segunda-feira, 20 de abril de 2015

Jornada do LEÃO(29ª): Sporting teima em sofrer(2-1)


O Sporting recebeu e venceu o Boavista por , 2-1, no jogo 8 Milhões, mas foi uma vitória bastante sofrida. Os Leões teimam em dar tiros nos próprios pés e a terminar as partidas com o coração na boca. 
Marco Silva fez algumas alterações na equipa, nomeadamente, Cédric e Nani voltaram a ser titulares, assim como Tobias que substituiu Ewerton no eixo da defesa. Rosell e Tanaka continuaram na equipa. Onze inicial: Rui Patrício, Cédric, Jefferson, Tobias, P. Oliveira, Rosell, Adrien, João Mário, Nani, Carrillo e Tanaka.
E o jogo começou com o golo mais rápido da Liga(15 segundos). Mau atraso de P. Sampaio perante a pressão de João Mário e Adrien a ficar com a bola e a inaugurar o marcador. É claro que todos pensaram logo que iria ser uma vitória confortável e .......fácil! Errado!!
Passados 7 minutos , Zé Manuel fez o empate perante a muita passividade da equipa do Sporting. Tanto cartão que é dado á nossa equipa que ao menos fossem quando é preciso travar uma jogada, perigosa , do adversário. Mas..... nada!! Várias tabelas .....e Zé Manuel a surgir a cabecear para o golo do empate.
Este era um jogo típico de campeonato com uma equipa pequena a encolher-se e a tentar sair em transições rápidas. Pois bem.....os Leões mais uma vez sofrem golos , tolos, e dificultam a sua própria vida.
Quando se pensava que o SCP reagiria .....só se viu um futebol lento, previsível e sem criatividade.
Marco Silva vendo bem o desenrolar do jogo, tirou Rosell e colocou Slimani para tentar dar outra profundidade e perigosidade ao nosso ataque mas até ao intervalo só por uma vez se criou perigo para Mika.
Ao invés do Boavista que nos minutos finais da 1ª parte tem uma jogada perigosa onde um axadrezado ficava isolado e Tobias Figueiredo com o ombro impede a jogada. Cartão Vermelho mostrado e Sporting reduzido a dez unidades. A expulsão é algo duvidosa mas no meu entender Tobias é bem expulso pois o boavisteiro já se adiantava e ficaria isolado. Mais uma vez a juventude de um defesa central a sair caro á nossa equipa.
No seguimento do livre, bola na trave da baliza de Rui Patrício. 
Chegou o intervalo e o resultado era mais que justo.
Na 2ª parte surgiu William Carvalho na vez de Tanaka para refazer o eixo defensivo e ....não só. William entrou e arrumou a casa e a defender era defesa central e a atacar era médio defensivo. Bravo William! No entanto o Boavista surgiu com vontade e obrigou Rui Patrício a aplicar-se num remate .
Depois o Sporting foi crescendo e mesmo a jogar com menos um jogador conseguiu ser melhor do que o da 1º parte. Fomos mais rápidos , menos previsíveis, mais móveis e........eficazes!
Adrien aos, 52 minutos cabeceou para a defesa da tarde de Mika que evitou um golo certo! Quem não falhou foi Slimani. Carrillo(mais uma vez ele) cruzou com peso e medida para o 2º poste e o argelino a cabecear para a vitória do SCP.
O Boavista tentou reagir colocando um ponta-de-lança mas só por uma duas vezes incomodou. Numa remataram ao lado e na outra William cortou a bola 3 vezes seguidas. Grande defesa central! Era a tentativa axadrezada de empatar mas foi o Sporting quem poderia ter matado o jogo se não fosse um fora-de-jogo mal assinalado a um contra-ataque onde um leão já surgia isolado. 
Até final só mais a expulsão do defesa central do Boavista mas esta muito forçada. Mas estava-se mesmo nas últimas e terminou logo a partida.
Em Alvalade estiveram 35.197 espectadores que formaram uma excelente moldura humana. 
A vitória foi sofrida e não era preciso tanta imaturidade e desperdício de uma equipa que já jogou bom futebol mas que agora parece ter desaprendido.
Individualmente: Rui Patrício foi chamado a intervir em vários lances e fê-lo sempre bem. Sem hipóteses no golo adversário. Cédric regressou muito mal á titularidade, sobretudo na 1ª parte. na 2ª já esteve ao seu nível mas com 10 jogadores não se aventurou muito. Jefferson continua a ser o lado mais fraco da nossa defesa e ataca melhor que defende. Porém , ontem, nem uma coisa nem outra. Tobias tem que refrear o ímpeto e ter mais concentração pois assim não dá. Paulo Oliveira é foi o patrão da defesa. Rosell quando saiu não estava a jogar mal e até os passes lhe saíam bem e até fez alguns cortes mas era o elo mais fraco. Adrien marcou o golo mais rápido da Liga mas só isso não chega. No entanto , para mim foi dos melhores jogadores. Manda no meio campo mas vê-se que não como o fazia anteriormente. João Mário também não atravessa um bom momento de forma. As coisas não lhe saem bem e talvez se sentasse no banco não fosse má ideia. Nani foi o pior jogador do SCP e talvez tenha feito a sua pior exibição da temporada. Continua a marcar livres e cantos mas sem sucesso. Ontem foi quase um a nulidade. Mesmo assim é muito protegido por Marco Silva que raramente o substitui. Carrillo voltou a ser dos melhores e para mim é um regalo vê-lo a jogar. Raramente perde uma bola , tem velocidade, tem a criatividade que o SCP precisa , é o extremo que vai á linha cruzar e que bem que sabe cruzar. Porém também não foi daqueles jogos em que no um para um é imparável. Tanaka foi quase uma nulidade. Fez um remate á baliza. Slimani entrou e resolveu o jogo. Não é um jogador de um primor técnico mas de cabeça é ....letal. William Carvalho foi o melhor em campo para Amorsporting. Slimani resolveu , é verdade. mas William entrou e reorganizou o jogo dos Leões. A defender era defesa central e a  atacar era médio defensivo. Grande exibição do médio que não sei porque fica no banco de suplentes. Estará fisicamente tocado ou estarão a preparar uma possível saída? Mané também entrou mas foi por pouco tempo.
De realçar que com esta vitória , o nosso Clube , está somente a 2 vitórias de garantir o 3º lugar e a consequente pré-eliminatória da Champions.

Sem comentários :