quarta-feira, 4 de março de 2015

A Taça de Portugal é para vencer !!


A Taça de Portugal é para vencer!! 
Esta competição é um dos objectivos mais importantes que o Clube tem por época. Eu diria que por época a prioridade será a seguinte:
  1. Conquista da Liga;
  2. Classificação para a Liga dos Campeões ou 2º lugar na Liga;
  3. 3º lugar na Liga e consequente disputa da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões;
  4. Taça de Portugal; 
  5. Classificação na Liga que lhe permita disputar a Liga Europa;
  6. Taça da Liga.
Mas atenção e penso que não estarei errado, o prémio monetário da Taça de Portugal é inferior ao da Taça da Liga. O problema é que o vencedor da Taça de Portugal dá acesso directo á Liga Europa e o da Taça da Liga ainda não dá acesso a nenhuma competição.
Nestes objectivos não coloco nenhum Troféu em termos Europeus pois os candidatos são muitos e muito mais ricos que o SCP. Com isto não quer dizer que não tenhamos equipa para conquistar uma Liga Europa mas é muito difícil.
O que , para agora, interessa , é vencer ,amanhã , na Choupana naquela que vai ser a 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal. 
O Nacional da Madeira é o nosso adversário e vai tentar contrariar-nos ao máximo e também chegar o Jamor. Vai ser um jogo difícil, pois todos o são , mas sobretudo porque a equipa insular é uma boa equipa e está a realizar uma 2ª volta muito boa estando já classificadas num 8º lugar.
Sabemos que este campo, tradicionalmente é um campo difícil mas o Sporting é o Sporting e o nosso valor tem que sobressair. 
A lista de convocados do nosso Clube já foi divulgada e eu destacaria a não convocação de Nani e o regresso de Jefferson ás convocatórias.
Convocados: 

Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Jefferson, Miguel Lopes, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, Naby Sarr e Cédric Soares;
Médios: André Martins, William Carvalho, João Mário, Adrien Silva e Rosell;
Avançados: Islam Slimani, Fredy Montero, Diego Capel, Carrillo, Tanaka e Carlos Mané.
Amorsporting não arrisca um onze para este jogo pois já não sei o que Marco Silva irá fazer. Perante a má escolha que fez aos jogos mais prioritários do Sporting , agora , torna-se difícil de saber o que significa este jogo da Taça de Portugal para ele.
Marco Silva afirmou que : quer "chegar á final e ganhá-la" mas isso não nos serve de nada. O que realmente interessa é a equipa que ele vai colocar em campo! 
Amorsporting já expôs a sua visão e na escolha que teria feito no jogo onde colocaria a equipa a rodar. Esse jogo seria com o Wolfsburgo pois viu-se que a eliminatória seria muito difícil de virar e que logo de seguida jogaríamos um jogo bastante mais importante. Esse facto não foi colocado em mente e o que aconteceu é no jogo em que deveríamos estar com a força toda......não tivemos nenhuma.
Então a minha preocupação é : 
Que equipa jogará amanhã frente ao Nacional sabendo que só se passaram 4 dias ? 
Será o mesmo onze? 
Será que os jogadores já recuperaram da fadiga/cansaço? 
Fará Marco Silva rotação numa meia-final da Taça de Portugal? 
Enfim.....
Pelos convocados que praticamente são os mesmos não chegaremos á equipa provável até porque pode ser uma outra totalmente diferente. Vejamos: Marcelo Boeck, Miguel Lopes, Jefferson, Naby Sarr , Paulo Oliveira, William Carvalho, Rosell, André Martins, Capel, Mané e Slimani. 
Como podemos ver , da equipa que jogou no Dragão e perante os convocados , o Sporting poderá não mudar no máximo 2/3 jogadores. Todos os outros poderão descansar!
No entanto , como eu não acredito que esta possa ser a equipa dos Leões contra o Nacional da madeira, significa que alguns jogadores que jogarão estarão ainda cansados o que me deixa muito apreensivo. Mas sobre isso falaremos depois.........
O que eu penso é que é muito arriscado jogar uma meia-final da Taça de Portugal , na Choupana, com muitas mudanças na equipa. Porém se não mudarmos alguns jogadores , o cansaço poderá vir ao de cima e o resultado não ser muito bom. Por isso é que existe uma preparação e estudo sobre os próximos jogos e aqui , eu não concordo com a seguida por esta equipa técnica. 
Volto a dizer: se tivéssemos rodado a equipa contra o Wolfsburgo , agora, tínhamos os jogadores nas suas capacidades físicas quase no máximo.
Mas ....de qualquer forma , com mais ou menos dores de cabeça, vou torcer, como não poderia de ser , pelo nosso Sporting. 
Marco Silva é ambicioso e na antevisão do jogo fala em jogo difícil : 
  • "Por haver dois jogos para decidir a passagem à final, o encontro na Madeira ganha contornos diferentes. Vai ser uma partida difícil, frente a um adversário que tem subido de qualidade durante a temporada. Queremos estar na final e vencer. Sabendo das dificuldades, também temos noção das nossas qualidades". 
  • "Quando uma equipa – e não somos os únicos, sabemos disso – está em todas as competições, é natural que os vários jogos seguidos possam trazer algum desgaste. Foi por isso que, com o Gil Vicente, alterámos cinco jogadores, por exemplo. Em relação aos dois últimos jogos, que foram de grande intensidade, é normal que alguns elementos não estejam tão frescos e, se houver necessidade, podemos promover algumas trocas."
  • "Não estamos habituados a perder, até porque a derrota no Dragão foi apenas a segunda no Campeonato num jogo onde estivemos mal. Por isso, temos de dar uma resposta de alto nível com o Nacional para chegarmos à vitória".
O nosso treinador também destacou que não é pela eliminação da Liga Europa e da derrota no Dragão que a Taça de Portugal é muito importante: "Sempre dissemos que tínhamos o objectivo de chegar à final e ganhar, não tem contornos distintos por causa dessas situações".
Depois das suas palavras , eis o que me parece que o nosso técnico vai fazer: ".....se houver necessidade , podemos promover algumas trocas."
É precisamente isso que me preocupa!!
A boa noticia é que o ponta-de-lança, Slimani, treina cada vez melhor e vai estando cada vez mais preparado para jogar o jogo todo! Mas não me parece que seja , já, amanhã.........
Boa sorte , Sporting.

Sem comentários :