quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Lobos contra Leões....pela Europa.


Hoje, na VOLKSWAGEN ARENA o Sporting joga um dos jogos que irão ditar quem passará aos 8º de Final da Liga Europa.
O jogo é frente a um dos favoritos da prova , o Wolfsburgo, actual 2º lugar da toda poderosa Bundesliga. E é mesmo pela classificação do clube alemão que Amorsporting vai começar a dissecar esta equipa:
Esta classificação de apenas a 8 pontos do Líder, Bayern de Munique , espelha o investimento que tem sido feito nesta equipa. Recentemente ,Schurrle , foi contratado ao Chelsea por, 30.000.000€ e o nome do Estádio diz-nos quase tudo.
Mas......se esta equipa marca muitos golos(46 golos em 21 jogos-média de 2.1 por jogo) a sua defesa não os consegue ...evitar(23 golos sofridos em 21 jogos- média de 1.09 por jogo). 
É aqui que entra o Sporting: tem que marcar este golo que a defesa do Wolfsburgo tem de média em golos sofridos. Se marcar mais ..........
O nosso Clube apresente 40 golos marcados , em 21 jogos(média de 1.9 por jogo) e enquanto a golos sofridos(17 : 21 jogos = 0.8 golos sofridos por jogo).
Eu diria que as forças ...quase se anulam!
Todas as equipas têm pontos fracos e pontos fortes e até parece que esta equipa alemã é algum PAPÃO! Nada disso! A quantidade de golos sofridos é o reflexo do seu ponto fraco. A coordenação entre o quarteto defensivo e os dois médios defensivos não é a melhor pois estes dois (L. Gustavo e Guilavogui) adiantam-se muito no terreno e abrem espaços no centro do terreno. No entanto neste jogo deverá jogar Arnold no lugar de Guilavogui que está castigado.
É claro que isto é em jogos da Bundesliga mas na Liga Europa será assim? Eu penso que não pois o Wolfsburgo sabe fechar-se e não será por aqui que entraremos. Mas já lá vamos........
Esta equipa alemã utiliza muito bem as transições e De Bruyne é um exímio jogador neste aspecto. Á semelhança do jogo com o Benfica não podemos dar esse trunfo aos alemães.
Outro ponto forte são as bolas paradas. Com uma média de altura considerável, os jogadores do Wolfsburgo marcam muitos golos desta forma(um terço do total de golos). Naldo é um "expert" em surgir nos cantos para finalizar de cabeça, Rodriguez marca muito bem livres e na área estão homens como Bas Dost ou Bendtner.
O Wolfsburgo terá problemas , se pressionarmos alto , não dermos espaço para transições e se a defender estivermos bem fechados. Amorsporting pensa que poderemos entrar a pressionar alto para ganhar bolas e evitar que os alemães ganhem embalagem no jogo. Talvez consigamos marcar um golo , neste período.
O Wolfsburgo irá tentar ter a bola e comandar o jogo e nós teremos que ser muito rápidos quando tivermos a bola. Lembram-se do nosso jogo em Gelsenkirchen?? É assim que temos que jogar! Sem medo , com a bola nos pés , certinhos e bolas rápidas para Carrillo e Nani. É por aqui que teremos que entrar: pelas alas! 
Valerá a pena passarmos os jogos a cruzar para a área quando Montero nem uma bola ganha de cabeça?? Claro que não e sobretudo neste jogo. É com a bola nos pés que temos que apostar.
Daí , eu pensar que podemos explorar o lado de onde vai estar Vieirinha. O português joga adaptado a lateral direito e o extremo desse lado não é muito bom a defender(Perisic). 
Mas vejamos os jogadores do Wolfsburgo: 
-Diego Benaglio: Guarda-redes que passou pelo Nacional da Madeira é agora o titular desta equipa. O internacional suiço não é um super guarda-redes mas é um bom jogador. Terá alguma dificuldade em jogar longo o que faz aumentar a possibilidade de o pressionar mais vezes.
-Vieirinha: Extremo de raiz, em principio, jogará adaptado a lateral direito o que permitirá que o pressionemos também e a colar nele qualquer um dos nossos dois extremos.
-Naldo: Central brasileiro que se falou para o Sporting há muitos anos. Já conta com 32 anos mas é muito experiente e muito perigoso em lances de bola parada. Normalmente, nos cantos, é para ele que vai a bola mas também sabe marcar livres directos. Dentro da nossa área não podemos dar espaço e estar atentos aos bloqueios como faz o Benfica. 
-Knoche e R. Rodriguez: Os dois têm 22 anos e completam a defesa dos alemães. A meu ver , estes terrenos ocupados por estes dois , serão locais a explorar . Knoche revela alguns problemas na fase de construção e Rodriguez tem dificuldade quando alguém aparece entre linhas.
-Luiz Gustavo e Arnold : O brasileiro tem qualidade e vai ser o mais forte no meio campo mas não jogará com Guilavogui a seu lado por castigo. Quem deverá jogar será Arnold.  Este jogador já tem 1 internacionalização pela Alemanha e tem apenas 20 anos. Talvez possa ser um trunfo se o pressionarmos. 
-Schurrle e Perisic: Os dois extremos são autênticas setas embora o alemão dispense apresentações. Foi uma contratação de muita qualidade para esta equipa. Perisic tanto joga a extremo como a avançado e a sua utilização está em duvida pois vem de uma lesão.
-De Bruyne: É a estrela da equipa e um jogador que sobretudo é forte quando tem espaço para correr. Especialmente , nas transições, não poderá ter espaço nenhum. Normalmente foge para as alas onde procura desequilibrar. 
-Bas Dost: Começou como suplente de Olic(entretanto transferido) e ainda existindo Bendtner mas conseguiu assumir-se como o titular da equipa. É alto , forte e segura bem a bola. Já apontou 10 golos e não poderá ter espaço algum. É um género de Huntelar mas mais fraco fisicamente.

Conclusão: 
O Wolfsburgo não perde há dez jogos. Vem de uma goleada ao Bayern (4-1) e de um triunfo em Leverkusen (4-5). Joga em 4-2-3-1 e tem laterais ofensivos. Tem dois médios defensivos , onde um fica mais preso e o outro tem mais liberdade. Este, normalmente, é Guilavogui mas não joga o que poderá afectar as movimentações neste sector. Estes dois jogadores são muito importantes no jogo alemão pois pressionam á frente mas deixam espaço nas costas.
De Bruyne, jogando a médio ofensivo foge muito deste local para organizar jogo e procurar desequilíbrios. A aposta é assim pelas alas onde tem exímios jogadores como Schurrle, á semelhança do Sporting!
Assim , os alemães surgirão a pressionar e a não deixar o SCP pegar na bola, pois também não joga William carvalho. Nesta pressão, e também á semelhança de João Mário, De Bruyne, ajudará Bas Dost na frente de ataque. 
Atenção aos lances de bola parada dos alemães pois já contabilizam muitos golos da equipa. Naldo sobe bem nos cantos e Rodriguez marca bem os livres. 
No entanto Naldo já não tem a velocidade de outros tempos, Knoche tem dificuldades em construir jogo, Vieirinha se for adaptado na direita não tem rotinas , Arnold substituirá Guilavogui e este sector não será o mesmo e é preciso não dar espaço a Schurrle e a De Bruyne.
Os dados estão lançados .....mas o SCP tem uma palavra a dizer.

2 comentários :

Nuno Santos disse...

Bom post!
Apenas um pormenor, o luiz gustavo nao irá jogar, está castigado.
SPORTING!
Cumprimentos
Nuno Santos

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Pois...o amigo tem toda a razão. Eu vi que Guilavogui não jogava e não confirmei o Luiz Gustavo. obrigado