segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Sporting em Angola: Academia em construção e Ary Papel treina na equipa B.


Bruno de Carvalho esteve em angola e colocou a 1ª pedra na Academia Sporting de Viana , neste país. A Academia Sporting Viana terá uma extensão de dez hectares e a primeira fase estará finalizada daqui a um ano.
Este município, Viana, fica situado a 20 KM de Luanda e vai receber uma infraestrutura que é uma réplica da do Sporting em Alcochete e além disso vai ter o apoio de técnicos formados na nossa Academia.
Francisco Viana , presidente da Associação Empresarial de Viana esteve em Portugal em Setembro deste ano e assinou o protocolo que agora dá inicio com a colocação da 1ª pedra da construção desta infraestrutura. Este protocolo resulta de um acordo assinado entre o Sporting Clube de Portugal, a Parkgest e o Fundo Viana.
O nosso presidente foi acompanhado por Bruno Mascarenhas, vogal do Conselho Directivo para a Expansão e Núcleos, durante a estadia em Angola e na cerimónia , Bruno destacou que também existe um projecto na Guiné-Equatorial e que poderá ser muito vantajoso.
"Sabemos que estamos a lançar agora duas Academias, uma aqui em Viana, outra na Guiné Equatorial. Estamos muito contentes com o lançamento destas duas Academias, agora na Guiné Equatorial com outra relevância porque vai receber a CAN, e em Angola por ser um país muito ligado a Portugal e ao Sporting. 
Tem uma dimensão tremenda. Queremos formar cidadãos e atletas de alto rendimento. Vamos trabalhar com os jovens talentos angolanos e estaremos 100% disponíveis para ajudar na evolução do futebol angolano. Os nossos treinadores estarão cá e já começou também a formação na nossa Academia de técnicos."
Depois falou da iniciativa: 
"Esta é uma iniciativa privada que acolhemos da melhor forma. É importante termos um projecto social. A parte empresarial é relevante porque as empresas serão padrinhos na sua formação. Isso era fundamental para todas as partes, um dos pontos de honra. Dessa diversidade surgirão os grandes talentos. Agora, estaremos amanhã com o 1.º de Agosto e veremos o que é possível. Temos trabalhado em conjunto para encontrar uma forma de parceria. Vamos tentar fazer uma ligação ainda mais forte. A concretizar-se, este triângulo tem tudo para ser vitorioso."
Numa cerimónia onde estiveram presentes o Ministro da Juventude e dos Desportos de Angola, Gonçalves Muandumba, e o presidente da Federação Angolana de Futebol, Pedro Neto, Bruno de Carvalho destacou que o Sporting tem um dever para além de futebol:
"O Sporting, pela sua dimensão e historial, não tem só direitos, tem deveres. Por isso, tem o dever perante 200 milhões de pessoas que conhecem o Sporting. Devemos ajudar a construir o cidadão e depois potenciar os jovens valores. Estamos satisfeitos e em breve teremos talentos angolanos que tantos sucessos já deram ao Sporting. Durante os últimos anos, o Clube foi-se esquecendo de honrar a sua belíssima história e as pessoas que a foram construindo. Por isso, voltámos a ter uma presença directa junto das nossas delegações e filiais, que merecem que estejamos mais perto para serem ouvidos."
Por aqui se nota a nossa grandeza e o trabalho realizado pelo nosso presidente. 
Estes "pomares" que semeamos em Africa só darão frutos daqui a uns tempos mas com tanta população o futebol neste Continente pode ser Enorme.
O Sporting já tinha uma grande presença pelo menos em Moçambique e em Angola mas agora podemos aproveitar os talentos que irão aparecer e amadurecer nas nossas Academias.
Inserido nesta viagem , o nosso presidente , traz um jogador que está suspenso por 10 meses, por agressão  a um árbitro. 
A notícia foi dada pelo presidente do Clube 1º de Agosto que recebeu a visita do nosso máximo representante.
Ary Papel, avançado, 20 anos, foi o 2º melhor marcador do Girabola , logo atrás de Meyong. É considerado um jogador muito promissor e agora vem treinar com o plantel B, do Sporting e esperar que o seu castigo diminua.
O jogador já é internacional sénior angolano e é um avançado/extremo rápido, com muito técnica, e com capacidade de finalização acima da média.
O nosso Clube já coopera com o 1º de Agosto na área de formação e assim terá facilitado o acordo para o jogador viajar até Portugal.
Ary Papel goza de uma popularidade em Angola mas só esperemos que não seja como.......Shikabala.

Sem comentários :