quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Taça Liga: Sporting vence clássico com Boavista(1-0).


O Sporting recebeu o Boavista com um onze completamente renovado para a 2ª jornada do Grupo C da Taça da Liga e venceu por, 1-0, com mais um golo de Tanaka. Na tabela classificativa do nosso Grupo, o Sporting comanda isolado com 6 pontos.
Mais uma vez, Marco Silva, fez alinhar uma equipa diferente e praticamente só com jovens mas que deram muito boa conta de si: Boeck, Miguel Lopes, Tobias Figueiredo, Naby Sarr, Geraldes, Oriol Rosell, Ryan Gauld, Slavchev, Podence, Esgaio e Tanaka.
Foi uma vitória mais que justa da melhor equipa, com mais ocasiões de golo , com mais posse de bola e de uma equipa mais organizada e pressionante.
Destaque para o 1º jogo de Ryan Gauld em Alvalade ....e correspondeu muito bem.
O Sporting iniciou muito bem o jogo, com muita posse de bola, muito agressiva e logo com ocasiões de golo. Rosell era o comandante do meio campo e organizava o nosso futebol com bons passes para ambas as alas.
Tanaka ia-se mostrando muito mexido na frente e tentava o golo com Ryan Gauld a jogar muito perto dele.
Sobretudo , o SCP, recuperava rapidamente a bola e o Boavista praticamente só....defendia.
Ryan Gauld falhava na cara do guarda-redes do Boavista o 1º golo e Tanaka também o imitou passados uns minutos.
O domínio dos Leões era mais que evidente com Rosell a comandar , com alguns pormenores de Slavchev e rasgos de génio de Ryan Gauld. A nossa defesa mostrava segurança e sobretudo Miguel Lopes mostrava a propensão ofensiva.
O intervalo chegava com a igualdade a zero golos.
A 2ª parte começou da mesma forma como tinha começado a 1ª. O Sporting vinha para dominar mas Rosell viu dois amarelos , em 5 minutos, e pensou-se que seria a vez dos axadrezados a aparecer no jogo.
Mas não foi o que se passou , pois marco Silva, tirou Slavchev e colocou Wallysson para segurar mais a bola e penso que a substituição foi muito bem conseguida. Não que Slavchev tivesse a jogar mal mas era preciso mais pressão e mais controlo de bola.
Entretanto , Tanaka, falhava uma boa oportunidade de golo e passados mais uns minutos entrou Sacko por Podence.
Marco Silva, dava mais velocidade ao corredor e refrescava a zona de pressão.
A nossa pressão faziasse sentir mas já não era tão evidente porque tínhamos que dar algum espaço mas o Boavista pouco mostrou e não teve ocasiões de golo.
Até que aos, 72 minutos de jogo, Ryan Gauld, conseguiu recuperar uma bola, Tanaka devolveu isolando-o e o escocês chega , por milímetros , 1º á bola do que o guarda-redes do Boavista. Penalidade clássica mas sem dúvidas.
Tanaka, de pé quente, colocou a bola na marca de grande penalidade e......bola para um lado e guard-redes para o outro. Era o golo do Sporting e mais que justo.
O Boavista reagiu? Sim , mas se isto é uma reacção de uma equipa da 1ª Liga ..........
No fim , ainda entrou Ramy Rabia por Ryan Gauld mas não teve tempo para nada.
Individualmente: Boeck foi quase um espectador; Miguel Lopes fez um belíssimo jogo mostrando que sabe atacar mas também recuperar a tempo para a sua defesa; Geraldes não é canhoto e sentiu essa dificuldade de atacar mas a defender esteve bem; Tobias e Sarr estiveram quase imperiais e fizeram muito bom jogo; Rosell que estava a ser o melhor , foi expulso em 5 minutos. Incrível!! Slavchev mostrou que precisa de jogar e já esteve muitos furos acima do que já o vimos jogar. Saiu por opção . Podence mostrou-se mexido mas é certo que ainda não vai á linha cruzar e Esgaio que foi certinho. Tanaka marcou mais um golo e foi claramente dos melhores em campo , não só pelo golo que marcou mas também pelo que lutou e pelo que fez jogar. Bravo.
Mas,......para o fim , deixo a minha escolha para o melhor em campo: Ryan Gauld. 
O menino escocês sabe jogar e quanto mais joga , quanto mais se fortalece fisicamente e se ambienta a Portugal e ao Sporting cresce a olhos vistos. A sua confiança nota-se em campo. Os seus passes são quase sempre acertados e quanto mais perto da área mais perigosos são. Hoje, soube ter a bola nos pés, sofreu a falta para a penalidade , falhou um golo na cara do gr do adversário e ainda ofereceu uma excelente oportunidade a Tanaka.
Ryan: Great Game!
P.S.-Uma palavra para o responsável do Boavista , que no fim do jogo afirmou que o Boavista pressionou e encostou o Sporting bem atrás na sua defesa.
Meu Deus , que jogo é que viram??????

Sem comentários :