segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sporting em 3º mas......objectivo é o titulo !!


A 1ª volta da Liga portuguesa terminou este fim-de-semana com a nossa equipa a obter uma fantástica 8ª vitória consecutiva , em todas as competições, e a classificar-se em 3º lugar.
Este 3º lugar confirma a nossa boa forma mas é injusto em termos de classificação geral pois na Liga da verdade estaríamos bem mais ....lá em cima.
O que é facto é que temos 36 pontos mas menos 10 que o rival SLB e menos 4 que o FC Porto(2º classificado). 
Será que dá para lutar pelo titulo?? Amorsporting pensa que sim mas há quem não desarme nem por nada.
Os factos contam que o Sporting não está a realizar um mau campeonato mas sim, que é o SLB que não realizava uma 1ª volta melhor ......há 30 anos. 
Mas , como afirma Marco Silva, "As contas fazem-se no fim".
No entanto, chegando á 17ª jornada e ao fim da 1ª volta da nossa Liga podemos constatar que somos , só, a 5ª defesa menos batida com 14 golos e não pode ser. Á nossa frente temos defesas como:
  1. Benfica-7 golos sofridos
  2. FC Porto-9 golos sofridos
  3. Sp. Braga-12 golos sofridos
  4. V.Guimarães-13 golos sofridos
Neste aspecto não há volta a dar e temos que melhorar muito. Para isso contribuiu uma defesa com defesas centrais jovens e Maurício que não se assumiu como o patrão do sector. O perfil do central não é esse e a nossa defesa melhorou muito com a entrada de Paulo Oliveira na vez de Sarr.
Na defesa , o Sporting acabou por fazer o que não queria fazer : colocar um recém chegado ao Clube a titular. Acontece que Marcos Rojo saiu e desequilibrou a nossa defesa pois ele é que era o verdadeiro patrão da defesa.
Pelas laterais não existe nada que se possa criticar pois temos 4 excelentes laterais.
Fica a faltar o tal patrão para o eixo do sector defensivo e ATENÇÃO, não será com o aparecimento de Tobias que sofreremos menos golos.
Depois..... somos o 3º melhor ataque da Liga com 34 golos marcados.
  1. FC Porto-42 golos marcados
  2. Benfica-41 golos marcados
Não vou afirmar que precisamos de outro ponta-de-lança mas constatar que muitos golos foram falhados. As oportunidades criámos-as mas Slimani e companhia falhou muito golo.
De qualquer forma alcançámos 34 golos com os melhores marcadores a serem : 
  1. Slimani-7 golos
  2. Montero-6 golos
  3. Carrillo-4 golos
  4. Nani, Adrien, J.Mário, Mané-3 golos
  5. Tanaka-2 golos
Mas a 2ª volta não começa da melhor forma pois Slimani está a disputar a CAN2015 e só volta em Fevereiro. Pode ser que não signifique muito pois neste ultimo jogo com o Rio Ave marcámos 4 golos e poderíamos ter marcado muito mais.
No global vemos que temos , em 17 jogos , empates a mais. 
Temos:
  • 10 vitórias 
  • 6 empates 
  • 1 derrota
Esta única derrota foi no "famoso" jogo em Guimarães e esta época não perdemos com os nossos rivais. Em Alvalade empatámos com o FC Porto a um golo(auto-golo de Sarr) e também empatámos na Luz.
Portanto, o que teríamos que fazer era transformar estes empates em vitórias porque 6 destes empates , 4 aconteceram em Alvalade. É pena!!
Acontece que na 2ª volta teremos o contrário da 1ª volta, ou seja, 9 jogos fora e 8 em casa. 
Destes jogos , são destaque os embates com o Benfica, já no fim--de-semana de 7 e 8 de Fevereiro e a deslocação ao Dragão ou a 28 Fevereiro ou a 1 de Março de 2015.
Também não podemos esquecer que estamos ainda a jogar em todas as competições a que nos propusemos: Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e a Liga Europa.
Portanto , ainda faltam muitos jogos para terminar a época de 2014/2015 e os nosso objectivos são os mesmos (sabíamos que não venceríamos a Champions)a que nos candidatamos no principio da temporada.
Tentaram pressionar o nosso Clube para o levar para baixo da classificação mas o que conseguiram foi a nossa união e uma resposta espectacular da nossa equipa que afastou a frase "crise".
Temos um grande treinador que pode ter chegado agora ao nosso clube mas que tem , também ele, melhorado ao passar dos tempos. O 4-3-3 foi a táctica predilecta mas também chegámos a jogar em 4-4-2 e iremos utilizá-lo outras vezes. Não sabemos se teremos reforços , recém chegados, mas pelo menos um defesa central deveria chegar. De qualquer forma estamos cá para apoiar a nossa equipa.
Venha então, a 2ª volta e esperemos que o nosso Sporting faça uma 2ª metade do Campeonato melhor que a primeira pois o nosso principal objectivo é o titulo de Campeão Nacional.
Força Sporting!

Sem comentários :