terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

YES, WE CAN !!


O Sporting joga o seu futuro na Liga Europa , na Quinta-feira 26 de Fevereiro de 2015 ás 20:05 e precisa de dar a volta á eliminatória. Como sabemos , perdemos na Alemanha por, 2-0, o que deixa a nossa tarefa bem mais difícil. Mas será que é possível , esta R3VIRAVOLTA ??
E a resposta é: YES, WE CAN !! 
A chamada do nosso Clube é normal , apelativa e o plantel acredita e sabe que é perfeitamente possível vencer o Wolfsburgo, passando aos oitavos de final desta competição.
Antes do jogo de Wolfsburgo, falei aqui no que esta equipa prefere fazer....mas a nossa equipa deixou ,precisamente , isso acontecer. Não jogou William Carvalho mas também não jogaram Guilavogui(talvez fique no banco) nem Luiz Gustavo o que nos faz ver que não é com nomes que se vencem jogos. As vitórias obtêm-se com trabalho de equipa e não com actos de individualismos. Estes poderão fazer a diferença num pontapé furtivo e quando se tem a hipótese de num, 1 para 1 , enganar o adversário e fazer golo.
Portanto, Amorsporting até tinha lançado um desafio á nossa equipa para voltar a jogar bom futebol mas com o Gil Vicente isso não aconteceu totalmente. Houve lances que jogámos em equipa , ao 1º toque e que conseguimos realizar boas jogadas.....mas na Quinta-feira , isso não vai chegar.
Ao jogarmos lentamente vai dar um jeitão aos alemães pois eles até preferem o jogo de transições , onde são especialistas e estão em vantagem. 
Claro que precisaremos de ter a bola no nosso pé mas temos que , obrigatoriamente, de ser mais objectivos. Isto é, rematar á baliza e colocar mais rapidamente a bola nos nossos extremos. 
No jogo de Domingo , no dia dos Sócios, eu vi que não estávamos a fazer o que deveríamos e sabemos fazer : colocar a bola nas pontas, nos extremos. A bola saía de Rui Patrício , vinha para Paulo Oliveira , este dava para Miguel Lopes ou Jefferson mas depois vinha sempre para o meio e nunca para os nossos extremos. Ok, os defesas marcam os extremos mas temos que colocar a bola nesse local, nem que para isso o extremo corra para a linha de fundo. A bola tem que ir para lá. É por aqui que entraremos na defesa do Wolfsburgo que não tem laterais por aí além mas que são melhores que os do Gil Vicente.
Não podemos errar...é verdade! Não podemos dar espaços a De Bruyne(já digo isto á uma semana) nem tão pouco deixar a equipa alemã respirar. Aquele médio do Wolfsburgo , que na Alemanha, ía sempre buscar jogo para o distribuir, não podemos deixar que faça o mesmo em Alvalade. Provavelmente o médio será Luiz Gustavo ou Träsch mas vejamos 1º , o ultimo jogo desta equipa:


Como podemos constatar , neste jogo com o Hertha BSC, já jogou o médio brasileiro na vez de A. Hunt mas provavelmente será , na mesma, o alemão Träsch a vir organizar jogo. João Mário vai ter que cair em cima do organizador de jogo, Adrien marcar impiedosamente Luiz Gustavo e William ....De Bruyne! Por sua vez , Nani e Carrillo também não podem deixar Jung nem Rodriguez receberem a bola. Assim chegaremos á frente e pressionaremos a equipa alemã como um colete de forças. 
Obviamente , e á semelhança do jogo com o Benfica, não tendo jogador para organizar jogo , o Wolfsburgo jogará futebol directo tentando ganhar no jogo aéreo as 2ªs bolas. Aí , meus amigos, temos que ser fortes e ganharmos essas ....bolas e construir o nosso jogo. 
Os alemães têm mais dificuldade quando são muito pressionados e é isso que temos que fazer. 
Depois na nossa fase de construção,  eles sabem que já joga William Carvalho e vão tentar pressioná-lo para não organizar o nosso jogo. Porém se Adrien descair um pouco poderá também pegar na bola e saber o que tanto sabe fazer.
Mas como eu já disse , e penso que a chave será esta, temos que saber jogar pelas alas. A bola tem que chegar a Nani e a Carrillo mesmo que estejam marcados pelas costas(que estarão de certeza). o português e o peruano não têm medo de ter a bola e sabem sair a jogar de espaços pequenos e aqui terão que saber trocar a bola (que o sabem fazer muito bem) com os nossos médios interiores(J. Mário e Adrien) para que Cédric e Jefferson possam aparecer na linha para cruzar ou entrar na área e assistir para GOLO. É isto que o Sporting tem que fazer para criar perigo. 
Outra coisa muito importante, são as transições do Wolfsburgo! Não podemos permitir que os médios recebam a bola ,sozinhos , para lançar De Bruyne ou os extremos(Schürrle e Vieirinha), nem tão pouco(e isto é muito importante) deixar que o belga circule sem marcação.
Também , não nos podemos esquecer de explorar o espaço entre Knoche/Rodriguez e Naldo/Jung pois aqui denotam dificuldades. na Alemanha não soubemos criar perigo desta forma porque os nossos laterais e extremos não jogaram por ali nem quiseram ir á linha.
Atenção(penso que não precisava de dizer isto) a Jefferson , pois com este adversário temos que estar super concentrados , não cometer faltas infantis nem deixar aparecer ninguém nas costas como aconteceu com o Gil Vicente. Cuidado.......
Assim meus amigos: os dados estão , mais uma vez, lançados e esperamos uma grande noite em Alvalade e sobretudo...........ACREDITAR , porque se esta equipa consegue marcar 4 golos ao Schalke 04 também os consegue marcar aos Lobos.
YES, WE CAN !!  Força Sporting!

Sem comentários :