sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O que falta jogar, até final da temporada 2014/2015.

Falta agendar a Final da Taça da Liga(deverá ser no fim-de-semana de 25/26 Abril)
Não vai ser nada fácil recuperar 9 pontos para o Benfica nem tão pouco, 5 pontos para o FC Porto.
Faltam 13 jornadas (total de 39 pontos) para o final da Liga portuguesa e se contabilizarmos os pontos totais que estão ainda por conquistar poderíamos ainda acreditar que tudo é possível em termos de chegar-mos ao titulo mas, de facto, será uma tarefa Hercúlea!
O Sporting só tem uma solução: levantar a cabeça e jogar, jogo a jogo, procurando a vitória e esperar ando que os nossos adversários directos ....falhem....e muito.
Não só o 1º lugar está em jogo como também o 2º posto que dá acesso directo á Champions. Todos sabemos desta importância em termos financeiros e desportivos.
Analisando e fabricando uma tabela de jogos que faltam disputar até final desta temporada podemos constatar muitos pormenores:
  • O Benfica tem um calendário muito mais folgado, á semelhança do SCP , na época anterior. Tem, assim, mais dias de descanso entre os jogos pois só estão , em jogo , na Liga e na Taça da Liga. Este pormenor pode fazer toda a diferença. No total de 13 jogos, 7 são em casa e 6 ...fora. Analisando melhor, podemos escolher 4 jogos de nível elevado: Sp. Braga e FC Porto(casa) e Rio Ave e Guimarães(fora).

  • O FC Porto que nos tem 5 pontos de avanço, está ainda na Liga dos Campeões e este factor também pesa em termos de cansaço. A passagem á próxima eliminatória estará á partida garantida pois acabaram de empatar na Suiça, e no Dragão é só garantir ...um empate. No entanto a continuação na prova vai desgastar a equipa e fazer com que tenham um ciclo de jogos verdadeiramente.......difíceis(Basileia, Sporting, Sp. Braga, próximo adv. Champions, Arouca , adv da Champions, Nacional, Marítimo e Estoril). Para a Liga portuguesa o jogo entre Dragões e Leões , no dia 1 de Março , pode ser crucial para as duas equipas. Em caso de vitória o Sporting pode aproximar-se do 2º lugar e o inverso pode dar quase o lugar aos Dragões. O FC Porto que tem 6 jogos, do Dragão e 7 jogos ...fora. No entanto, podemos escolher 5 jogos de nível elevado: Sporting(casa) e Sp. Braga, Nacional, Rio Ave e Benfica(fora).

  • O Sporting que precisa galgar terreno para os seus principais concorrentes não tem um calendário nada fácil: dos 13 jogos , 6 são em Alvalade e os outros 7 jogos realizam-se ....fora. Do total dos jogos podemos encontrar 4 jogos de nível elevado: Sp. Braga(casa) e FC Porto, P.Ferreira e Rio Ave, fora de portas. A incógnita , agora, está se continuamos em prova na Liga Europa ou se também ficamos mais folgados. O próximo ciclo de jogos são exigentes e todos são decisivos: Wolfsburgo(Liga Europa), FC Porto(Liga) e Nacional(1ª mão da Taça de Portugal).
Como podemos constatar , não será nada fácil reduzir a diferença pontual para Benfica e FC Porto mas nada é impossível. 
Para o Sporting os jogos contra o Wolfsburgo, FC Porto e Nacional são muito importantes e , todos, são com poucos dias de descanso , entre eles: 
- Wolfsburgo, Quinta-feira, dia 26 de Fevereiro de 2015(casa)
-FC Porto, Domingo dia 1 de Março de 2015(fora)
-Nacional, Quinta-feira dia 5 de Março de 2015(fora)

Depois deste ciclo e se o Sporting conseguir apurar-se para os 4ºs de Final da Liga Europa , continuamos com um calendário .....super cansativo:
-Penafiel, Sab. ou Dom. , 7 ou 8 de Março de 2015(casa)
-Adv. a designar, 1ª mão 4ºs Liga Europa, Quinta-feira dia 12 de Março de 2015(casa ou fora)
-Marítimo, Sab. ou Dom. , 14 ou 15 de Março de 2015(fora)
-Adv. a designar , 2ª mão 4ºs Liga Europa, Quinta-feira dia 19 de Março de 2015(casa ou fora)
-V. Guimarães, Sab. ou Dom. , dia 21 ou 22 de Março de 2015(casa)

E só depois deste jogo com os vimaranenses , é que pausaremos 1 semana inteira , sem jogar , pois já não estamos na Taça da Liga. 
Mas..........se não conseguirmos seguir na Liga Europa , teremos mais tempo para descanso mas o 1º ciclo de 3 jogos , decisivos, já ninguém nos .....tira!
No fim da época , também, temos o pior calendário:
  • Sporting: Estoril(f), Sp. Braga(c) e Rio Ave(f) com , ainda, possibilidades de termos 2 finais(Liga Europa e Taça de Portugal).
  • Benfica: Penafiel(c), V. Guimarães(f) e Marítimo(c).
  • FC Porto: Gil Vicente(c), Belenenses(f) e Penafiel(c) com a possibilidade de ter a final da Champions.
Em alta competição é assim- exigência máxima! Por isso é que o plantel tem que ter boas opções para se poder realizar uma boa rotação para que não existam quebras de forma nos atletas nem baixas na performance da equipa.
Ao Sporting ainda faltam algumas melhores opções......mas também é preciso dinheiro ou encontrar os jogadores certos.
Oxalá que consigamos ultrapassar todos estes obstáculos.
A equipa merece e penso que os adeptos, também !!
Força Sporting.

Sem comentários :