quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Repensar modelo das equipas B ??


O Jornal Record contava , ontem , na sua capa que o Sporting teria ameaçado a FPF e a Liga, extinguir a sua equipa B. Obviamente que não temos a certeza da veracidade desta noticia mas o jornal fala de uma carta enviada pelo SCP á respectiva FPF e á Liga de Clubes.
Em questão estarão três pontos que os Leões não concordam! 
Para já , esta suposta pretensão será possível pois os regulamentos(Regulamento de Competições 2014-15) , só, obrigavam a 3 anos de existência , o que termina no fim de 2014/2015.
  1. O actual sistema é da utilização de jogadores até sub-23 com a possibilidade de utilização de 3 jogadores mais velhos. O que o nosso Clube pretenderá alterar é que se passe para equipas de sub-21 com a possibilidade da utilização de 5 jogadores mais velhos.
  2. Outras das supostas pretensões serão que as condições dos actuais Estádios nos centros de Estágio ou Academias possam ser consideradas suficientes para acolher as equipas B.
  3. Que a existência das equipas B , não proíba o acordo com clubes satélite e que não estejam circunscritos á mesma associação.
Ora bem: Isto é um assunto muito delicado e tem a ver com a pretensão de um Clube e é preciso saber quantos Clubes estarão interessados nestas propostas.
O que parece a Amorsporting é que o Sporting tem uma despesa enorme com a equipa B e que esta equipa não chega para que os jogadores ganhem a experiência necessária para mais tarde integrarem o plantel principal. 
Então o que pretenderá o Sporting?? 
  1. Desejará que 5 jogadores do plantel principal possam jogar pela equipa B(hoje só podem jogar 3). Para isso , baixa a idade dos jogadores da equipa para sub-21 porque se a 3ª proposta for aceite os jogadores de sub-23 poderão rodar em outros clubes o que permite escoar mais jogadores e possivelmente não lhes pagar o ordenado e sim os Clubes que os recebem. O salário a pagar aos jogadores sub-21 será obviamente mais baixo o que fará baixar o orçamento do Clube na equipa B. 
  2. Quanto á suposta 2ª proposta será porque a Academia de Alcochete precisa de obras para poder continuar a receber jogos da II Liga. O período de excepção está a terminar e o SCP vê-se com um problema em mãos - onde jogará a equipa B ? A nível nacional penso que este não será um problema pois dada a assistência dos jogos........
  3. A 3ª proposta vem no seguimento da 1ª. A possibilidade de o Sporting poder ter acordos com algum Clube satélite para poder escoar mais jogadores para poderem, por exemplo, ganhar mais experiência e ritmo de jogo. Assim os Clubes poderão ficar com mais jogadores durante mais tempo para controlarem melhor a sua evolução.
A entrada de 5 jogadores mais velhos da equipa principal na equipa B, resolverá muitos problemas para o plantel A pois muitos jogadores poderão readquirir o ritmo perdido por uma lesão ou por simplesmente não jogarem. 

A possibilidade de se poder continuar a jogar na Academia também seria bom , não só para o SCP, como para outros Clubes com menos orçamento que o nosso mas também considero que estes jogadores terão mais motivação se jogarem em Estádios ou Mini-Estádios.
Este será um tema bastante debatido mas Amorsporting , por fim , deixa o objectivo de uma equipa B: São plataformas de transição do futebol júnior para o futebol profissional. A ideia é ajudar os Clubes a ter mais jogadores da sua formação nos seus planteis e reforçar a presença dos jogadores nacionais no nosso futebol e nas nossas selecções.
Por muito que sejam as razões , não concordo com o fim das equipas B´s.
Veja-se o exemplo da Espanha e mais precisamente do Barcelona e tenha-se a coragem de aplicar esse bom exemplo.
S.L.

Sem comentários :