segunda-feira, 9 de março de 2015

Tonel: "Falta experiência ao lado de Paulo Oliveira"


O ex-jogador e capitão do Sporting, Tonel, falou ao Jornal "O Jogo" e disse o que Amorsporting sempre disse:  "Falta experiência ao lado de Paulo Oliveira".
São palavras, sem maldade , e só constatam um facto mas que são mais para elogiar Paulo Oliveira e nada para criticar Tobias Figueiredo , até porque não teria razões para isso.
Tonel tocou num ponto que já tínhamos falado aqui. 
Tobias Figueiredo vai ser um grande jogador, está a jogar bem, mas neste momento e viu-se no Dragão, quem devia ser o titular deveria ser um defesa bem mais experiente do que ele. E não é só para a sua posição. É também para todas as outras em que o titular seja um jovem.
Acontece que, provavelmente, devido a restrições orçamentais e também de se fazer uma aposta em Janeiro , não seria muito aconselhável. No entanto também se poderia ter ficado com o Maurício mas aqui teríamos que colocar uma pergunta: Não se precisaria do dinheiro para outra coisa?
Bem , mas o melhor é cingirmo-nos só ao que disse Tonel........que será colocar o "problema" de outro ângulo!
Não seria benéfico para Paulo Oliveira jogar com um defesa mais "maduro" a seu lado?
A resposta é clara : SIM!!
"Paulo Oliveira é um jogador jovem que tem estabilizado e evoluído a bom ritmo. Está em fase de afirmação e dentro de dois ou três anos será naturalmente melhor. Já é uma referência defensiva do sector. Não gosto muito do termo patrão de uma defesa, pois patrão é quem nos paga o ordenado, mas pode vir a ser um líder, uma voz de comando importante. Tem contado com o Tobias Figueiredo ao seu lado, que tem cometido alguns erros por imaturidade, mas têm de jogar, competir. Penso que Paulo Oliveira podia evoluir mais rápido com um colega mais experiente ao seu lado, mas as circunstâncias do clube não o permitem".
Estas ultimas palavras dizem tudo mas se queremos ser candidatos a títulos não podemos , eternamente, jogar só com jovens. Teremos que investir algo mais pois já vimos que não chega.
É muito bonito , colocar os jovens a jogar e eles darem muito boa conta de si mas nos momentos "mais escaldantes" algo vai falhar e seremos sempre 2ºs, 3ºs ou 4ºs classificados. 
Queremos vencer? Sim!! Mas só com jovens não vamos a lado nenhum!!
A experiência conta muito e em posições chave como baliza, defesa central e médio centro são cruciais ter grandes maestros.
O Sporting, neste momento, para a baliza não precisa de mais nada mas para defesa central e para médio centro/nº10 já precisa. 
Atenção que todos(eu inclusive) gostamos do Tobias e do João Mário que também vai ser um grande jogador mas tínhamos que ter contratado um verdadeiro maestro para nº 10. Obviamente que não pode ser um jogador caro mas um jogador mais experiente e conhecedor do jogo mais ofensivo do que o português é necessário. Para a próxima época, Labyad, também poderia ser parte da solução , se ele quisesse baixar o seu ordenado mas mesmo assim precisaremos sempre de um jogador mais experiente neste local do campo. 
E teríamos mais uma solução para rodar a equipa.
na defesa já se sabe. Tobias é bom jogador e precisa de jogar mas um defesa central com mais experiência e que ainda tenha coisas para ensinar ao jovem Paulo Oliveira , seria perfeito.
"Estamos a falar de um jogador que é rápido, tem boa leitura de jogo, é sereno sem ser agressivo, mas pode melhorar na sua saída de bola. Também no passe longo necessita de melhorar, mas isto só acontece com muito treino, trabalho e paciência. Claro que depois é fundamental competição. Paulo Oliveira trabalhou e conseguiu o seu lugar na equipa, agora está a afirmar-se num processo evolutivo".
E atenção , Paulo Oliveira a jogar deste forma tem que ir á selecção portuguesa: "Pode chegar à Selecção Nacional, claro. Os jogadores, Ricardo Carvalho, Pepe ou Bruno Alves já têm alguma idade, de facto, e no médio prazo pode ser necessário essa renovação. Aí, Paulo Oliveira pode ser um nome a ter em conta, uma alternativa válida para o lugar. Enquanto lá estiverem será difícil que Paulo Oliveira tenha lugar no onze, ainda que num grupo mais alargado possa entrar. Tudo depende do que pensa o seleccionador nacional, Fernando Santos. É difícil de prever quando pode surgir uma oportunidade, depende do momento de forma, de alguma lesão ou castigo. A entrada do Ricardo Carvalho foi um pouco assim, depois de Jorge Costa e Fernando Couto. Agora, Paulo Oliveira tem condições para conseguir um trajecto longo na Selecção Nacional".
Amorsporting concorda com as palavras sensatas de Tonel mas nestas contas , a nível de selecção Nacional , também vai colocar o Tobias Figueiredo pois não existem portugueses a evidenciarem-se muito mais do que os nossos 2 defesas centrais.
Que fique bem claro que de qualquer forma , Tobias Figueiredo e Paulo Oliveira já formam uma boa dupla de defesas centrais mas que para os títulos é necessário muita qualidade e muita experiência a jogar de inicio e isso ainda falta ....um pouco!!

Sem comentários :