sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Um teste de fogo !!


Esta semana é o momento ideal para os periódicos apresentarem as suas estatísticas sobre o tão esperado Derby. Tudo é escalpelizado ao mais ínfimo pormenor e todos os dias aparece uma noticia ou uma estatística nova.
Depois há as pressões da semana própria de um Derby: ou é um dos Derby´s da Europa mais equilibrados , ou é os defesas que mudam e são muito inexperientes, ou porque Nani se marcar será o seu 1º golo ao Benfica, ou porque J.J. estará de saída e até tem proposta de Pinto da Costa, ou porque não joga Júlio César e no seu lugar aparece Artur que é fraco de pés e vai ser colocado sobre pressão, ou porque não joga Gaitán e Slimani está em dúvida, enfim.........há Derby!
Para Amorsporting as estatísticas não interessam para nada-zero! Mesmo que até, possam ser favoráveis ao Sporting.
O que realmente interessa é na relva, na garra, na táctica, na técnica ,na velocidade, na inteligência e claro......nos golos.
As contas são as da tabela classificativa e dizem que se não vencermos não encurtamos a diferença pontual para o 1º classificado do Campeonato mas se vencermos reduzimos essa diferença para 4 pontos e aí o campeonato anima.
Esta é uma grande hipótese de nos aproximarmos do líder no campeonato e ainda faltará meio campeonato!
Eu ainda diria que se perdermos também não ficamos arredados do titulo mas fica , outra vez, mais difícil. E atenção que não é só os encarnados que nos fogem......são também os Dragões(se ganharem, claro).
Estas é que são as contas verdadeiras e as que nos interessam!
Mas acima de tudo o que nos deve interessar são os verdadeiros protagonistas do jogo.
Do nosso lado , não se vislumbram alterações do onze tipo da equipa. Assim, Rui Patrício, Cédric, Jefferson, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, William Carvalho, Adrien, João Mário, Carrillo, Nani e Montero serão os titulares e Slimani será para entrar.
As duvidas que possam existir estarão mesmo do outro lado da segunda circular pois Gaitán parece que demora a recuperar a sua lesão, ou será bluff??? Já quanto ao guarda-redes do SLB , jogará Artur, e aí os benfiquistas até se benzem para que nada de mal aconteça , outra vez.
Mas o que realmente interessa não é se um ou outro jogador encarnado jogará pois o plantel é vasto e bem constituído e não será por um jogador não jogar que poderá ser mais fácil. NADA DISSO!!
A nossa mentalidade não poderá ser essa . O que temos que pensar é que vamos jogar com uma equipa na sua máxima força , que é líder do Campeonato, que é a 2º melhor ataque da prova e a melhor defesa. No entanto a derrota em Paços Ferreira provou que é perfeitamente possível de serem batidos e de que a nossa equipa está mais que há altura para os vencer. A nossa mentalidade é a de vencer qualquer que seja o adversário e sobre a máxima das adversidades. Nada nos pode negar a força que temos e desejamos de vencer. Nada nos vai impedir de tentarmos ser melhores em cada lance em que participamos, ou seja, nós somos Sporting e jogamos para ganhar!
Apostas de como se vai jogar tacticamente? Prognósticos só no fim do jogo e estamos em blackout serão algumas das nossas respostas , esta semana.
Uma coisa é certa , e aí concordo com o sr. Jesualdo Ferreira , quando diz que os encarnados são mais experientes. Sim é verdade , a experiência é muito importante mas a juventude aliada á qualidade e á inteligência é explosiva e é isso que vamos tentar juntar para sairmos vencedores.
Tanto uma equipa como a outra gostam de sair a jogar com a bola nos pés e dão primazia ás jogadas pelos flancos.
Nos encarnados temos que ter em especial atenção ás diagonais de Sálvio de Gaitán(se jogar), que surgem nas costas da nossa defensiva , que é "puxada" por Jonas ou Lima e também nas jogadas de bola parada onde o Benfica faz muitos bloqueios. O Ola John é mais jogador para ir á linha e cruzar ou tentar a penetração.
Penso que teremos que pressionar a defesa do Benfica para evitar que eles consigam sair a jogar e organizar o seu futebol e sobretudo, colocar a bola nos flancos. Quando tivermos que defender, temos que estar muito compactos e agressivos e sabermos sair em contra-golpe. Estes lances não os podemos desperdiçar. De qualquer forma as duas equipas tentarão que não existam estes....contra-golpes.
Pela nossa parte a filosofia de jogo será a mesma pois Marco Silva já nos habituou a não encolher a equipa até á nossa área e deveremos jogar em pressão sobre a defensiva do Benfica. Saber ter a bola no pé e colocá-la nas nossas pontas: Nani e Carrillo. A partir de aqui é tentar furar a defesa do Benfica. William Carvalho e Adrien estarão muito marcados e teremos que saber abrir bem a equipa para que a bola chegue até Montero para tabelar com Carrillo e Nani e sabermos sair da pressão. Se não sairmos da pressão , então é bola comprida e tentar ganhar as 2ªs bolas , no meio campo.
As tácticas serão muito parecidas pois o 4-3-3 do Sporting vai-se encaixar no 4-1-3-2 dos encarnados e vice-versa. Parece que a táctica dos lampiões será mais ofensiva mas nem por isso pois este será também um 4-4-2 que é o que acontece com a nossa equipa quando pressiona o adversário.
Quando as duas equipas defenderem estarão mais em 4-5-1 mas atenção ao Benfica a jogar entre linhas e é aqui que William Carvalho tem que estar ao seu melhor.
Mas isto tudo é muito volátil  e pode mudar , se acontecer algum golo nos 1ºs 20/30 minutos.
Amorsporting acredita plenamente na nossa vitória mas teremos que fazer um grande jogo. Temos que entrar determinados, não ter medo, sermos agressivos, queremos ter a bola e saber o que fazer com ela. Jogar simples , rápido e sermos pragmáticos  e sobretudo eficazes.
Eu apostaria em atacar pelo lado de Eliseu e de Ola John ou Gaitán ou outro qualquer. Este parece-me ser o ponto mais fraco do SLB. Aqui , deste lado, Nani e Carrillo vão ter que fazer miséria.
Amorsporting, vai lá estar e ...marca 1 no totobola.

Sem comentários :