quinta-feira, 23 de abril de 2015

A grande defesa de MARCO SILVA.


A contestação ao nosso treinador , Marco Silva, sobe de tom e as exibições da nossa equipa principal de futebol não têm convencido....ninguém. Se , dantes o nosso técnico granjeava muito mais apoio , hoje, isso já não é tão abrangente entre os sportinguistas. 
Amorsporting foi tentar encontrar alguns desses focos de descontentamento que cada vez mais vou lendo e ouvindo por aí. 
Desde já e antes de começar, fica aqui a minha ideia pessoal de que Marco Silva ,mesmo que perca a Taça de Portugal , DEVERÁ ficar no comando da equipa do Sporting, pelo menos em 2015/2016.
Marco Silva foi contratado pelo período de 4 épocas, ou seja, a sua contratação faz parte de um projecto de crescimento e fortalecimento da nossa equipa principal e que o objectivo é sermos campeões/títulos. O tempo do contacto é a prova de que o treinador merece , pelo menos , mais uma temporada no comando da equipa pois o projecto é a médio/longo prazo.
O técnico teve que montar um plantel com condicionalismos financeiros e para quem percebe mais de futebol sabe que fazer isso e ser campeão...................é muito difícil ou até impossível.
De facto, depois de uma temporada atípica , comandada por L. Jardim, o testemunho coube a Marco Silva mas não iria ser nada fácil suplantar os números do técnico madeirense.
O ex-canarinho pegou na equipa e aproveitou muito bem a base da equipa. Nada mais do que 14 jogadores transitaram na época sem jogos Europeus: Patrício, Boeck, Cédric, Jefferson, Maurício, A. Martins, Adrien, William Carvalho, Carrillo, Capel, Mané, Slimani , Héldon e Montero.
A espinha dorsal da equipa foi aproveitada mas qualquer treinador com meio palmo de testa também o teria feito. A partir desta base , juntaram-se-lhe mais uns quantos jogadores que estão no seu 1º ano de futebol português, de Portugal e de....Sporting.
Com estes jogadores todos, o nosso treinador construiu o ADN da sua equipa e personalizou-a a seu jeito que é algo diferente da de Jardim. Este ADN, esta personalidade, é criada pelos técnicos do Clube conforme os pergaminhos e objectivos do Clube. Com Jardim o Sporting era mais rectilíneo e directo e com Marco Silva o futebol é mais rendilhado e com mais posse de bola. 
Depois vêm os pormenores de uma equipa: como defender, como atacar, como pressionar, como ter posse de bola, marcação de livres e cantos, saber sair a jogar a partir da defesa , as jogadas ensaiadas(rotinas/automatismos), etc. 
A qualidade dos técnicos vão influenciar esses pormenores todos portanto a sabedoria e a experiência duma equipa técnica é muito importante para o sucesso. O Sporting apostou numa equipa técnica jovem e com potencialidades , ou seja , também está a melhorar/ a aprender. É isto mesmo que eu penso desta equipa técnica que no entanto , na minha opinião tem futuro no Clube.
Portanto, não é só a qualidade dos jogadores que faz a diferença. 
E atenção: Quem lê os meus posts sabe que já há muitos anos defendo para o Clube , sempre técnicos experientes e mais velhos. A minha ideia é se o SCP é um Clube com muitos jovens , então, que melhor que um técnico já experiente para os ensinar? No entanto, volto a dizer que Marco Silva deve continuar o projecto no Sporting!!
E deve continuar porque soube montar uma equipa á sua maneira mas faltaram-lhe mais armas/jogadores para dar mais guerra. Por muito que tenham chegado: Paulo Oliveira, Sarr, Miguel Lopes, Jonathan Silva, Tobias Figueiredo, Slavchev, Nani, Tanaka, Rosell, etc, acontece que estão quase todos pela primeira vez em Portugal, no futebol português e no Sporting. Todos os jogadores precisam do seu tempo de adaptação e estes contratados pelo SCP não fogem á regra!! 
Também penso que muito jogadores já deveriam estar "balizados" pela direcção e não por Marco Silva mas que muitos deles parecem ter excelentes potencialidades. Já para não falar de que há jogadores que nunca se adaptam e que o seu caminho será longe do nosso Clube. 
Isto tudo não são desculpas....são factos!!
Terá então , Marco Silva e seus adjuntos , qualidade suficiente para treinarem o Sporting e vencerem títulos? Amorsporting responde que .......sim!! No entanto , como é uma equipa que também está a aprender  e também no seu 1º ano de Sporting, espero que alguns aspectos sejam melhorados. Refiro-me concretamente a: 
-Atitude displicente da equipa em muitos jogos; 
-Á marcação de pontapés de cantos (Embirrar com a Nani a marcá-los a época toda, não resultou em nada e não mudar não é muito bom sinal!);
-Á marcação de livres (O mesmo dos pontapés de canto. Nani marcou algum golo de livre?);
-Forma de defender pois parece que todos têm medo de por o pé! (Viu-se no golo do Boavista);
-Preparação física da equipa pois parecem de rastos;
-Opções de gestão do plantel(preferiram dar tudo na Liga Europa do que poupar jogadores para depois chegarem ao Dragão com toda a força. O resultado foi o que se viu);
Se nada disto não for alterado, o Sporting não chegará a lado nenhum pois seremos previsíveis e nulos em muitos lances.
Penso que Marco Silva e sua equipa técnica, são inteligentes e que farão a sua própria auto-avaliação e corrigirão alguns pormenores. 
Amorsporting até dá uma sugestão que não me parece descabida de toda: entrada de mais um treinador adjunto , mais experiente, com familiaridade com o Sporting para ser mais um cérebro a pensar. 
Esta época , que é a 1ª de Marco Silva, seus adjuntos(menos Nélson) e a de muitos jogadores não se pode considerar má! Nada disso! 
Se num projecto , logo no 1º ano , se consegue chegar a uma final de um objectivo proposto é porque o trabalho efectuado foi bom! Depois, na Champions não passámos á fase seguinte devido a erros de arbitragem , no Campeonato batemos o pé aos rivais e quase garantimos o acesso á pré-eliminatória da Liga Milionária, na Taça da Liga rodámos jogadores mas isso já foi problema do presidente, na Liga Europa mostrámos que com mais experiência poderíamos ter eliminado o Wolfsburgo  e na Taça de Portugal estamos a um passo de ........a vencermos!! 
Ou seja, o Sporting neste momento não está a praticar bom futebol mas já o fez e isso basta-me para saber que um técnico que chega ao Clube consegue por a equipa a jogar como uma .......equipa!
Agora chegamos a um factor que são os jogadores! 
Eu considero que Marco Silva não teve os ovos que queria para fazer uma omelete. Basicamente quando ele chegou ao Sporting muitos jogadores já estavam todos escolhidos e depois ainda ficou órfã na defesa , com a saída de Marcos Rojo. E aqui ficou o nosso maior problema!! 
Amorsporting vai prová-lo: 
Uma defesa de um candidato ao titulo não pode sofrer tantos golos , nem mudar tanto de jogadores, nem tão pouco ver inúmeros cartões amarelos e.....vermelhos!! 
Vejam a tabela Classificativa: 


Como podem ver, a defesa do Sporting com as oscilações todas que teve no seu eixo defensivo, tem , neste momento, mais golos sofridos do que .......o Sp. Braga. 
Mas jogar em Alvalade é que esteve o problema! Enquanto os rivais, na sua casa , sofreram apenas , 3 e 4 golos, nós sofremos .....13. Até o Sp. Braga sofreu apenas.....5 golos, na pedreira. Estes números comprovam que não podemos andar a mudar de defesas centrais como mudamos de cuecas!! 
E depois ,ainda temos, os números totais de golos sofridos! Por temporada só se podem sofrer cerca de 13,14,15,16....golos mas o SCP já vai nos ........26 !!!!!!!!! 
Acho que não são precisas mais provas!
Amorsporting , também já o afirma há muitos anos: Uma equipa constrói-se de trás para a frente! Mas a do Sporting .....não! A saída de Rojo e a não entrada de ninguém experiente para o seu lugar.....foi o ponto fraco desta equipa. Espero que o saibam ver!!!!!!
Um Clube que contrata jovens jogadores como Naby Sarr ou Paulo Oliveira não se pode dar ao luxo de os lançar logo ás feras. Mas foi o que o SCP fez!! 
Provavelmente o dinheiro não dava para tudo mas agora sabemos que buraco ....tapar!! 
Talvez com Ewerton? Talvez com mais um...........
Finalmente , o Clube precisa de paz, estabilidade, tranquilidade .................directiva (que penso que já a vai tendo) e técnica. 
O Sporting não pode andar sempre a mudar de treinador! Tem que existir segurança para os treinadores  e esta direcção tem-na dado , a Marco Silva, excepto naquele episódio. Mas isso são águas passadas e o que não mata.......fortalece-nos!!( Espero que sim!!) O nosso presidente também é jovem e como ele próprio o afirmou ,sobre o Facebook, não o vai voltar a utilizar. Isto é uma aprendizagem!! 
O próximo foco será o de manter a boa equipa que tem renovando com os que cá estão, fortalecê-la com mais 2 ou 3 jogadores experientes e com qualidade e manter esta equipa técnica. 
Os novos jogadores já irão para o seu 2º ano de Clube e o problema de adaptação já se colocará a todos eles , outros poderão subir da equipa B e á semelhança de Tobias ou de João Mário , serem grandes reforços mas sobretudo ter-mos uma equipa preparada para atacar o titulo de campeão.
Por tudo isto , considero que Marco Silva tem todas as condições de ficar pelo menos mais um ano no Sporting!!

Sem comentários :