sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Slimani e Tanaka em risco !!


É um facto que poderá tornar-se muito incómodo para o Sporting: Slimani vai estar ausente o mês todo de Janeiro , participando na Africa Cup of Nations(CAN2015) que se disputará na Guiné Equatorial e o japonês Tanaka, também poderá ausentar-se , se , for convocado para a sua selecção que disputa a Asian Cup(AFC2015), na Austrália.
O plantel do Sporting tem 3 avançados/ponta-de-lanças: Slimani, Montero e Tanaka mas se saírem 2 , ficamos reduzidos a F. Montero, o que é manifestamente muito pouco. 
Normalmente tem sido o argelino o titular, quando jogamos em 4-3-3 mas nos dois últimos jogos, para a Liga, que jogamos em 4-4-2, jogaram Slimani e Montero juntos no ataque.
Estas duas ausências seriam muito "chatas" para o Sporting pois o seu poder de fogo desapareceria quase todo. 
Não há hipótese. A opção é ir ao mercado !
Vejamos: 
As estrelas do Sporting e também.....do FC Porto: Slimani e Brahimi iniciarão o estágio da sua selecção no dia 2/3 de Janeiro de 2015 mas a FIFA só obriga os jogadores a estarem com as suas selecções no dia 3 de Janeiro , mas para o caso pouco importa.
A selecção argelina efectuará um jogo de treino , no dia 11 de Janeiro com o Senegal e depois começara a competir , a sério, nos dias:
  • 19 de Janeiro com a África do Sul
  • 23 de Janeiro com o Gana 
  • 27 de Janeiro com o Senegal. 
Como podem ver , só se a Argélia for eliminada é que Slimani estará mais cedo em Alvalade, ou seja, no fim de Janeiro de 2015.
O argelino falhará pelo menos 8 jogos pelo Sporting:


  1. Sporting-Estoril, 4 de Janeiro (Liga) 
  2. Taça de Portugal-Sporting, 7 de Janeiro(Taça de Portugal) 
  3. Sp. Braga-Sporting, 11 de Janeiro (Liga) 
  4. Sporting-Boavista, 14 de Janeiro (Taça da Liga) 
  5. Sporting-Rio Ave, 18 de Janeiro (Liga) 
  6. Belenenses-Sporting, 21 de Janeiro (Taça da Liga) 
  7. Sporting-Académica, 25 de Janeiro (Liga) 
  8. Sporting-V. Setúbal, 28 de Janeiro (Taça da Liga) 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     9. Arouca-Sporting, 1 de Fevereiro (Liga)
   10. Sporting-Benfica, 8 de Fevereiro (Liga)

A partir do Sporting-V. Setúbal ficamos todos na dúvida se Slimani regressa ou não , ficando o Derby, Sporting-Benfica, também em dúvida se terá a sua presença.
Vejamos as hipóteses:
  • Se, a selecção da Argélia se apurar para os 4ºs-de-final , joga a 1 de Fevereiro e aqui Slimani não joga frente ao Arouca a 1 de Fevereiro . E se se qualificar para as meias-finais, é certo que não estará no Derby. Isto porque:
  • As meias-finais da prova realizam-se no dia 4 de Fevereiro . Aqui depois deste jogo nada mais importará porque se não chegar á final jogará para o 3º e 4º lugar no dia 7/2 e se chegar á final jogará no próprio dia do Derby.
  • O jogo entre 3º e 4º lugar é a 7 de Fevereiro
  • A final disputa-se no dia 8 de Fevereiro.
Esta situação também se coloca ao Sportinguista Héldon mas sabemos que este não é tão fulcral na nossa equipa.
Quanto a Tanaka o problema não é tão grave pois a Asian Cup começa a 12 de Janeiro e termina no fim deste mesmo mês. A sua possível ausência tiraria-nos até a nossa alternativa para a frente de ataque.
Assim nos próximos dias saberemos quais os jogadores que o Sporting terá que contratar no mercado de Inverno pelo menos para colmatar a ausência do argelino.

Sem comentários :