quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Na terra de Merkel ...para vencer!!


O Sporting defronta o Wolfsburgo para os 16 Avos de Final da Liga Europa dentro de poucas horas. Escusado será dizer que , em principio, não será nenhuma "pêra doce".
Como todos sabemos , esta equipa germânica encontra-se no 2º lugar , a 8 pontos do líder, Bayern de Munique, e tem só um plantel invejável. Entre os mais conhecidos estão : D. Benaglio, Naldo, Vieirinha, I. Perišić, K. De Bruyne, Luiz Gustavo, J. Guilavogui, N. Bendtner, B. Dost e Schürrle. Só este último custou 30.000.000€ nesta janela de transferências de Inverno.
Mas.....também como sabemos todos estes jogadores também têm duas pernas, cada um deles. 
Por isso não há que ter medo deles pois não serão extraterrestres. 
O Sporting vai jogar á VOLKSWAGEN ARENA para conseguir passar a eliminatória. Claro que o objectivo será sempre a vitória , onde quer que seja o jogo e qualquer que seja o adversário , mas nesta competição joga-se uma passagem á próxima eliminatória .....em dois jogos.
Marco Silva , na antevisão do encontro, fala-nos dessa ambição:
-"O nosso foco está no jogo de amanhã e depois no seguinte, em Alvalade. É um adversário de grande qualidade que nos vai obrigar a estar no máximo. Temos qualidade, queremos demonstrá-la nesses dois jogos e é com essa ambição que vamos entrar para o encontro. Teremos de fazer dois grandes jogos para passar."
A realidade desta equipa alemã é conhecida e foi estudada ao pormenor esperando-se , agora, correspondência dos jogadores: 
-"Nos últimos jogos, revelaram uma veia goleadora. São uma equipa equilibrada, forte, com jogadores de grande qualidade técnica e grande velocidade no último terço. São um conjunto que, em alguns momentos, se expõe no jogo e sofre alguns golos. Tem pontos fortes e menos fortes como qualquer equipa, mas estamos preparados. Queremos aproveitar as desconcentrações adversárias e discutir o jogo. O mais importante, e que fique bem claro, é que estamos aqui para discutir a eliminatória."
-"É um adversário que tem feito muitos golos de bola parada e tem executantes muito fortes nesses momentos. Preparámos o jogo no seu todo e estaremos preparados também para isso. Esses lances são momentos de grande disputa e concentração. Perante uma equipa com estatura elevada em relação à nossa, teremos de dar uma boa resposta nesse particular."

Portanto, com William Carvalho ou sem William , com presidente ou sem presidente ou com Rosell ou sem Rosell estaremos na Alemanha para discutir a eliminatória e consequentemente, este jogo.
Rui Patrício também revelou as nossas ambições :
-"Somos profissionais de futebol e temos de reagir aos resultados menos bons. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas no Sporting cada jogo em que entramos é para ganhar. Sabemos o valor que temos e vamos fazer o nosso melhor para conseguir a vitória."
-"Temos conhecimento do valor do nosso adversário e o nosso objectivo é ganhar. Vamos dar o nosso melhor e estar focados e concentrados durante o jogo todo para alcançar a vitória."
-"A equipa tem de estar sempre motivada e está motivada para o jogo de amanhã. É uma competição diferente, com dois jogos a eliminar. Sabemos como são estes jogos e vamos fazer tudo para conseguir passar."

Alguns adeptos poderão estar receosos do jogo e desta equipa. Mas a eles e aos nossos jogadores só é preciso pensarem que se jogámos contra o Chelsea e contra o Schalke e demos tão boa conta de nós porque será que não podemos fazer o mesmo contra o Wolsburgo??
Claro que podemos e é o que vamos fazer. 
Acredito que chegaremos a Wolfsburgo , colocaremos a bola no chão e jogaremos como já jogámos e sabemos jogar. Não sair do nosso ADN e saber ter a bola. Já provámos que sabemos ter a bola quando a temos para nós e penso que o adversário não virá para cima de nós feito um louco pois também sabe que temos jogadores rápidos e que sabemos sair a jogar. 
Em principio a equipa alemã jogará em 4-2-3-1 e o Sporting em 4-3-3 ou então adoptará o mesmo sistema de jogo dos alemães tentando sair em rápidos contra-ataques.
Amorsporting aposta no nosso sistema de jogo normal e até apostaria em cair em cima dos alemães logo a abrir o jogo. Penso que esta será a táctica do Wolfsburgo para marcar nos 1ºs minutos e assim cairíamos em cima , pressionando alto e conquistando bolas , surpreendendo o adversário que ganharia mais respeito.
Se o Sporting se encolher para tentar sair em contra-golpes dificilmente o faremos em condições. 
Outra coisa: se realmente Vieirinha jogar na direita da defensiva dos alemães é aconselhável atacar por esse lado e explorar melhor do que explorámos contra o Benfica.
A luta a meio campo será muito importante . Creio que será diferente do jogo com o Benfica que ambas se anularam e ouve muita disputa de 2ºs bolas. neste jogo é para pegar na bola e saber rolá-la. Jogar rápido pelas alas pois no meio eles têm dois médios defensivos mais o médio ofensivo. 
Nós sabemos jogar pelas alas e é o que temos que saber fazer. Quando não tivermos a bola é fechar bem , encurtar espaços e sermos algo agressivos. 
Seria tão bom vencermos ....em terras de Merkel!
Força Sporting!!

Sem comentários :