quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Jornada Europa(16-Avos) : Sporting perdulário despede-se da Liga Europa(0-0)


O objectivo era passar aos oitavos de final da Liga Europa mas um Leão que falha tanto golo sentenciou o destino. 
Esteve pouco público em Alvalade o que significa que os sportinguistas não acreditaram e ........confirmou-se , mesmo, o afastamento do Sporting da prova. Mas seja dito em voz alta , o Sporting poderia ter goleado  o Wolfsburgo!
Marco Silva estava impedido de jogar com Jefferson e assim jogou Jonathan Silva e no seu lugar. Foi a única alteração em relação ao ultimo jogo. 
Sporting: Rui Patrício, Cédric, J. Silva, Tobias , Paulo Oliveira, William Carvalho, Adrien, João Mário, Carrillo , Nani e Tanaka.
O jogo para o SCP não começou bem. Os alemães pegaram mais na bola e conseguiam adormecer o jogo. A nossa pressão não era eficaz e o 4-2-3-1 que por vezes era também um 4-4-2 ganhava as muitas bolas no centro do terreno. No entanto o Wolfsburgo nunca conseguiu criar muito perigo para a nossa baliza.
A partir da meia hora de jogo, João Mário desceu um pouco no terreno e o Sporting fez por merecer um ou mais golos. Tinha a posse de bola obrigando o adversário a recuar, rematava á baliza e ia á linha cruzar com perigo. Por vezes até tivemos cerimónia em rematar á baliza que teve um Benaglio intransponível. Pelo menos , em 10 minutos,  os Leões tiveram três ocasiões clamorosas: William rematou de pé esquerdo em arco mas Diego fez a defesa da noite, depois num canto Tobias cabeceou ao 1º poste e um alemão impediu o golo cortando com a coxa e no ultimo minuto , Tanaka, de frente para o guarda-redes suíço rematou , a bola passa este, bate no poste e vem ter com o guarda-redes do wolfsburgo. Incrível!! Que perdida!
Chegávamos ao intervalo com um sabor amargo na boca mas o que conta é o resultado, 0-0.
A 2ª parte foi mais do mesmo! Muita posse de bola e muitas ocasiões de golo mas......nenhuma entrou!
Os alemães tiveram uma grande ocasião para marcar no único lance de registo: De Bruyne conseguiu libertar-se e rematou ao poste da baliza de Rui Patrício.  
Depois deste lance o Sporting continuou a carregar e apesar de não ter marcado golos , voltou a jogar aquele futebol que nós sabemos que a equipa sabe jogar!!
A defesa é rápida a colocar a bola , quer em William ou nos alas. Os nossos alas não tiveram medo de jogar com os extremos e por aqui , como disse Amorsporting(Link) , criámos imensas jogadas e muitas com perigo. Carrillo era o nosso jogador mais perigoso e dos pés dele , saíram imensas jogadas , colectivas e individuais e também poderia ter marcado. 
Até nem parecia que o Sporting jogava com o 2º classificado da Bundesliga porque era rápido, criativo, corajoso, lutador e agressivo. Só faltaram, mesmo, os golos!!
O Wolfsburgo vendo que não tinha jogo para nós , recuou. O SCP , também , ganhava muitas 2ªs bolas e ainda tinha mais posse de bola. 
Porém, a partir dos 20/30 minutos o jogo partiu. O cansaço começou a aparecer nos jogadores e Marco Silva fez entrar Slimani pela vez de Adrien que não estava a jogar mal. Foi mais por opção táctica pois ficámos a jogar em 4-4-2. 
O SCP continuou dono e senhor do jogo mesmo com o jogo partido. Era o arriscar , tudo por tudo! 
William mandava no meio campo e varria , praticamente, o jogo todo; Cédric , João Mário , Carrillo e Nani estavam esgotados e Marco Silva mexeu duas vezes consecutivas. Preferiu , mais uma vez , tirar Carrillo e não Nani(estava mesmo de rastos) e tirou, também, Tanaka. Entraram Mané e Montero. 
Eu aqui tinha tirado Nani , que já nem um drible conseguia fazer , e tinha deixado Carrillo que ainda conseguia com rasgos individuais causar perigo. Mas Marco Silva prefere ficar , sempre, com Nani pois também é um jogador que pode decidir como o fez com o Gil Vicente. No entanto ele tem que ver que o Nani não é de ferro. Depois a entrada de Montero foi tardia pois o SCP já precisava de outro fulgor na frente e Tanaka estava perdulário demais.
Até final fica uma grande penalidade por marcar aos alemães a castigar derrube de Jonathan Silva a Bas Dost.
Esta 2ª parte ficou caracterizada por oportunidades mais que suficientes para o Sporting dar a volta á eliminatória. Tanaka, Nani e Carrillo tiveram vários golos nos pés mas ou rematavam mal, ou demoravam muito a rematar á baliza e estava lá um senhor chamado Diego Benaglio que fez , talvez, o jogo da vida dele. No fim saiu cumprimentado por toda a equipa do Wolfsburgo pois a exibição foi....perfeita.
O Sporting teve oportunidades de golo de todas as formas e feitios mas ......nem uma bola entrou na baliza de Diego Benaglio - o herói da noite.
Em conclusão: Os Leões foram quase sempre a melhor equipa em campo! Tirando a bola no poste e a grande penalidade , Rui patrício nem fez uma defesa apertada. O Sporting dominou , jogou bom futebol, os nossos alas apareciam na frente para atacar , os nossos extremos jogaram muito bem criando ocasiões de golo e falhando outras, o nosso meio campo esteve simples, rápido, agressivo e pratico e o que falhou foi a concretização...... mas fica na ideia , que a eliminatória é perdida.......no 1º jogo!!
Individualmente: Rui Patrício levou uma bola no poste na única oportunidade de golo. Também fica uma saída em falso que um nosso defesa resolveu; Cédric fez um grande jogo e foi um pulmão impressionante. Deu o que tinha a dar e rebentou aos 70/75 minutos de jogo. Até lá não deu grandes hipóteses de entrarem pelas suas costas e fartou-se de ir perto da área adversária para atacar; Jonathan foi mais comedido que Cédric mas não falhou. Quando atacou cruzou quase sempre bem. Não perdemos nada com a saída de Jefferson; Tobias e Paulo Oliveira voltaram a estar em grande e esta dupla começa a ser um caso sério. Cortam quase tudo, sabem sair a jogar, jogo aéreo impressionante, velocidade e quase não erram passes. é uma segurança tremenda com esta dupla. William Carvalho está de volta aos grandes momentos. Hoje voltou a ser o melhor em campo para Amorsporting. Que maravilha vê-lo jogar desta forma. Que pés , que classe de passe, que visão de jogo, que segurança. Teria sido uma exibição perfeita se aquele remate , na 1º parte , tem entrado mo ângulo, mas......Santo Diego estava lá! Adrien não estava a jogar mal e ganhou muitas bolas na luta. João Mário esteve mais apagado mas o cansaço notou-se. Nani voltou a fazer um bom jogo. Hoje soltou mais a bola e ganhou com isso. Dos seus pés poderiam ter saído dois ou três golos mas estava escrito que não entraria nenhum golo. Deu tudo o que tinha a dar e saiu esgotadíssimo.  Carrillo também foi dos melhores em campo para Amorsporting. Hoje esteve fantástico. Driblou , foi veloz, criou oportunidades de golo,  falhou outras e com Cédric foi tremendo. No entanto foi perdulário em dois ou três lances onde poderia ter rematado mais rápido. Por fim , o japonês: O Samurai , soube fugir ás marcações dos defesas alemães e falhou , quase, uma mão cheia de golos. moveu-se bem e com a bola nos pés é perigoso. sabe tabelar com os colegas mas mais uma vez , eu digo, que precisa de ser mais egoísta ....dentro da área e rematar á baliza.
Por fim, queria dizer que tenho orgulho e sempre tive , nesta equipa pois quando querem sabem jogar futebol! Que jogo tremendo fizemos. Alguém dizia que era o 2º classificado da Bundesliga que jogava em Alvalade??
Infelizmente o futebol é feito de golos e .........hoje não houve!!
Pode ser que estejam guardados para ....Domingo!

Sem comentários :