sábado, 18 de abril de 2015

A importância de Fredy Montero.


Ninguém tem dúvidas das qualidades de F. Montero mas sabemos que não atravessa um bom período em Alvalade! 
É verdade quem têm existido muitos rumores da sua colocação numa lista de jogadores transferíveis mas Amorsporting tem as suas dúvidas de que isso exista e não concorda com a sua saída.
O colombiano que foi contratado ao Seatle Sounders por cerca de 2.000.000€ , que tem uma clausula de rescisão de 60.000.000€ e um contracto até 2018 chegou ao nosso Clube e começou logo a marcar golos. Mas isso foi quando os adversários não o conheciam pois ele actuava como elemento mais adiantado da equipa. Depois de conhecido mais sobre as suas características a marcação passou a ser mais eficiente e o jogo de Montero ressentiu-se. E se na 1ª época marcou 13 golos na Liga , nesta, ainda só marcou 7 golos mas também porque chegaram outros avançados a Alvalade, nomeadamente , Slimani e Tanaka que também ganharam o seu espaço. 
E é aqui mesmo que entra a minha ideia! O colombiano não é um ponta-de-lança mas sim,  um 2º avançado. Acontece que o Sporting não joga com 2 homens na frente a não ser no sistema alternativo que é o 4-4-2. Neste sistema , Montero é bem mais eficaz e as suas características assentam-se mais para jogar acompanhado e não sozinho na frente de ataque. 
Este é o verdadeiro problema mas o avançado tem a sua importância no plantel do Sporting. Não podemos ter jogadores só talhados para jogar em 4-3-3. Temos que ter um plantel constituído com jogadores para outros sistemas alternativos e com outras características. É aqui que entra Montero, no sistema alternativo que no entanto penso que deveria ser mais um 4-1-3-2 do que um declarado 4-4-2.
Fredy Montero , 27 anos, 1,76 m. e 73 Kg faz falta ao Sporting mas......nunca para o 4-3-3. 
Não podemos dizer que um jogador que é contratado e que faz parte do plantel do nosso Clube que não é preciso. No máximo que já não se sente bem ou que o seu rendimento já não se enquadra nos planos da equipa. Não penso, que no caso de Montero, isto aconteça! 
Penso, claramente, que Montero é muito útil a qualquer plantel mas que é um jogador que com as suas características se enquadra mais num sistema de jogo do que em outros. 
Montero é excelente tecnicamente e  se for melhor psicologicamente saberá que enquanto jogarmos em 4-3-3 , dificilmente, jogará a titular. Depois tem que estar bem pois duvido que um técnico não veja que ele é mesmo bom jogador.  
Fredy pode ser útil em qualquer jogo : quando estivermos empatados ou a perder. Entrará para reforçar a equipa e a frente de ataque. A  jogar com dois homens na frente é a praia de Montero pois ele tabela, remata, cria espaços e aparece nas costas do PL. Também será útil para quando precisarmos de um jogador que nos garanta mais posse de bola: tanto para jogar a nº 10 ou até em substituição de um médio. 
Amorsporting quase que apostaria que Montero se daria bem numa das alas , á semelhança de Nani que joga mais para o interior do campo em detrimento de ir á linha e cruzar. Mas isto já será para Marco Silva pensar e talvez.....experimentar.
Claro que não posso ignorar que o futebol também é um negócio e que Montero é um jogador valioso e que nos poderá dar um lucro para reforçar a equipa. No entanto não concordo com a sua saída porque tudo tem o seu tempo e em termos de negócio eu daria mais uma época pois precisamos dele para termos um plantel cada vez melhor. 
Sem dúvida nenhuma que com F. Montero teremos um plantel melhor e não nos podemos esquecer que a sua importância também se vislumbra pelos golos marcados. Mesmo não sendo titular , Montero já apontou 7 golos e é o 2º melhor marcador da equipa. 
Montero faz falta e tem lugar neste plantel e esta é a ideia de Amorsporting.
Força Montero!!

Sem comentários :