terça-feira, 31 de março de 2015

8ª dupla de defesas centrais???


Se existem provas de que algo falhou no planeamento/constituição do plantel do Sporting, o eixo do nosso sector defensivo, é um claro exemplo.
Na próxima jornada , Marco Silva, apresentará a 8ª dupla de defesas centrais da temporada! 
É sintomático, não é ?
Vejamos as duplas já utilizadas: Maurício/Sarr; Paulo Oliveira/Sarr; Paulo Oliveira/Maurício; Paulo Oliveira/Tobis Figueiredo; Tobias Figueiredo/Sarr; Rabia/Sarr; Paulo Oliveira/Ewerton e este fim-de-semana que vem , provavelmente será Tobias Figueiredo/Sarr.
Se destas duplas tirarmos a constituída por Rabia/Sarr veremos que o resto jogou na nossa principal Liga. 
Se desde cedo se via que não existia tranquilidade neste sector , o Sporting, ou por não ter meios financeiros ou por pensar que não seria necessário, não contratou mais nenhum defesa central para colmatar a saída de Marcos Rojo. Paulo Oliveira ainda se identificava com o Clube , Tobias andava pela equipa B e Sarr também acabava de chegar e assim os erros seriam inevitáveis.
Tanta inexperiência e juventude não podem existir num candidato ao titulo Nacional! A 8ª dupla de defesas centrais é a prova disso mesmo! 
Se comparar-mos com os nossos rivais ou com outros grandes Clubes veremos que neste sector não acontecem nem metade destas alterações. Este é um sector que quanto menos se mudar......melhor.
Mas Amorsporting ainda vai mais longe! Se, por um lado, penso, que não ficámos a perder pois Tobias assumiu a titularidade com firmeza e categoria, a venda do brasileiro acarretou um risco elevadíssimo. E isto sabendo que Ewerton vinha lesionado e precisaria de tempo para poder jogar.
Assim...mais uma vez na época, lançámos um jovem ....ás feras!!
Amorsporting falou tanto neste aspecto que o Sporting parece ter feito questão de o fazer só para me dar razão!
E agora como vai ser para a próxima época? Ainda entrará mais algum defesa central ou ficarão só estes 4? Se pelo menos , Naby Sarr, precisa de jogar e deveria ser emprestado , os outros 3 poderiam constituir o núcleo duro do nosso eixo defensivo. 
Ewerton parece-me ser um defesa central pouco faltoso mas muito seguro de si. Poderá formar dupla com Paulo Oliveira uma boa dupla de defesas centrais e serem eles os titulares.
Tobias é jovem e depois de ganhar mais experiência estará melhor preparado para assumir a titularidade da equipa. Não me parece que seja para a próxima época! 
Depois penso que ficará para decidir se o francês será o 4º central , jogar pela equipa B , ser emprestado ou até vendido. Mas acredito que poderá ser emprestado para amadurecer!!
Mas um sector defensivo não funciona só com defesas centrais !
E se, por um lado não me pareça que Rui Patrício saia, os defesas laterais causam alguma apreensão.
Cédric ainda não renovou e se entrar na ultima temporada de contracto o mais óbvio é ser transferido. Ficaríamos com Miguel Lopes e.......Esgaio.
Para a esquerda , Jefferson , que recentemente , esteve em litígio com o nosso presidente poderá ser um dos jogadores a sair apesar de Bruno de Carvalho dizer que está tudo sanado. Se isto acontecer, Jonathan fica numa situação privilegiada e terá que esperar por outro lateral para lutar pela titularidade. Fala-se em Marçal do Nacional da Madeira mas não creio que seja o melhor. 
Claramente preferia que Jefferson não saísse.
Voltamos ao principio em que Amorsporting dizia que quem menos mexer neste sector estará em vantagem. Jogar com Rui Patrício, Miguel Lopes, Ewerton, Paulo Oliveira e Jonathan Silva seria uma nova defesa.
Então devemos pensar com antecedência: será que o SCP será candidato ao titulo com esta defesa? 
Sinceramente , acredito que nesta defesa existe muita qualidade e nada como o trabalho e união para se superar "medos" mas daí a sermos candidatos ........não sei.
Podemos pensar que o argentino será o elo mais fraco desta defesa mas depois de um ano em Alvalade ele estará muito mais consistente e depois de melhorar será bem melhor que Jefferson. Se assim não acreditarem resta ir ao mercado!! Mas como eu digo , o melhor será mesmo a não saída de Jefferson e a contratação de um defesa central mais experiente para o lado de Paulo Oliveira. 
Ah! E já agora..... tentar planear melhor a defesa para que atempadamente exista paz, tranquilidade e.....muita experiência!

Sem comentários :