quarta-feira, 4 de março de 2015

Sporting homenageou , ex-árbitro Pedro Proença.


O nosso Clube homenageou o ex-árbitro Pedro Proença num Jantar que teve lugar no Grande Real Villa Itália Hotel & Spa. 
Pedro Proença , acabou de se retirar da arbitragem e é considerado o melhor árbitro nacional tendo tido presenças nas finais do Europeu 2012 e da Liga dos Campeões do mesmo ano.
Jaime Marta Soares, explicou esta homenagem: "É merecida esta homenagem a um grande senhor da arbitragem portuguesa. É o reconhecimento do trabalho feito pelo futebol nacional e mundial, os valores defendidos pelo ex-árbitro são com os quais o Sporting se identifica e pelas competências, conhecimento e qualidades demonstradas ao longo da carreira. Os grandes homens afirmam-se pela competência e pela capacidade de serem humildes e respeitar as opiniões, mesmo quando são contrárias. Regozijamo-nos por um português ter seguido a sua paixão e ter levado tão longe o nome do desporto português. Pedro Proença identifica-se com os valores de um desporto digno e competente, que é exactamente o que este novo Sporting procura todos os dias."
Bruno de Carvalho entregou a Pedro Proença, um quadro como recordação e em troca recebeu uma camisola de árbitro internacional.
Na homenagem estiveram presentes: Presidente do Sporting Clube de Portugal, Bruno de Carvalho; o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Jaime Marta Soares; o director do futebol profissional, Augusto Inácio; e o director do futebol de formação, Virgílio Lopes; vários elementos dos Órgão Sociais do SCP; o Presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, José Gomes; o Presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Nuno Lobo; e o Presidente do Conselho de Arbitragem da AFL, Helder Gomes; vários elementos das respectivas direcções e elementos das Associações de Futebol de todo o País.
No fim Pedro Proença agradeceu: "É com grande gratidão que recebo este carinho e o reconhecimento pela forma como arbitrei durante a minha carreira. É um evento que espelha a imagem de profissionalismo que deixei. Foi uma honra ter arbitrado jogos do Sporting, um clube de renome em Portugal e no Mundo. Sempre tive uma relação de civismo com o Clube e com os seus adeptos e desejo as melhores sortes desportivas e a continuação do Sporting como um Clube de referência em Portugal e no Mundo".
Sinceramente e depois de muito criticarmos a arbitragem , esta homenagem é merecida pois , realmente , Pedro Proença foi o melhor árbitro português. Todos erramos , obviamente, mas há uns que pela sua competência e profissionalismo erram menos do que outros. Aliás há uns que fazem questão de só errarem!!
Esta homenagem é um piscar de olhos a este jovem que agora deixa a arbitragem de jogos mas que brevemente estará em outros vôos.
O ex-árbitro já se mostrou disponível para muitos cargos mas penso que poderia marcar a diferença em termos da arbitragem nacional criando, á semelhança, do nosso pais vizinho, tipo de colégios ou escolas onde se ensina a arbitrar. Este sector precisa de uma mudança grande mas não será fácil pois o que está instalado ............dá jeito a alguns!! 

Sem comentários :