concentrar em desfrutar, melhorar e divertirmo-nos. Aos 13 ou 14 anos não somos profissionais. Temos de ter tempo para aprender", disse João Teixeira, actualmente emprestado ao Brighton & Hove Albion pelo Liverpool, sobre a sua formação quando esteve no Sporting.
O que interessará mais é saber que daqui a 2/3/4 anos e depois de passarem pela nossa equipa B , teremos jogadores preparados para jogarem na nossa equipa principal.
Entretanto , se se puder vencer competições ....ainda melhor.
Força Academia. 
Força Jovens.
Força Sporting.

Sem comentários :